O Programa Desenvolve+Torres é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho, Indústria e Comércio que engloba um conjunto de ações capazes de alavancar o desenvolvimento econômico local, através da geração de renda e de novos empregos.

Através do programa, a Prefeitura de Torres está trabalhando para:

Facilitar a abertura e regularização de empresas

Atrair novos negócios para a cidade

Gerar novos empregos

Qualificar a mão de obra local para valorizar os empregos

Consolidar a cultura empreendedora na cidade

Apoiar os arranjos produtivos locais

Incentivar a produção tecnológica e industrial

Com a colaboração de entidades de ensino local e demais entidades de classe do município, oferece capacitações nos eixos de Turismo, Comércio e Geração de Renda, preparando os cidadãos para colherem melhores resultados e qualificando a mão de obra local.

APRENDIZ LEGAL
A Administração Municipal auxilia as empresas para contratarem jovens por meio da Lei do Aprendiz Legal 10.097/2000. A iniciativa é realizada em parceria com o CIEE RS e com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO
Cursos ofertados pelo município em parceria com entidades credenciadas no programa Qualifica Torres. 

Contribui para a consolidação cultura empreendedora em Torres e incentiva a inovação nos negócios, por meio de três principais estratégias:

JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS
Executado em parceria com o Sebrae RS, a iniciativa beneficia crianças e adolescentes, do 1º ao 9º do Ensino Fundamental da Rede Municipal. Em sala de aula, os alunos aprendem sobre empreendedorismo por meio de aulas teóricas e práticas com professores qualificados para trabalhar com o tema.

 

SALA DO EMPREENDEDOR 

A Sala do Empreendedor é um espaço físico na prefeitura que tem como objetivo servir como canal de interação com os cidadãos empresários, tornando de forma simples e menos burocrática o processo de registro e licenciamento de empresas. Conforme Lei Municipal 4721/2014 e decretos municipais 99/2016 e 162/2017.

CIDADES EMPREENDEDORAS

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

APOIO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Credenciamento para Atendimento e Consultoria empresarial em parcerias com entidades credenciadas através do programa Movimenta Torres

Valorizar os produtos feitos em Torres, potencializando as vendas e permitindo maior renda para os produtores e empresários locais.

SELO FEITO EM TORRES

Tudo o que for produzido em Torres poderá agregar o selo “Feito em Torres”.

REDE SIMPLES

Aqui, é muito fácil abrir sua empresa em poucos dias. Em parceria com o Sebrae e com a Junta Comercial do Rio Grande do Sul, está em implantação a Rede Simples no Município. Através de protocolo único na Sala do Empreendedor, a requisição circula eletronicamente pelos órgãos públicos, o que facilita o processo de obtenção do CNPJ e de alvará para o empresário.

LEI DE INCENTIVOS 

A Lei Municipal 4.832/15 possibilita que o município conceda incentivos fiscais e econômicos para novos empreendimentos e para empresas já instaladas na cidade, que queiram ampliar seus negócios.
Qualificação de áreas específicas para empresas no Município, apropriadas para instalação de novos negócios e geração de novos empregos.

NOVA INCUBADORA EMPRESARIAL 

Remodelação da Incubadora Empresarial já existente no Município. A Nova Incubadora terá como foco o desenvolvimento tecnológico, em parceria com Universidades e Fundações. Programa criado pela Lei 5199/2021.

CASA DA TERRA E DO ARTESANATO

Criação de um espaço apropriado para instalação dos membros dos arranjos produtivos locais do artesanato, com o objetivo de agregar valor aos produtos de Torres, alavancando os negócios.

LIBERDADE ECONÔMICA 

Decreto Municipal Nº 322, de 21 de dezembro de 2020 que simplifica a regularização das atividades econômicas de baixo risco em conformidade com a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, instituída pela Lei Federal nº 13.874, de 20 setembro de 2019 e dá outras providências sobre o Cadastro Fiscal do Município de Torres.

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo