Galeria de Fotos

Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!
Clique e acesse a galeria de fotos de Torres!

Agenda

Entenda o fenômeno que provocou barrancos na beira-mar


geologaA paisagem da beira-mar na Praia dos Molhes mudou. Foram gerados barrancos de até três metros em alguns pontos. A geóloga Maria Elisabeth da Rocha, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo explica o fenômeno.

 

 

Conforme ela, erosão costeira é um processo relacionado a fenômenos naturais (fatores oceanográficos/hidrológicos, meteorológicos/climáticos e geológicos) e/ou antrópicos que ocorre ao longo da linha de costa. Ela é provocada pela ação das águas do mar, que atuam química e mecanicamente sobre os materiais do litoral.

 

 

As ressacas podem estar sendo causadas pelo aumento do nível dos oceanos, em decorrência do aquecimento global. Porém, são necessários estudos mais apurados para tal afirmação, uma vez que vários fatores podem estar colaborando para o aumento da intensidade e frequência daquele fenômeno, muitos deles relacionados a eventos geológicos (ocorrendo no interior da Terra), eventos externos ao planeta (efeitos gravitacionais, por exemplo), dentre outros.

 

 

Maria Elisabeth continua explicando que a erosão das dunas na Praia Grande de Torres ocorreu devido à ação das fortes ondas que atingiram a costa e das marés relativamente altas que recobriram a faixa de praia, deixando à mostra estruturas internas das dunas.

 

 

Nos locais desprovidos de dunas, ocorreu invasão do mar em vias urbanas e até mesmo em residências/edificações; fato observado em vários municípios da costa brasileira. Trata-se de fenômeno natural e, como tal, evidencia a importância da manutenção/preservação do campo de dunas frontais como forma de proteção às cidades litorâneas, finaliza a geóloga.

   

 

 

Notícias da Secretaria de Meio Ambiente

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next

Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo …

24-11-2017

Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo limpa Lagoa Jardim

Na manhã dessa última quinta-feira, 23 de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo concluiu a limpeza da Lagoa Jardim, no bairro Itapeva. Esta limpeza foi uma demanda dos...

Acertada ação conjunta do PEVA e Prefeit…

22-11-2017

Acertada ação conjunta do PEVA e Prefeitura para fiscalizar Estrada do Normélio e arredores

Na tarde da última terça-feira, 21 de novembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo se reuniu com o gestor do PEVA- Parque Estadual de Itapeva, Paulo Grübler, para...

Torres faz parte da direção da Anamma

06-11-2017

Torres faz parte da direção da Anamma

Torres conquistou a vaga para a Diretoria de Unidades de Conservação dentro da Anamma - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente No dia 24 de outubro, a Associação...

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba notícias de Torres

 

Rua José Picoral, 79 - Centro

Torres - RS CEP 95560-000 Fone: (51) 3626-9150


Desenvolvido por EagleTD