Artistas Locais

Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais a comunidade se expressa. A certificação dos artistas locais é também o reconhecimento do patrimônio imaterial local. O registro tem o viés não só de evidenciar e proteger a memória, mas também é de suma importância para o processo criativo e da documentação da linguagem artística local.

Através do decreto nº245/2018 estamos mapeando os artistas e as atividades culturais existentes na cidade e assim estamos montando um banco de dados, visando a proximidade e um rápido acesso aos artistas locais em conformidade ao Art.216-A da Constituição Federal.

REALIZE SEU CADASTRO NO FINAL DA PÁGINA

 
 

Cássia Virgínia Martins de Almeida

Confecção de roupas (masculina e feminina), sacolas retornáveis (literalmente sustentáveis), toalhas, necessaire, bolsas reversíveis, entre outros produtos, todos com reaproveitamento de materiais que seriam descartados no lixo, tais como: tecido de sombrinha e/ou guarda-chuva, jeans, banner de tecido das marcas LEWIS, ELLUS, VOLCOM, DEMOCRATA, ARAMIS, etc.

Confecção de roupas

Ines Rosenthal

LINHA DO TEMPO
1996 – Exposição do Livro, “Palavras Imagéticas”, na 42ª Feira do Livro da Praça da Alfândega – POA/RS – com tarde de autógrafos.

1996 – Primeira Exposição de Pintura e Gravuras e lançamento do Livro de Poesias, “Palavras Imagéticas”, no Solar dos Câmaras em Porto Alegre.

1996 – Exposição de Pinturas, Gravuras e Lançamento do seu Livro de Poesias, “Palavras Imagéticas”, no Centro Municipal de Cultura em Gramado.

1997 – Realizou Exposição em Pelotas/RS e Lançamento do seu Livro de Poesias: “Palavras Imagéticas”, na Casa de Cultura Simões Lopes Neto, onde foi homenageada pela Academia de Letras de Pelotas.

1997 – Exposição na cidade de Rio Grande no Hospital Universitário com doação de gravuras para o setor de maternidade.

1997 – Exposição na 1ª Feira do Livro Judaico, com amostra de Pintura a óleo de temática Judaica, no Centro Israelita de Porto Alegre.

1998 – Exposição de Pintura, Gravura e Poesia em comemoração aos 50 anos do Estado de Israel, na sede da Sociedade Israelita em Porto Alegre.

1998 – Exposição de Temática Religiosa em Comemoração ao Ano Novo Judaico, na Sinagoga SIBRA em Porto Alegre.

1998 – Exposição de Pintura, Escultura, Gravura e Poesia na Assembleia Legislativa do RS. Um grande acervo em esculturas pinturas desenhos com técnica mista.

1998- Exposição de Pinturas no Clube da Hebraica de Porto Alegre- RS.

1998- Exposição de Pinturas na Câmara Municipal de Porto Alegre-RS.

1999 – Exposição no Espaço Cultural Henrique Bertazo, da Livraria do Globo, em Porto Alegre, (comemoração a Páscoa Judaica).

1999 – Exposição de Pintura, Escultura, Gravura e Poesia na Galeria de Arte Hebraica em São Paulo/SP. Fazendo parte do catálogo da galeria, entre vários artistas renomados de todo o país

2000- Viaja para Israel.

2000- Começa a estudar e se aperfeiçoar técnica violino

2001 – Exposição de Pinturas na Paróquia Santo Antônio em Porto Alegre/RS, “O Céu na Terra”.

2001 – Exposição no atelier da Comunidade Hebraica em Porto Alegre/RS

2002-Exposição Globo News – online em todos os Países

2002 – Exposição no Espaço Cultural do Instituto Cyro Martins em Porto Alegre/RS.

2OO3- Inauguração do Instituto de Artes Plásticas Ines Rosenthal -Hebraica -RS com a apresentação do Coral Kalanyot

2004- Ingressa no curso técnico de música, na prática de instrumento violino, em São Leopoldo na EST, Rio Grande do Sul.

2005 – Exposição de Pinturas – Titulo- “Luz do Feminino” o eterno poder .Uma grande retrospectiva de Pinturas, gravuras e esculturas, no Memorial do Rio Grande do Sul, cidade Porto alegre.

2008- Formatura com Recital de violino na EST , apresentando no repertório Cantata nº147 de Bach, Sonata de Mozart, Concerto A menor de Vivaldi de Vivaldi , Concerto de Seitz, acompanhada por Ana Althoff ao piano e na segunda parte do programa, músicas MPB acompanhada por minhas filhas Mel e Ju , ao violão e cavaco

2008 – Exposição Itinerante lojas da San Marino Fiat em Porto Alegre ,Pelotas e Gravataí e realizando uma interferência artística em arte digital, nos carros test drive do novo stilo lançamento da Fiat.

2008 – Exposição “No Caminho do Mouse”-Arte Digital de Inês Rosenthal em outubro na Sala Antonio Caringi na Prefeitura de Pelotas. Exposição com vernissage com recital de violino, acompanhada de suas filhas, Mel ao violão e Ju ao cavaco.

2009 – Exposição “No Caminho do Mouse” – Arte Digital de Inês Rosenthal em março na Sala Augusto Meyer na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre (https://www.youtube.com/watch?v=G7A_0W2TuDY&list=FLLcp-79zZyrMLjxSWd3NSbg&index=7) encerrando a exposição com recital, Inês ao violino, Ju ao cavaco, Mel ao violão e Fabrício ao piano.

2010-2011- Começa a participar do Masterclass e festivais de música

2012- Amostra coletiva do acerco da SECULT em Pelotas, com arte digital

2012- Exposição coletiva Galerias Contemporâneas no Museu do LOUVRE em Paris.

2012- Ingresso na UFPEL, Curso superior em música. Bacharelado em violino.

2013-2014-2015-2016- Orienta aulas de Teoria e percepção musical e aulas de violino no seu ESPAÇO ARTE MUSICAL Porto Alegre

2016-2017- 2018- Orienta aulas de Teoria e percepção musical e aulas de desenho. Retorna aos RETRATOS por encomendas

2018 – Orienta aulas de violino, teoria e percepção musical, e continua retratando em linguagem figurativa-expressionista.

2018- Realiza um grande e lindo trabalho na criação da arte do CD “Todo Amor” de sua filha Ju Rosenthal onde ilustra o álbum desde a capa e as letras das músicas em arte digital desenho com o mouse.

2018 – Participa do CD Todo Amor de Ju Rosenthal com seu violino na música na Ponta dos Pés letra de sua autoria. (poesias que estão no site http://poesiasilustradasinesrosenthal.blogspot.com/ e que foi musicalizada por Ju Rosenthal.

2022- Exposição no Dia Internacional da Mulher no Museu Histórico de Torres , Exposição com Recital

2O22 – INAUGURAÇÃO DA CASA CULTURAL INES ROSENTHAL com Recital e Exposição do Acervo de suas Obras de Arte . Um marco na Cultura da Cidade de Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul.

Artes Plásticas, Ensino musical

Luciana Schaly – Luciana Schaly Inacio

Graduação na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Pós Graduação em Universidade Bagozzi. Atuando desde 1998 em escolas estaduais e desde 2012 em escolas do município na disciplina de arte.

Artes Plásticas

Neusa Tapetes

Artesã há mais de 30 anos. Meu trabalho consiste em pinturas a mão livre sobre tecidos e toalhas, pinturas de tela que adaptei para o tecido. Amo fazer artesanato e isso já é parte de toda minha vida.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Torresart – Associação dos Artesãos de Torres

Artesanato, Pintura

Mairy Sarmanho

Sou formada em artes plásticas, atuo como pintora e escultora, recebi vários prêmios de salões de arte, algumas obras estão em museus. Escrevo livros, tenho alguns publicados.

Artes Plásticas

Flores da Terra – Nutrição Medicinal

Quélen Terra é bailarina, artesã, terapeuta holística, focalizadora de dança circular e co- fundadora da Revista Yvy Katu, revista feminina digital.
Iniciou seus estudos de ballet clássico em 1985 na Escola Primeiros Passos – Iniciação de Dança com a bailarina e coreógrafa Rosane Farina na cidade de Porto Alegre.
Em 1998, participou da Trupe do Arco-íris na produção artística, cultural e musical atuando como artesã, contadora de histórias e integrando a Banda Girassol em uma temporada de verão pelo litoral brasileiro.
Em 1999, em parceria com a bailarina Bibiana Campos, iniciou seu trabalho com o Grupo de Dança Flores da Terra como Produtora Teatral e focalizadora de dança circular realizando apresentações em diversos espaços públicos da capital, tais como Casa de Cultura Mario Quintana, Redenção e Usina do Gasômetro, atividade que executa até hoje em cursos de formação de/ para focalizadoras de círculos femininos na Jornada Guardiãs de Círculos Femininos da Linhagem Flores da Terra. No período de 2001- 2010 , integrou o grupo de cultura no Fórum Social Mundial na cidade de Porto Alegre, participando da Feira da Economia Solidária com produtos agroecológicos e fitoterápicos e do Acampamento da Juventude com atividades direcionadas para a saúde integral da mulher.

Em 2012 participou da Aldeia da Paz como Guardiã da Tenda da Lua no Fórum Social Mundial e como Produtora Cultural.

Em 2013 integrou o conselho administrativo da ACRER- associação cultural do reggae no RS como artesã, fotógrafa, secretária e palestrante. Neste mesmo período participou como representante da ACRER no GT Cultura do Fórum Social Mundial. Em 2016 fundou a Livraria Polpa e Saber com o poeta e escritor João Cony na cidade de Maquiné, no litoral norte do RS e participou da Feira da Biodiversidade naquele município em diversas edições, neste mesmo ano ingressou no MMC- Movimento das Mulheres Camponesas- Grupo Filhas da Esperança da Farmacinha Natural do Vale da Solidão ( Maquiné).
Em 2017 idealizou e realizou a 1° Feira do Livro de Maquiné e desde então seguiu participando como Terapia Holística Natural Integrativa e Artesã do Bazar Artencontro, na cidade de Osório e da Feira do Livro de Atlântida Sul. Realizou o evento da Horta Biodinâmica em parceria com a Terapeuta Renata Ilha do Espaço Lua Cheia de Tramandaí e o Sócio-Fundador da empresa Chácara Sol Nascente Biodinâmica e Permacultura Simon Blaser da cidade de Sentinela do Sul.
Em 2018 em parceria com o Grupo de Dança Circular- Roda do Amor da focalizadora Maria Cristina Sperb Marques participou do Seminário de Dança Circular na cidade de Capão da Canoa e participou como focalizadora de dança circular no Dia Internacional da Mulher na cidade de Osório. Participou da Feira do Aeromóvel na cidade de Porto Alegre como Artesã em parceria de Andressa Couto e Candace Makini do Cozinha de Pretas.
Em janeiro de 2019 realizou o encontro Flores- Deusas- Sagradas e Divinas na cidade de Maquiné, evento voltado para a saúde integral das mulheres e ginecologia natural, em março do mesmo ano inaugurou o Espaço Terapêutico Araçá com a psicóloga e arteterapeuta Karina Almeida, participando da gestão administrativa e como Mestra de Reiki Xâmanica com atendimentos presenciais terapêuticos. Fundou a 1° Escola de Ballet Clássico dentro do espaço Terapêutico Araçá naquele município e realizou a formação da 1° turma de bailarinas e o espetáculo Quebra- Nozes no final do mesmo ano. Em 2020 iniciou as aulas do Curso de Formação de Focalizadoras de Círculos Femininos – Jornada Guardiãs em formato online com as alunas Mayara Tonini ( FLÓRIDA ) e Camila Andrade (BOSTON) nos EUA.
Em 2021 co- fundou a Revista Yvy Katu- Semeando a essência guardiã e alma da natureza ( Revista digital Feminina) em parceria com artistas, artesãs, terapeutas, educadoras, jornalistas, parteiras, doulas, Mães e mulheres de vários países da Europa, América do Norte e América Latina.
Atualmente está realizando um projeto com a Doula e Educadora Perinatal Liziane Mattos e fundadora do Centro Cultural Ecos de Angola, com enfoque no Sagrado Feminino no município de Torres no Litoral Norte do RS.

Artesanato, Contação de História, Cultura Popular, Dança, Produção musical, Teatro

DOCE MACRAMÊ

Trabalho como artesã a 20 anos e estou em torres a 6. Gostaria de expor meus trabalhos e meu talento. Conto com a parceria de vocês, grata! Claudia garcia.

Artesanato

Tina Fon Fotografia – Cristina Fon

Olá, muito prazer sou Tina Fon apaixonada pela arte de retratar momentos especiais,
gosto de estar sempre atenta aos mínimos gestos e sentimentos.
Gosto de fotografar pessoas na sua essência “do seu jeito”.
Respiro (profissionalmente) o mundo fotográfico a mais de 10 anos. Me encanta criar, transformar, (re)construir histórias (e registrar tudo, claro) e se isto tudo ajudar alguém de alguma forma, me estimula mais ainda.
” A fotografia é uma arte para os olhos lembrarem quando o coração esquecer.”

Fotografia

ALEXANDRE TURATTI DE ROSE

Atuo na área de pintura a óleo e acrilico desde 1990 e pintura em aquarela desde 2018.

Artes Plásticas, Pintura

Alceu Pinho Krausburg

Músico desde 2004, já participou de diversas bandas e projetos, atuando como vocalista, guitarrista, baixista e produtor musical. Seus principais projetos são as bandas Dirty Mind, Rei ao Cubo, Velho Jack e Projeto N°5, que se enquadram, em sua grande maioria, dentro do Rock, mas sempre cruzando também com outros estilos como Pop e MPB. Já fez participações em outras bandas e projetos da cidade de Torres, atuando como guitarrista, baixista e produtor musical para terceiros. Hoje continua atuando em seus projetos principais, que já se apresentaram em diversos eventos da cidade, bem como bares e festivais da região. Dentro da Dirty Mind e Rei ao Cubo, tem canções autorais como letrista, instrumentista e cantor, tanto em inglês como em português. Divulga seu trabalho através das redes sociais, utilizando o contato @alceuk em todas elas.

Música

Leandro Dias Lopes

A banda teve início no ano de 95 e produzindo músicas próprias e covers do rock e pop nacional. Tem sua formação 3 fundadores sendo violão, baixo e bateria. Participando de shows e festivais de rock, bares e eventos regionais.

Música

Fora – Roberson Rosa dos Santos

Roberson Rosa (Fora)- nasceu em Santa Maria (RS) em 1985. Artivista, psicólogo e pesquisador-doutor em Literatura. Realizou estágio de doutorado – sanduíche na Universidad de Málaga, Espanha. Produz intervenções urbanas com sticker art, lambe-lambe, projeções e peças em gelo. Também, desenvolve projetos audiovisuais como roteirista e diretor de arte. Fora expõe textos interventivos pelas ruas de várias cidades do Brasil e do mundo. Atualmente, mora em Torres (RS).
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Coletivo Carimbando

Intervenção Urbana

CULTURA & CIDADANIA

Produção Cultural, com objetivo em fomentar cultura e estimular a cidadania ao aproximar projetos culturais dos produtores culturais,
artistas e cidadãos, bem como estimular as transformações fundamentais que cada comunidade requer entre entes privados e públicos, com a desburocratização de muitos projetos em prol das crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, logo, sem acesso à cultura, possam ter esse proveito no desenvolvimento do crescimento humano e social.

Produção Cultural

Caio Dos Santos De Oliveira

A Batalha da pista foi criada com objetivo de incentivar a cultura do rap na cidade de Torres. Buscando fortalecer o movimento hip-hop com apoio do público, abrindo oportunidade para os mcs locais se apresentarem e ganharem premiações.
@btldapista

Rap

Bebeia Ateliê

Artesanato amigurumi em crochê, chaveiros e até conjuntos de banheiro.

Artesanato

Paulo Abenzragh

Trabalho com materias recicláveis e xilo gravura. Reaproveitando diversas formas de produtos

Artes Visuais

Fabricio Martins Teixeira

El Mocambo blues traz um experiência inovadora no cidade de Torres como o primeiro power trio a apresentar um set de clássicos do blues/ Rock. Formada por integrantes com mais de 20 anos de experiência na música!

Música

Mauricio Bittencourt

É artista e pesquisador. Especialista em Educação Estética: Arte e as perspectivas contemporâneas e bacharel em Artes Visuais pela UNESC. Participa do GPA – Grupo de Pesquisa em Arte de UNESC. Participou do Coletivo Laborativo, onde desenvolvia trabalhos com interesse em experienciar a arte através da criação coletiva. Mediador Cultural (Com experiência em duas Bienais do Mercosul, e nos espaços culturais da UNESC e Fundação Cultural de Criciúma) . Suas áreas de pesquisa incluem, arte como experiência, arte conceitual, relações de arte e palavra, instruções e happenings.

Artes Visuais

Franklin Rosa

Fotógrafo por paixão, atuando na área a 5 anos, fazendo o que mais amo, não trabalho um dia sequer!

Fotografia

Douglas Bitencourt

Iniciei a vida musical sob influência do meu Pai e amigos, quando descobri o violão era ainda uma criança. Com o passar do tempo e dos estudos começei a me apresentar de forma profissional atuando em nível local, Regional e Nacional em eventos e programas de TV e radio como o jornal do almoço da (RBS), terceiro tempo (TVcom), programa radar (TVE) e na Caravana do Gauchão da Rádio Gaúcha. Hoje sigo compondo e gravando músicas autorais e participando de diversos grupos desde trabalhos acusticos em bares até bandas de rock e heavy metal. Músico, instrumentista, professor de música e compositor.

Instrumentista, Música

Realize seu cadastro utilizando o formulário abaixo:

Tipo de cadastro*
Nome completo*
Nome artístico*
Razão Social*
Nome fantasia*
Data de Nascimento*
CPF*
RG*
Email*
Telefone*
Endereço de redes sociais
CNPJ ou Registro Federal / Estadual
Possui NF?*
Endereço Completo*
Bairro*
Área de atuação*
Breve histórico / apresentação*
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação?*
Nome da banda, grupo, coletivo ou associação*
Foto do grupo / banda / peça / etc*
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 5 arquivos, com até 3Mb cada (formato .jpg ou .png)
Logomarca, se disponível
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 1 arquivo, com até 3Mb (formato .jpg ou .png)
pt_BRPortuguês do Brasil
Pular para o conteúdo