Ouvidoria

Envie sua mensagem para a Ouvidoria utilizando o formulário abaixo:

Ouvidoria é a unidade de órgãos públicos, empresas e outras instituições que processa MANIFESTAÇÕES DOS CIDADÃOS ou clientes, isto é denúncias, reclamações, sugestões, solicitações diversas, solicitação de providências, comunicação, solicitação de simplificação e elogios sobre os seus serviços, processos e pessoas.

REGISTRO DA MANIFESTAÇÃO

O registro de manifestação é o ato de apresentar denúncia, reclamação, sugestão, informação ou elogio sobre serviços, atividades e agentes públicos da Prefeitura de Torres(RS). Permite ao cidadão receber um parecer do Município e contribuir com o aprimoramento da Administração Pública Municipal.

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO?

Qualquer pessoa física.

QUANTO CUSTA?

Todas as etapas deste serviço são gratuitas.

QUANTO TEMPO LEVA?

O prazo para fornecimento do parecer é de 30 dias, podendo ser prorrogados por mais 30 dias.

ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DESTE SERVIÇO

1- Registrando a manifestação:

Requisitos:

  • Nome
  • E-mail e telefone por meio do qual deseja receber parecer sobre a manifestação.
  • Localização (rua, número, bairro, ponto de referência), horário, nome da pessoa, entre outros, da situação a ser manifestada.

CANAIS DE PRESTAÇÃO

  • Eletrônico: Formulário de ouvidoria e acesso à informação , disponível todos os dias e 24 horas.
  • Telefônico: 51 3626 9150 ramal: 203, de segunda a sexta, das 13hs às 18hs.
  • Presencial: Ouvidoria Municipal no Centro Administrativo Valdir Munari, andar térreo, final do balcão de atendimento, rua José Picoral, nº79, centro, Torres/RS, Cep.: 95560000
  • Correspondência: enviar carta para o endereço acima.

PROCESSAMENTO

  1. Registrada a manifestação.
  2. O processo contendo a manifestação será analisado, classificado e despachado pela Ouvidoria ao órgão competente pelos aspectos descritos na manifestação.
  3. O órgão emitirá parecer a respeito da manifestação e o encaminhará à Ouvidoria.
  4. Recebido o parecer, a Ouvidoria o encaminha ao manifestante pelo e-mail informado no ato do registro da manifestação.

CONSULTANDO A TRAMITAÇÃO

Prioridade para atendimento: no acesso presencial, pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos (Lei nº10.048/2000); nas demais formas de acesso, não se aplica.

Tempo de espera: no acesso telefônico/presencial, não é possível precisar; nas demais formas de acesso, não se aplica.

PERGUNTAS FREQUENTES

Como faço uma denúncia, reclamação, sugestão ou elogio?
Leia a etapa 1. Registrando a manifestação.

Posso fazer uma manifestação anônima?
Não. É necessário informar dados pessoais. Estes dados, porém, são de caráter sigiloso no âmbito da Administração Pública Municipal.

Posso registrar manifestação por e-mail, Facebook, twitter ou Whatsapp?
Não. Os canais disponíveis constam na etapa 1. Registrando a manifestação.

O que é importante escrever na manifestação?
Informações precisas que auxiliem averiguar uma situação, como, por exemplo, localização precisa(número, rua, bairro, ponto de referência), data/hora de ocorrência da situação, nomes/cargos de pessoas envolvidas, circunstância que motivam a manifestação.

Por que ligo o RAMAL e ninguém atende?
Pode haver períodos com aumento de demanda nas ligações telefônicas. Para maior comodidade, recomenda-se o registro pelo formulário eletrônico. O processamento é o mesmo.

O prazo de 30 dias para receber resposta expirou. O que devo fazer?
Registre reclamação informando o seu nome, email e a data de abertura da manifestação.

Liguei o RAMAL e não souberam me dar a informação, me pedindo para fazer o registro. Isto está correto?
Sim. A Prefeitura não possui setor que detenha todas as informações, de todos os seus serviços ou unidades, em tempo real. Por isto, é necessário fazer o registro.

Qual a utilidade de registrar uma manifestação?
Ao cidadão, possuir registro formalizado junto ao Município, podendo-se valer do mesmo para a busca de direitos. Ao Município, conhecer aspectos mais manifestados por cidadãos, podendo-se usar destas informações para aprimoramento de seus processos.

  • Acesso Rápido
  • TV Prefeitura

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