Galeria de Fotos

Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!

Agenda

Prefeitura elabora Plano de Mobilidade Urbana para o Município


plano de mobilidade urbanaA mobilidade urbana é hoje uma das prioridades da pauta de planejamento das cidades. A mobilidade e a qualidade de vida estão conectadas. Preocupada com a questão, a Prefeitura vai elaborar um minucioso estudo do sistema de circulação em Torres e apresentar as soluções. Para tanto, o Município fez a captação de verba federal junto ao Ministério das Cidades de R$ 245.850,00.

 

Conforme Eliana C. Machado, secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, está em análise na GIGOV, órgão da CEF, o Termo de Referência que contém o rol de serviços a serem feitos. A próxima fase é a licitação para contratação dos profissionais que farão a elaboração do trabalho.

 

 

O arquiteto e urbanista da Secretaria, Marcelo Koch, explica que o Plano de Mobilidade Urbana vai analisar de forma integrada a movimentação de veículos, pessoas e mercadorias, avaliando todas as origens e destinos, os trajetos e tempos de deslocamento e os tipos de transporte utilizados, tais como bicicletas, ônibus, táxi, carros e outros.

 

 

Neste estudo são identificados os problemas de circulação na cidade que servem de referência para determinação de ações e investimentos públicos que garantam o direito fundamental de ir e vir de cada cidadão com dignidade e segurança, destaca. Segundo dados da ONU, o desenvolvimento econômico das cidades é fortemente impulsionado por uma mobilidade urbana eficiente.

 

 

Serão analisadas as conexões entre as diversas regiões do município a fim de integrar as Praias do Sul, São Brás, Campo Bonito, Vila São João, Faxinal, Centenário, Centro e outros pontos, inclusive com as cidades vizinhas. Entre as conexões importantes encontram-se a Estrada do Faxinal que liga Campo Bonito à Estrada do Mar, por exemplo. Outra grande preocupação é descongestionar o centro da cidade, favorecendo a circulação de pedestres, que é importante para o turismo.

 

 

A arquiteta e urbanista Eliane Zortea, da mesma Secretaria, informa que a Lei Federal 12.587/12, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana. O planejamento urbano, já estabelecido como diretriz pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), é instrumento fundamental necessário para o crescimento sustentável das cidades brasileiras. A Política Nacional de Mobilidade Urbana passou a exigir que os municípios com população acima de 20 mil habitantes, além de outros, elaborem e apresentem o Plano de Mobilidade Urbana, com a intenção de planejar o crescimento das cidades de forma ordenada.

 

 

 

Notícias da Secretaria de Meio Ambiente

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next

Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo …

24-11-2017

Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo limpa Lagoa Jardim

Na manhã dessa última quinta-feira, 23 de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo concluiu a limpeza da Lagoa Jardim, no bairro Itapeva. Esta limpeza foi uma demanda dos...

Acertada ação conjunta do PEVA e Prefeit…

22-11-2017

Acertada ação conjunta do PEVA e Prefeitura para fiscalizar Estrada do Normélio e arredores

Na tarde da última terça-feira, 21 de novembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo se reuniu com o gestor do PEVA- Parque Estadual de Itapeva, Paulo Grübler, para...

Torres faz parte da direção da Anamma

06-11-2017

Torres faz parte da direção da Anamma

Torres conquistou a vaga para a Diretoria de Unidades de Conservação dentro da Anamma - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente No dia 24 de outubro, a Associação...

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba notícias de Torres

 

Rua José Picoral, 79 - Centro

Torres - RS CEP 95560-000 Fone: (51) 3626-9150


Desenvolvido por EagleTD