Secretaria da Saúde é TORRES como exemplo a ser seguido no processo de planificação da Saúde

Secretária da Saúde Suzana Machado esteve em Brasília, acompanhou a Diretoria de Ações em Saúde e a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado no evento Seminário Nacional de Planificação da Saúde.

A planificação é compreendida com a organização dos serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio da Estratégia Saúde da Família prioriza ações de promoção, proteção e recuperação de saúde, de forma integral e continuada. Necessário integrar as ações de assistência às ações administrativas para gerar melhores resultados. Os recursos humanos, técnicos, financeiros, de informação e materiais e os processos para atender as necessidades em saúde dos cidadãos. A planificação da APS tem como finalidade qualificar e capacitar o trabalho dos profissionais de saúde com o intuito do fortalecimento da atenção primária coordenando com cuidado dos usuários no território. A APS busca mudança de modelo assistencial para o alcance dos objetivos e melhorias dos indicadores de sua população. Com isto é necessário exercer mudanças efetivas e qualidade de atendimento ao usuário.

A secretária da Saúde Suzana destaca a participação de nossa cidade no evento e a surpresa do convite. “O trabalho foi feito com muito empenho pela equipe e o reconhecimento é merecimento de todos, quem sai ganhando neste processo é a comunidade, que ganha melhorias na infraestrutura, agilidade no processo de gestão dos agendamentos de seus exames e consultas e assim atendemos as pessoas. Atuamos integrados aos pilares de atuação da administração pública”.

O processo de planificação em Torres iniciou com o ESF São Jorge por possuir um histórico positivo segundo avaliações da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, dentro dos moldes que o Ministério da Saúde exige e preconiza para o sucesso do programa.