Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais a comunidade se expressa. A certificação dos artistas locais é também o reconhecimento do patrimônio imaterial local. O registro tem o viés não só de evidenciar e proteger a memória, mas também é de suma importância para o processo criativo e da documentação da linguagem artística local.
Através do decreto nº245/2018 estamos mapeando os artistas e as atividades culturais existentes na cidade e assim estamos montando um banco de dados, visando a proximidade e um rápido acesso aos artistas locais em conformidade ao Art.216-A da Constituição Federal.
REALIZE SEU CADASTRO NO FINAL DA PÁGINA
Nas minhas produções cerâmicas busco inter-relacionar elementos de várias culturas, construindo através dessas misturas o meu próprio imaginário artístico. Uso a argila como material expressivo e em algumas produções agrego outros elementos como o ferro e o vidro.
Participei de varias exposições coletivas , individuais e Salões de Artes no Brasil e exterior.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – ACERGS
Exposição na rua em 1992 em torres
Temporada de 1993 exposição na praça xv
1994 a 1996 exposição na feira de camelos e artesãos na rua Itapeva
1997 exposição na beira mar feira informal
Idealizadora da feira e representante dos artesãos de torres de 1997 a 2013
2014 a 2016 feira da economia solidária
2017 a 2018 atelier da naza 2019 a 2020 casa da terra
2020 atelier da naza.
Banda Rei ao Cubo – esse projeto iniciou em 2016 com os membros Alceu Pinho (baixo e vocal), Jonas Flausino (guitarra e vocal) e Leonardo Pinho (bateria). A ideia principal da banda sempre foi ‘tocar o melhor da música de todos os tempos’ e assim tocamos em diversos bares e eventos na cidade e fora dela. No repertório a gente toca músicas do pop rock nacional e internacional, MPB, rock gaúcho e até dá uma pincelada no reggae, rhythm and blues, soul, hip hop e pop atual, bem como as músicas autorais. Em 2018 lançamos duas músicas: ‘Zen’ e ‘Não Sou Mais a Mesma’ (https://www.youtube.com/watch?v=yiFz38CCjXk). O último show feito pela banda com a parceria da prefeitura foi no natal 2021, na Praça XV de Novembro, e teve grande repercussão entre os seguidores da banda. Para conhecer melhor o material da banda, segue o Instagram oficial: https://www.instagram.com/reiaocubo/
Banda Dirty Mind – banda mais antiga em que faço parte, começando em meados de 2009 para tocar músicas de bandas do coração como Scorpions, Kiss, Guns n’ Roses e Bon Jovi, já tendo tocado em diversos bares e festivais em Torres e também fora, dentre eles aberturas importantes de shows no palco principal do Balonismo. Os integrantes são Alceu Pinho (guitarra e vocal), Willian Machado (guitarra e vocais de apoio), Bruno ‘Breno’ Selau (baixo e vocais de apoio) e Leonardo Pinho (bateria). No repertório estão músicas clássicas dentro do rock e também músicas autorais que seguem essa linha, com composição em inglês. Em 2023 a Dirty Mind completa 10 anos de lançamento de seu primeiro disco de músicas autorais, Livin’ on the Road (https://www.youtube.com/watch?v=ztD830SEu_M&t=6s), sendo assim uma ótima oportunidade para shows de comemoração deste marco. O Instagram da banda é https://www.instagram.com/dirtymindband/
Banda Velho Jack – banda formada por Liviê Oliveira (guitarra e vocal), Alceu Pinho (guitarra e vocais de apoio), Gutinho Batista (baixo e vocais de apoio) e Oscar Filho (bateria), tocando os clássicos do rock. O projeto iniciou- se em 2019 e a banda já conseguiu tocar em alguns bares em Torres e cidades vizinhas, bem como no evento de night glow que rolou na praça da prainha no Balonismo do ano passado. Agora a banda está entrando em estúdio para gravar algum tipo de material cover e também começar o processo de composições autorais. O Instagram da banda é o https://www.instagram.com/bandavelhojack/
O grupo Aquarela Viva iniciou suas atividades em maio de 2021. Com o objetivo proporcionar um espaço de convivência e expressão através da arte e comunicação, o grupo vem construindo um portfólio artístico audiovisual com atuações individuais e coletivas. Dentre as linguagens artísticas utilizadas pelo grupo podemos citar: pintura sobre madeira, pintura sobre tela e aquarela. O Aquarela Viva se reúne semanalmente no CAPS Renascer, bem como se desloca para outras pontos da cidade para a realização dos seus trabalhos. O grupo acredita que a arte tem um papel importante no cuidado em Saúde mental.
LINHA DO TEMPO
1996 – Exposição do Livro, “Palavras Imagéticas”, na 42ª Feira do Livro da Praça da Alfândega – POA/RS – com tarde de autógrafos.
1996 – Primeira Exposição de Pintura e Gravuras e lançamento do Livro de Poesias, “Palavras Imagéticas”, no Solar dos Câmaras em Porto Alegre.
1996 – Exposição de Pinturas, Gravuras e Lançamento do seu Livro de Poesias, “Palavras Imagéticas”, no Centro Municipal de Cultura em Gramado.
1997 – Realizou Exposição em Pelotas/RS e Lançamento do seu Livro de Poesias: “Palavras Imagéticas”, na Casa de Cultura Simões Lopes Neto, onde foi homenageada pela Academia de Letras de Pelotas.
1997 – Exposição na cidade de Rio Grande no Hospital Universitário com doação de gravuras para o setor de maternidade.
1997 – Exposição na 1ª Feira do Livro Judaico, com amostra de Pintura a óleo de temática Judaica, no Centro Israelita de Porto Alegre.
1998 – Exposição de Pintura, Gravura e Poesia em comemoração aos 50 anos do Estado de Israel, na sede da Sociedade Israelita em Porto Alegre.
1998 – Exposição de Temática Religiosa em Comemoração ao Ano Novo Judaico, na Sinagoga SIBRA em Porto Alegre.
1998 – Exposição de Pintura, Escultura, Gravura e Poesia na Assembleia Legislativa do RS. Um grande acervo em esculturas pinturas desenhos com técnica mista.
1998- Exposição de Pinturas no Clube da Hebraica de Porto Alegre- RS.
1998- Exposição de Pinturas na Câmara Municipal de Porto Alegre-RS.
1999 – Exposição no Espaço Cultural Henrique Bertazo, da Livraria do Globo, em Porto Alegre, (comemoração a Páscoa Judaica).
1999 – Exposição de Pintura, Escultura, Gravura e Poesia na Galeria de Arte Hebraica em São Paulo/SP. Fazendo parte do catálogo da galeria, entre vários artistas renomados de todo o país
2000- Viaja para Israel.
2000- Começa a estudar e se aperfeiçoar técnica violino
2001 – Exposição de Pinturas na Paróquia Santo Antônio em Porto Alegre/RS, “O Céu na Terra”.
2001 – Exposição no atelier da Comunidade Hebraica em Porto Alegre/RS
2002-Exposição Globo News – online em todos os Países
2002 – Exposição no Espaço Cultural do Instituto Cyro Martins em Porto Alegre/RS.
2OO3- Inauguração do Instituto de Artes Plásticas Ines Rosenthal -Hebraica -RS com a apresentação do Coral Kalanyot
2004- Ingressa no curso técnico de música, na prática de instrumento violino, em São Leopoldo na EST, Rio Grande do Sul.
2005 – Exposição de Pinturas – Titulo- “Luz do Feminino” o eterno poder .Uma grande retrospectiva de Pinturas, gravuras e esculturas, no Memorial do Rio Grande do Sul, cidade Porto alegre.
2008- Formatura com Recital de violino na EST , apresentando no repertório Cantata nº147 de Bach, Sonata de Mozart, Concerto A menor de Vivaldi de Vivaldi , Concerto de Seitz, acompanhada por Ana Althoff ao piano e na segunda parte do programa, músicas MPB acompanhada por minhas filhas Mel e Ju , ao violão e cavaco
2008 – Exposição Itinerante lojas da San Marino Fiat em Porto Alegre ,Pelotas e Gravataí e realizando uma interferência artística em arte digital, nos carros test drive do novo stilo lançamento da Fiat.
2008 – Exposição “No Caminho do Mouse”-Arte Digital de Inês Rosenthal em outubro na Sala Antonio Caringi na Prefeitura de Pelotas. Exposição com vernissage com recital de violino, acompanhada de suas filhas, Mel ao violão e Ju ao cavaco.
2009 – Exposição “No Caminho do Mouse” – Arte Digital de Inês Rosenthal em março na Sala Augusto Meyer na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre (https://www.youtube.com/watch?v=G7A_0W2TuDY&list=FLLcp-79zZyrMLjxSWd3NSbg&index=7) encerrando a exposição com recital, Inês ao violino, Ju ao cavaco, Mel ao violão e Fabrício ao piano.
2010-2011- Começa a participar do Masterclass e festivais de música
2012- Amostra coletiva do acerco da SECULT em Pelotas, com arte digital
2012- Exposição coletiva Galerias Contemporâneas no Museu do LOUVRE em Paris.
2012- Ingresso na UFPEL, Curso superior em música. Bacharelado em violino.
2013-2014-2015-2016- Orienta aulas de Teoria e percepção musical e aulas de violino no seu ESPAÇO ARTE MUSICAL Porto Alegre
2016-2017- 2018- Orienta aulas de Teoria e percepção musical e aulas de desenho. Retorna aos RETRATOS por encomendas
2018 – Orienta aulas de violino, teoria e percepção musical, e continua retratando em linguagem figurativa-expressionista.
2018- Realiza um grande e lindo trabalho na criação da arte do CD “Todo Amor” de sua filha Ju Rosenthal onde ilustra o álbum desde a capa e as letras das músicas em arte digital desenho com o mouse.
2018 – Participa do CD Todo Amor de Ju Rosenthal com seu violino na música na Ponta dos Pés letra de sua autoria. (poesias que estão no site http://poesiasilustradasinesrosenthal.blogspot.com/ e que foi musicalizada por Ju Rosenthal.
2022- Exposição no Dia Internacional da Mulher no Museu Histórico de Torres , Exposição com Recital
2O22 – INAUGURAÇÃO DA CASA CULTURAL INES ROSENTHAL com Recital e Exposição do Acervo de suas Obras de Arte . Um marco na Cultura da Cidade de Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul.
início da prática Artista Na praça XV de torres praias guarita e calçadão da praia grande 1993 formação em 1998 Salvador Bahia 2000 Buenos Aires 2001 Punta Deleste UR 2006 Alemanha Itália Espanha 2007 Chile Peru Ecuador 2008 sardenha eventos espetáculos e intercâmbio com todos esses lugares Até o último Encontro Realizado Em Torres e Passo de torres Janeiro 2020 IEncontro Intercontinental de Capoeira
Compositor, cantor e roteirista. Autor do Projeto Amores Reais que consiste em 6 curtas/clipes em animaçao 3D cuja temática gira em torno de questões contemporâneos relativas ao comportamento masculino e feminino, sempre de forma bem humorada e com mensagens positivas no final.
Como compositor possui mais de 50 composições, algumas delas já gravadas e disponíveis no Spotfy e em todas as outras Plataformas de Streaming.
Literatura, desenhos manuais, figurinista, desing de acessórios, entre outros
Breve histórico – Fui desenvolvendo formas de me expressar artisticamente ao longo de vários anos e apesar de não viver de arte os meus projetos artísticos estão entre as ações de mais ocupação para mim, tem sempre um personagem chegando para contar uma nova história, atualmente me dedico á dois trabalhos literários, uma coletânea de contos e um romance que se desenrola num cenário místico, também tenho um projeto de uma HQ ainda em fase inicial pois ainda não desenhei todas as personagens, tenho alguns projetos educativos que se utilizam de alguma forma de arte e costumo fabricar bijouterias , roupas e acessórios, ainda que por enquanto só para uso particular, penso em comercializar algo neste sentido após esse período em pandemia.
A Banda Indústria Nacional é uma banda baile de Torres/RS com 40 anos de tradição, de estilo eclético que abrange todo os gêneros musicais, tocando clássicos dos anos 70,80 até os sucessos dos dias atuais.
As apresentações são estruturadas de forma a garantir a diversão do público, cujo o foco é tornar uma noite especial com um espetáculo para pessoas de todas as idades.
Um pouco da historia da Banda Industria Nacional
Tudo começou no inicio dos anos 80 através dos irmãos João Luiz Pacheco, Kiko Pacheco, Beto Pacheco e Eliane Pacheco que com incentivo do seu pai Nelson Pacheco, que também foi músico nos anos 50 e 60, resolveram fundar a Banda Industria Nacional.
No início dos anos 90 a banda já obtinha um grande destaque na região e pode contar então com a integração de mais 4 irmãos, sendo eles: Adriana Pacheco, Cesar Pacheco, Marcos Pacheco e Paulo Pacheco.
Já com algumas mudanças em sua formação a partir dos anos 2000 a banda já contava com seu 1º álbum chamado “Náufrago” ganhando assim mais espaço no mercado entrando também em regiões do estado de Santa Catarina.
Em 2004 lançou seu 2º álbum chamado “Dance” onde algumas músicas se destacaram sendo a de maior ênfase a música “Um a Um” e foi nesse período que a banda alcançou novos horizontes, percorrendo toda região sul do pais.
A partir do ano de 2007 com o lançamento de outras músicas de sucesso como “Ta faltando só vc” e “Pra vc bye bye” foi lançado o seu 3º álbum chamado “Na balada” já consolidando sua importância no cenário artístico. No ano de 2013 a banda lançou seu 4º álbum chamado “Essencial” contando com músicas inéditas e regravações de sucesso.
Hoje a banda está em sua 4ª geração, completando 40 anos de muita música e história.
Roberson Rosa (Fora)- nasceu em Santa Maria (RS) em 1985. Artivista, psicólogo e pesquisador-doutor em Literatura. Realizou estágio de doutorado – sanduíche na Universidad de Málaga, Espanha. Produz intervenções urbanas com sticker art, lambe-lambe, projeções e peças em gelo. Também, desenvolve projetos audiovisuais como roteirista e diretor de arte. Fora expõe textos interventivos pelas ruas de várias cidades do Brasil e do mundo. Atualmente, mora em Torres (RS).
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Coletivo Carimbando
Desde 2010 atuando com visitas a pontos turísticos da cidade de Torres – RS, onde nas paradas em frente a estes atrativos culturais, históricos, naturais e arquitetônicos, surgem personagens caracterizados contando lendas, histórias e curiosidades de décadas passadas. Esta atividade tem por objetivo resgatar, promover e informar sobre a história, cultura e belezas naturais de Torres destinadas a comunidade local, escolas e turistas.
artesanato, costura criativa com tecnicas de patchwork e quilting
Breve histórico – Atuando desde 1976 no ramo do artesanato, passando por diversas matérias primas, couro, metal, resina, fios e ficando a dez anos trabalhando com tecido. Participei de alguns movimentos no setor como a fundação do Brique da Redenção e da Feira de Artesanato do Sábado em Porto Alegre, Expointer, administração e oficineira da Feira latino Americana, organizadora e participante da Feira do Artesão de Torres entre outras.
Na minha formação sou professora e jornalista mas o artesanato sempre permeou minha vida sendo atualmente minha principal atuação.
Trabalho com materias recicláveis e xilo gravura. Reaproveitando diversas formas de produtos
Realize seu cadastro utilizando o formulário abaixo:
Mondays, Wednesdays and Fridays :
From 8 am to 11:30 am
From 1 pm to 5:30 pm
Tuesdays amd Thursdays :
From 1 pm to 5:30 pm
79 Jose Antonio Picoral st
Centro
CEP: 95560-000
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |