Artistas Locais

Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais a comunidade se expressa. A certificação dos artistas locais é também o reconhecimento do patrimônio imaterial local. O registro tem o viés não só de evidenciar e proteger a memória, mas também é de suma importância para o processo criativo e da documentação da linguagem artística local.

Através do decreto nº245/2018 estamos mapeando os artistas e as atividades culturais existentes na cidade e assim estamos montando um banco de dados, visando a proximidade e um rápido acesso aos artistas locais em conformidade ao Art.216-A da Constituição Federal.

REALIZE SEU CADASTRO NO FINAL DA PÁGINA

 
 

SARAU DA TIA MILA

Eu me chamo Milena Lopes Borba, o projeto da Tia Mila e suas histórias teve início em maio de dois mil e oito dentro de uma simples garagem, onde juntei duas mesas grandes de garagem e chamei as criançadas para o início ao incentivo à Leitura a onde deu início ao meu trabalho de contação de História a doze anos atrás , e desde lá o Tia Mila e suas histórias não parou mais. Mas o projeto do Tia Mila e suas histórias nunca teve se quer ajuda da prefeitura de São João do Sul SC. Mas em dois mil e dez também como trabalho voluntario levei para APAE de São João do Sul contação de história voluntariamente.
E depois disso passei a ser professora do conto pela prefeitura municipal que teve início de dois mil e quatorze a dois mil e dezoito.
Em dois mil e dezenove a Tia Mila teve a continuação do projeto online, com vários temas com o incentivo à leitura.
A Tia Mila, teve participações nas rádios, televisão e nos jornais expresso. E participou da lei aldir blanc, com incentivo à leitura, falando sobre o respeito as diferenças
A Tia Mila , está a escrever o seu primeiro livro infanto-juvenil.

Contação de História

Naira Maria Ferreira

artesanato, costura criativa com tecnicas de patchwork e quilting
Breve histórico – Atuando desde 1976 no ramo do artesanato, passando por diversas matérias primas, couro, metal, resina, fios e ficando a dez anos trabalhando com tecido. Participei de alguns movimentos no setor como a fundação do Brique da Redenção e da Feira de Artesanato do Sábado em Porto Alegre, Expointer, administração e oficineira da Feira latino Americana, organizadora e participante da Feira do Artesão de Torres entre outras.
Na minha formação sou professora e jornalista mas o artesanato sempre permeou minha vida sendo atualmente minha principal atuação.

Artesanato

Sonia Valentim

Madeira, fibra natural, concreto, arame, tecido se misturam e se intercalam nas peças que enfeitam e remetem às energias e às formas da natureza.

Artesanato

Artur Volpato

Artista plástico, pinturas a óleo em tela, diversas exposições pelo estado. Quadros sob encomenda de diversos motivos reprodução de fotografias de locais em qualquer tamanho.

Artes Plásticas

Amigurumi da Ilda

Faço artesanato á muitos anos, tricô, crochê, sendo que me especializei em amigurumi.

Artesanato, Artesanato em Crochê

Jaque Bambina

Trabalhos em tricô e crochê, ponto à ponto feito com amor e carinho pra você.

Artesanato

Elis Cardoso

A mais de 20 anos atuando e levando o nome da cidade e região a vários lugares no estado e fora dele… Participou de diversos eventos importantes atinente a música, festivais e programas de TV.

Canto, Ensino musical, Events, Produção musical, Shows

Cristiano Silveira Meurer

Assim conhecido envolvido a mais de 20 anos com a música admirador e pesquisador da black music trás em suas apresentações uma mescla do melhor da música (rock,mpb,reggae,surf music etc)trazendo isso sua participação a grandes eventos em torres sua cidade natal e região. Ja tocou como residente em algumas casas noturnas:castelo music arena,al capone torres,impacto black (festa tradicional a mais de 15 anos) atualmente é residente do projeto Descubra Torres .Além de levar os clássicos em suas apresentações seu intuito e sempre monstra a novidade a seus ouvintes;trazendo aquele clima nostálgico com a vibração da novidade.

Música

Sérgio Melo

Cantor conjunto de bailes e barzinhos. Intérprete

Canto, Events, Música, Shows

Inaudi Ferrari

O cantor, compositor e Ativista Cultural Inaudi Goulart Ferrari é natural de Uruguaiana. Nasceu em 22/10/1963, casado, Funcionário Público Federal aposentado e reside em Torres há vinte e seis anos, lugar que considera como sua terra de Coração
– Possui sete trabalhos gravados. Começou a compor e a cantar no início dos anos oitenta fazendo do amor e da vida urbana seus temas favoritos. Participou de vários festivais e fez shows em várias cidades. Foi professor de violão no SESC Uruguaiana no ano de 1993 e 1994.
– Atuou como coordenador de eventos da Rádio Cultural FM, de 2007 até 2013, onde também apresentou o Programa “O Clube da Poesia”.
– Foi Coordenador de Eventos da Rádio Maristela de 2013 até 2016 e coordenador de eventos da Guarita Web Radio em 2019. Atualmente é Coordenador de Eventos da Radio Cultural FM
– Participou da antologia “Vozes do Mar” da Casa do Poeta do Passo de Torres/SC. Lançou o livro “Quatro Vidas e Um Sonho” em parceria amigos. – Fez parte do grupo “Mesa, Bar e Cia” atuando como cantor, compositor e instrumentista.
– Fez parte do Projeto Poético Musical Autoral “Vozes Arteira” Juntamente com Nilton Teixeira e Otávio Duarte. Atuando como Compositor e vocalista.
TRABALHOS AUTORAIS GRAVADOS:
– Muito Prazer – 1993 – Produção FCS estúdio em Uruguaiana – RS com Apoio do SESC RS.
– Entre Sonhos e Sons – 1996. GENS Produções Porto Alegre. Gravado em Uruguaiana nos estúdios FCS.
– Nova Face- 2000 – Produzido no Estúdio A em Torres/RS
– Para ser Eterno – Produzido em 2003 no estúdio FCS Uruguaiana RS.
– Perfil- Remixado em 2008 nos estúdios da Rádio Cultural FM em Torres.
– Cifras – 2012 – Trabalho que teve os arranjos de Alencar Policarpo e foi lançado em Brasília.
– Vozes Arteiras – Trabalho gravado em 2015 mesclando poesia e música em parceria com o Poeta José Nilton Teixeira.
– Tempo Três- Gravado em 2017.
É o autor do Hino do Festival Internacional de Balonismo de Torres – “Reggae do Balão”.
Idealizador juntamente com Roseli Nery Ferrari de Projetos Culturais e Educacionais tais como: Poesia na Escola, Fest Torres da Canção EstudantiL e Fest Cine Estudantil.
CINEMA
– Atuou no Filme TUDO É ROCK NA ALDEIA, de Cláudio Romário, o que despertou o interesse na área cinematográfica. Realizando a partir daí alguns roteiros para produção de filmes e documentários.

Canto, Compositor, Instrumentista

Marcia Sawitzki

Nas minhas produções cerâmicas busco inter-relacionar elementos de várias culturas, construindo através dessas misturas o meu próprio imaginário artístico. Uso a argila como material expressivo e em algumas produções agrego outros elementos como o ferro e o vidro.
Participei de varias exposições coletivas , individuais e Salões de Artes no Brasil e exterior.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – ACERGS

Artes Plásticas, Escultura Cerâmica

Carlos Alberto Manzoni Haide

Atuando desde 1974 no ramo do artesanato, passando por diversas matérias primas, couro, metal, osso, chifre estando a trinta anos trabalhando com prata e pedras naturais. Participei de alguns movimentos no setor como a fundação e até hoje participante do Brique da Redenção e da Feira de Artesanato do Sábado em Porto Alegre, Expointer, da Feira latino Americana, da Feira do Artesão de Torres entre outras.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Torresart

Artes Plásticas, Artesanato

Heloisa Zorzi

Artista plástica pintura acrílica

Artes Plásticas

luciana Schaly Inácio

Graduação na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Pós Graduação em Universidade Bagozzi. Atuando desde 1998 em escolas estaduais e desde 2012 em escolas do município na disciplina de arte.
Ilustração das capas dos livros: Almas Gêmeas Além da Vida e Seguindo o Caminho da Verdade da escritora Silvane Masiero.
Escritas poéticas: luartess-lucianaschaly.blogspot.com

We Love Pandas Djs

Projeto Duo de Djs que conquistou o Sul do país. Se apresentando totalmente fantasiados de Pandas e com um show open format vindo do Eletro ao Funk, o duo se destacou com sua performance e presença de palco. Muitas surpresas, brindes e efeitos durante o show fazem a galera enlouquecer. Os pandinhas carregam em sua bagagem um histórico recheado de eventos com os maiores artistas brasileiros. Destacando o Reveillon de Torres/RS e o Planeta Atlântida de 2019.

Música, Shows

Felipe Longhi

Compositor, intérprete e produtor musical de filmes como Porto dos Mortos (2010), que é considerado o primeiro longa-metragem de zumbis a ser produzido no Rio Grande do Sul,
e o curta-metragem Another Empty Space (2015), ambos dirigidos por Davi de Oliveira Pinheiro. Em 2023, realizou a trilha para o curta-metragem Reconcile, dirigido por Gabriela Matarazzo em Los
Angeles. No ano de 2020, compôs e produziu a trilha musical da série dramática de ficção científica A Bênção, dirigida por Davi de Oliveira Pinheiro e Emiliano Cunha, e exibida pela Globoplay e pelo
Canal Brasil. Além do trabalho com música, Felipe é roteirista e trabalhou em funções como a
co-criação da série Pé na Porta, veiculada em 2007 pela RBS TV, a elaboração de roteiros para o
curta-metragem Árvore (2018) e para a série Paralelo 30, exibida em 2019 no canal Prime Box
Brazil. Atualmente, finaliza a trilha musical do curta-metragem Tudo que Resta, com direção de Davi
de Oliveira Pinheiro, e se prepara para estrear na direção com um curta que será filmado nas praias de Torres.

Intérprete, Produção Cultural, Produção musical

Carina Dos Santos da Silva

Forjada no meio gospel cantando e compondo músicas no seguimento religioso. Também trabalhou em diversos estilos acompanhando bandas de destaque estadual e nacional. Atualmente canta em eventos, como casamentos, formaturas, jantares e reuniões particulares, além de participar de espetáculos artísticos, musicais.

Canto, Música

Banda Dirty Mind

A banda Dirty Mind se formou em Torres em meados de 2009 e segue em atividade até hoje na cidade e na região, onde mistura um show de rock autoral com covers de clássicos absolutos do rock, de bandas como Kiss, Bon Jovi, Guns n’ Roses, AC/DC, Scorpions e Aerosmith. Durante todos esses anos a banda sempre se apresentou em diversos bares e festivais, já tendo tocado em aberturas importantes de shows no palco principal do Balonismo, bem como outros eventos de diversas magnitudes.

Os integrantes da banda são os seguintes:
– Alceu K (guitarra e vocal);
– Willian Machado (guitarra e vocais de apoio);
– Bruno ‘Breno’ Selau (baixo e vocais de apoio);
– Leonardo Pinho (bateria).

Em 2023 a Dirty Mind completou 10 anos de lançamento de seu primeiro disco de músicas autorais, Livin’ on the Road (https://www.youtube.com/watch?v=ztD830SEu_M&t=6s), criando seu novo show, ‘Dirty Mind 10 Anos’, com canções clássicas do rock e canções autorais da banda.

Música

Espelho do Céu – Janaina Shalon Sanchez

Peças de decoração com energia e propósito , esse projeto nasceu para poder expressar minha criatividade e expandir meus sentimentos em um processo de cura e transformação do meu ser .
Tudo feito a mão com muita conexão , amor e carinho , trazendo a esperança através dos arco íris e suas cores e desvendando a arte milenar do macramê entre os nós e toda a energia canalizada pelas minhas mãos em cada peça assim eu me permito fluir e ir desvendando os mistérios do invisível , pois sentir antes de pensar tem sido o melhor aprendizado de todos .

Artesanato, Macramê

Alessandro Soumar

Formado em Arte Visual curso este chamado no final dos anos 80 de \”Técnicas e letras\”. Destacado com técnica de ineditismo na criação de artes através da utilização da casca do coco verde como matéria prima base. Primeiro lugar em concurso público da feira património do rio grande do sul; \” Brique da redenção.\” concurso este que concorreu com mais de 500 artistas. Levou sua arte para diversos países da América Latina, Central, Norte e Europa. Acredita que a arte visual é Sentimental e não material. Professor formado de capoeira onde trabalhou em diversos projetos para retirar jovens das ruas e trazer para dentro da escola através da capoeira. Atuando dentro e fora do país. Percussionista ; onde atuou em áreas ligadas a Cultura afro-brasileira na década de 90. Tocou em diversas bandas de Cumbia atuando como Percurcionista na Argentina. Escultor; Realizadando diversos trabalhos nas províncias de Corrientes Argentina, Buenos Aires ,Córdoba. Muralista nos anos 90, período que atuou no Pelotão de Operações especiais do 1°BA do 22 GAC. Integrante do pavilhão comando da sala de meios. Criador do projeto Arte Visual no caminho( onde distribuiu placas artísticas pelo RS, SC, PR e principalmente em Torres.

Artes Visuais

Realize seu cadastro utilizando o formulário abaixo:

Tipo de cadastro*
Nome completo*
Nome artístico*
Razão Social*
Nome fantasia*
Data de Nascimento*
CPF*
RG*
Email*
Telefone*
Endereço de redes sociais
CNPJ ou Registro Federal / Estadual
Possui NF?*
Endereço Completo*
Bairro*
Área de atuação*
Breve histórico / apresentação*
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação?*
Nome da banda, grupo, coletivo ou associação*
Foto do grupo / banda / peça / etc*
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 5 arquivos, com até 3Mb cada (formato .jpg ou .png)
Logomarca, se disponível
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 1 arquivo, com até 3Mb (formato .jpg ou .png)
en_USEnglish
Skip to content