Evento da Educação em Torres reúne 700 professores

Cerca de 700 professores do ensino fundamental participaram na última terça-feira, 29 de outubro, de mais uma etapa da Formação Docente e Fórum Acadêmico Municipal. Esta foi a 3ª edição, das 40h que a Secretaria Municipal de Educação oferece, em parceria com a Aprende Brasil, empresa do grupo Positivo. O encontro ocorreu na Ulbra, reunindo, além de professores da rede municipal, profissionais gaúchos e catarinenses de municípios próximos. Em destaque as palestras de Clóvis de Barros e Robson Lima. O prefeito Carlos Souza foi representado no evento pelo secretário da Administração e Atendimento ao Cidadão, Cláudio Paranhos.

A formação continuada de docentes tem como propósito que o profissional da educação, cujo cotidiano é na escola, esteja em constante processo de formação, qualificando-o de forma a permitir-lhe melhoras na sua prática docente e seu conhecimento profissional. As palestras levaram em consideração a trajetória pessoal do professor, estimulando-o a ser um profissional reflexivo capaz de construir sua identidade profissional docente.

“Educação em Foco” foi o título do evento. A palestra do conceituado professor Clóvis de Barros tratou de “A vida que vale a pena ser vivida” e do também consagrado professor Robson Lima foi “Decifra-me ou devoro-te”. Entre conceitos e momentos de descontração, o evento constitui-se em mais uma capacitação para os professores.

Conforme a secretária de Educação Sílvia Teixeira Perreira, o encontro contribuiu em muito para a formação dos profissionais. Os professores não perdiam o foco da proposta, até mesmo quando o cerimonialista estava com o microfone, afinal, o encontro foi conduzido pelo cover do Elvis Presley. No plenário, secretários municipais de Educação, diretores, supervisores, coordenadores e professores. Prestigiaram o evento, o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Dirceu Pinho Machado; de Mampituba, Dirceu Gonçalves Selau; o prefeito de Itati, Flori Werb; e o prefeito de Maracajá (SC), Arlindo Rocha.