Linha do Tempo

Conheça um pouco da história do nosso município.

Galeria Histórica

Linha do Tempo

248 – 206 milhões de anos
Triássico
O supercontinente Pangea (Pan = todo, gea = terra) começa a se desagregar, dando origem aos continentes modernos.
248 – 206 milhões de anos
206 – 142 milhões de anos
Jurássico
Com o desmembramento da Pangea (limite com o cretáceo), a América do Sul separa-se da África (supercontinente Gondwana) ocupando sua posição atual. As formações geológicas locais documentam importantes mudanças ocorridas nas áreas secundária e terciária, a exemplo da formação Botucatu (arenito) ocorrida há 130 milhões de anos, o que comprova a existência de um grande deserto por aqui neste período, por sua vez, a formação serra geral (aproximadamente 120 milhões de anos) é o resultado de sucessivos derramamentos basálticos, originadores do planalto sul-brasileiro.
206 – 142 milhões de anos
Aproximadamente 12.000 anos
Caçadores, Coletores, Pescadores Pré-Históricos (Homem do Sambaqui)
Paleoamericanos e paleoameríndios são termos utilizados para designar os primeiros povos que entraram e, posteriormente, habitaram o continente americano aproveitando as possibilidades de um planeta em processo de degelo.
Aproximadamente 12.000 anos
Antes do Século XV até XVII
Comunidades Indígenas
Provavelmente tenham iniciado com os guaianazes (Guaianás ou Tapuias, do ramo Gê), que por sua vez, teriam sido a “evolução natural” dos primitivos habitantes, foram suplantados tecnologicamente pelos cariós e arachás (ramo Guarani), povoadores da faixa litorânea compreendida entre Torres e Tramandaí e também entre os Estados de Santa Catarina até São Paulo.
Antes do Século XV até XVII
1514
Ilha da Baya
O descobrimento do litoral torrense é atribuído à expedição náutica de 1514, comandada por João de Lisboa, e teriam denominado de Torres de Ilha da Baya.
1514
1617 - 1619
Jesuítas no litoral
Os padres jesuítas João Fernandes Gato e João de Almeida, originários de Laguna, “fundam” as missões.
1617 - 1619
Meados do Século XVII
“Vazio Humano”
Doenças “importadas”, catequização jesuítica, escravização e genocídio levam ao “desaparecimento” dos nativos na região.
Meados do Século XVII
Século XVII
Ciclo da Prata e do Ouro
“Excursões” ou “expedições” em busca de mão de obra indígena escrava, apesar da escassez desse “material humano” não deixaram de percorrer este caminho litorâneo, entre Laguna e Tramandaí.
Século XVII
1680
RECONHECIMENTO DA COSTA E NAVEGAÇÃO LACUSTRE
Os desbravadores Manoel Jordão da Silva (fundador de Laguna) e Domingos de Brito Peixoto exploravam a região de Torres em busca de metais preciosos. Entretanto, não lograram seu intento. Provavelmente, foram estes os primeiros conhecedores das vias marítimas e do potencial lacustre regional.
1680
1721
O já referido Domingos de Brito Peixoto recebe o título de Capitão-Mor de Laguna (com jurisdição até Rio Grande de São Pedro). Expedição terrestre, comandada por João de Magalhães, passa por Torres, quando desloca-se para dar início ao povoamento de Rio Grande.
1721
A partir de 1730
Tropeiros, sorocabanos e lagunistas, em suas “idas e vindas” intensificam o “tráfego/tráfico humano”, no corredor litorâneo torrense. Acima a aquarela "Mambetuba" de Jean Baptiste Debret é um dos primeiros registros visuais de Torres: a travessia ou passagem do Mampituba. O termo passagem de Torres ou passo de Torres foi o que deu origem ao nome do município vizinho no lado de Santa Catarina. Data: 1827 Fonte: Cardoso, Eduardo. A Invenção de Torres. Unisinos, 2008.
A partir de 1730
Cerca de Pregos
Estabelecimento rural (entre a Lagoa e o Morro da Itapeva), organizado pelo Coronel Português Diogo Cardoso Osório para servir de confinamento aos cavalos utilizados pelo Regimento dos Dragões, que atuaria na guerra da Província Cisplatina (o atual Uruguai), região então disputada pelas duas coroas ibéricas.
1738
Diogo Soares (cartógrafo) menciona pela primeira vez o nome Torres em um mapa.
1738
1750
Tratado de Madri
Após selar o “acordo diplomático”, Espanha e Portugal reconhecem, reciprocamente, o uso útil das terras delimitadas e a cada coroa destinadas. Depois do tratado, o primeiro personagem luso importante a percorrer o limite fronteiriço nele estabelecido foi o General Gomes Freire de Andrade (Governador da Repartição Sul do Brasil e Comissário da demarcação de limites, em 1752).
1750
Segunda metade do século XVIII
Guarda e registro
Transferida de Tramandaí para Torres, na década de 1770.
Segunda metade do século XVIII
1777
Forte São Diogo das Torres
O “perigo castelhano” rondava o extremo sul brasileiro, a partir da tomada de Nossa Senhora do Desterro. Tomar Torres, por terra, era isolar toda uma região. Constroi-se o forte (o Marechal sueco Jacques Funck e o Coronel João Alves são os responsáveis pela obra). Com isso a Guarda e Registro é transferida da Itapeva para a Torre Norte, estando localizada então em zona fronteiriça à construção militar. O Tratado de Santo Ildefonso, do mesmo ano, determina a “destivação” do forte. Os dois impérios (Espanha e Portugal) voltam a ter boas relações diplomáticas.
1777
Fim do século XVIII
Presença Açoriana
Vindos do Desterro (Florianópolis) e de Laguna instalaram-se em propriedades rurais entre os “campos da Itapeva” e a “Estância do Meio”, a atual Arroio do Sal.
Fim do século XVIII
Última década do Século XVIII
Novo forte é construido sobre os escombros do primeiro. O “perigo castelhano” volta a assombrar. Um tenente, sem nome para a história, comandou o fortim.
Última década do Século XVIII
1801
Extinta a Comissão de Demarcação das Fronteiras entre Portugal e Espanha o Sargento Manoel Ferreira Porto - aquartelado na ocasião no Acampamento Militar de Santa Maria da Boca do Monte - é transferido para a Guarda e Registro das Torres.
1801
1801-1812
Após ter optado por permanecer nas Torres Manoel Ferreira Porto inicia a construção gradativa de uma casa - em um sítio do lado sul do Quartel - para abrigar a sua família. Em 1812 ele é promovido a Alferes e aposentado por "padecer de efetivas moléstias. Permaneceu no comando.
1801-1812
1815 - 1816
Pelo diário do bispo da Corte do RJ Dom José Caetano da Silva Coutinho, se conhece que em outubro de 1815 em viagem apostólica ao sul, ele foi recebido e abrigado para pernoite na residência do Alferes - hoje a Casa Nº1 - ao qual "família muito se afeiçoou e lhes concedeu autorização para a edificação de uma capela". O mesmo documento registra em janeiro de 1816 outro pernoite com uma recomendação adicional ao Alferes para arrecadar fundos para iniciar a obra. Em julho de 1816 o Alferes recebe "Carta de Título de Chão" - disponível no Arquivo AHRS – legalizando o seu sítio medindo 10 por 20 braças (22m x 44m). Hoje essas medidas estão totalmente preservadas nos valores originais juntamente com o que resta da Casa Nº1 reformada mais de uma vez.
1815 - 1816
1816
Casa nº 1
Sua construção foi progressiva a partir da primeira década de 1800 sendo o sítio legalizado em 1816 através de "título de Chão". Hospedou figuras importantes como bispo da Corte do Rio de Janeiro Dom José Caetano da Silva Coutinho em 1815 e 1816, e ainda, o naturalista francês Saint Hilaire em 1820. Foi arquitetada para servir de residência para a família do Alferes Manoel Ferreira Porto que foi responsável pela sua construção. Ao longo do tempo sofreu reformas e ampliações, bem como, trocou de proprietários em 1928. Localizada na encosta da Torre do Norte deu origem ao núcleo urbano local com a "capella", que mais tarde foi construída ao seu lado e inaugurada em 1824.
1816
1820
O naturalista francês Saint-Hilaire registrou em seu diário de viagem, que foi hospedado nas Torres na casa do Alferes comandante nos dias 04 e 05 de junho de 1820. Escreveu que foi "muito bem recebido [...] onde ficarei sozinho e donde se avista o lago" (Lago das Torres hoje Lagoa do Violão). Adicionalmente nos legou que encontrou o quadro/ alicerces da futura igreja já em andamento por ocasião de sua estada no local. As evidências desses registros certificam que a Casa Nº1 precede em antiguidade a capela inicial de São Domingos das Torres - que foi efetivada em 1824 - ajudando a atrair populações para o local.
1820
1825
Neste período surge uma controvérsia que ecoará até nossos dias. Pinturas atribuídas ao aquarelista francês Jean Baptiste Debret sobre Torres, poderiam não ser de sua autoria, e sim do comerciante Nicolas Dreys. Ainda neste ano, comemora-se na localidade o reconhecimento, por parte de Portugal, da “Independência” do Brasil. Novo ato cívico ocorreu no então distrito patrulhense.
1825
1826
Uma colonização germânica “planejada” é destinada a Torres. São protagonistas da empreitada José Feliciano Pinheiro (Presidente da província) e Francisco de Paula Soares (comandante do Baloarte e “agente” da imigração). Depois de uma penosa “Via-crúcis”, por mar e por terra, os imigrantes chegam a Torres. No ano seguinte os protestantes são instalados no vale do rio Três Forquilhas. Os católicos tiveram que esperar mais uma volta do calendário para serem estabelecidos entre a Lagoa do Jacaré e o Morro do Forno. Ainda neste ano, comemora-se na localidade o reconhecimento, por parte de Portugal, da “Independência” do Brasil. Novo ato cívico ocorreu no então distrito patrulhense. Este ano marcou também a intensa movimentação de militares por nosso corredor litorâneo. Sempre aquartelavam-se no perímetro do então Baloarte.
1826
Dezembro de 1826
Dom Pedro Primeiro percorre por duas vezes o sítio torrense. Vem em missão militar. No deslocamento de retorno à corte, é aqui que recebe a notícia da morte da Imperatriz Dona Leopoldina. Este ano marcou também a intensa movimentação de militares por nosso corredor litorâneo. Sempre aquartelavam-se no perímetro do então Baloarte.
Dezembro de 1826
Fevereiro de 1827
O futuro visconde de São Leopoldo, já como presidente constitucional da província, é convidado a inaugurar o “Portão Riograndense” Em setembro do mesmo ano, o Fortin de Torres é “promovido” à categoria de presídio, recebendo um contingente de soldados guaranís (era comandado pelo Tenente-Coronel Francisco de Paula Soares, e havia sido renomeado com a alcunha de Baloarte Ipiranga). Ainda neste ano (em 12 de outubro) pela primeira vez é hasteado, em Torres, o Panteão Nacional, sendo que no mesmo ato cívico uma salva de tiros de canhão saldou os dois anos da aclamação de Don Pedro Primeiro como Imperador Brasileiro.
Fevereiro de 1827
1835 – 1845
Durante a Revolução Farroupilha Torres “vê” constantemente seu território ser dominado hora por “forças legalistas”, hora por “forças revoltosas”.
1835 – 1845
Década de 1840
Provavelmente, neste período, o Baloarte Ipiranga é “desativado”.
Década de 1840
Século XIX e primeiro quarto do século XX
Por seu condicionamento espacial e físico privilegiado Torres esteve sempre suscetível de ser sacudida pelas constantes beligerâncias que assolaram nosso estado entre o alvorecer do século XIX e o primeiro quarto, ao menos, do século XX. Isto implica, em parte, o “pouco desenvolvimento” social e econômico do município, no período considerado.
Século XIX e primeiro quarto do século XX
21 de Maio de 1878
Torres, por intermédio da lei 1.152 é emancipada de Osório (certidão de nascimento monárquica). Passa da condição de freguesia para a de vila. Em 1887 Torres é “rebaixada” e novamente reanexada ao “município-mãe”. Apenas em 22 de novembro de 1890 (ato 62), voltamos a condição de vila (certidão de nascimento republicana).
21 de Maio de 1878
7 de Setembro de 1884
O conselho municipal (Câmara de Vereadores da época, que também exercia funções executivas) deliberou finda a escravidão negra em nosso município. Com tudo, esta abolição parece ter sido mais um ato de fisiologismo do que uma ação realmente comprometida.
7 de Setembro de 1884
Período entre o Primeiro Império e o Estado Novo
São apresentados vários projetos relativos à construção de um grande porto marítimo em Torres. Por razões “políticas” e não meramente técnicas, todos são abandonados.
Período entre o Primeiro Império e o Estado Novo
Década de 1890
Vindos de municípios serranos e estabelecendo-se na localidade de Morro Azul, os descendentes dos primeiros imigrantes italianos a firmarem raízes na região desde quando foram assentados.
Década de 1890
1893 - 1895
Revolução Federalista
Na insana e fratricida Revolução Federalista (oficiosamente ocorrida entre 1893 e 1895), vários foram os eventos locais que mancharam de sangue e decapitações o solo do nosso outrora pequeno paraíso terrestre. A pacata rotina torrense foi tão alterada no período, que só em um evento da beligerância, entre 1893 e 1894, um contingente de aproximadamente 2000 soldados acampou em nossa humilde vila (representevam os “Legalistas” ou “Republicanos”).
1893 - 1895
1898
Colocação do sino da igreja
1898
1912
O Primeiro Farol de Torres
O primeiro farol com sua torre Mitchell, foi inaugurado no entardecer do dia 25 de janeiro de 1912 pelo mecânico de faróis Alfredo Kurt Schulz e funcionou até 1928. Fabricado na França pela BBT Barbier Bénard Turenne Constructers, foi adquirido em 1908, na época, por 15.020 francos. Todo o material, em placas de aço, incluindo a fonte luminosa que ficava acesa por 12 horas diárias e que consumia sete litros de querosene, pesava 30 toneladas. O farol foi transportado de Laguna até Torres através de carretas puxadas por junta de bois por 170 km. As obras para erguer o farol, construído em posição estratégica para então delimitar as águas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tiveram início em 1911, sob o governo do intendente municipal de Torres Coronel João Pacheco de Freitas.
1912
1915
O empreendimento conhecido como Balneário Picoral é inaugurado. A atividade turística tem um grande avanço em nossa cidade. José Antônio Picoral (Colônia São Pedro de Alcântara, Torres, hoje Dom Pedro de Alcântara, 25 de Julho de 1877 — Porto Alegre, 25 de dezembro de 1946) foi um comerciante, industrial e hoteleiro brasileiro, reconhecido como o pioneiro do turismo em Torres.
1915
Virada do século XIX para o XX
A primeira estação meteorológica (Gaiuta) é instalada em Torres.
Virada do século XIX para o XX
Virada do século XIX para o XX
Descoberta” da “Balneoterapia
Várias pesquisas arqueológicas são realizadas por renomados cientistas e naturalistas (Roquete Pinto, Antônio Serrano);
Virada do século XIX para o XX
Início do século XX
Era Pacheco
Surge a figura do Coronel Pacheco (João Pacheco de Freitas) por um quarto de século será o maior expoente da política local (Partido Republicano).
Início do século XX
Primeiro Acidente Aéreo
O hidroavião (Prefixo P-BAFA) protagoniza o primeiro acidente aéreo do Rio Grande do Sul, ocorrido no Rio Mampituba.
1923 – 1930
O Balneário Picoral
Torres localiza-se em uma posição estratégica, controlando a estreita passagem entre o sul e o norte que existe entre o mar e a Serra do Nordeste, um caminho antigamente muito transitado por índios, bandeirantes e tropeiros, e o único que evitava a subida da serra. Mais importante, a sua praia é única em todo o baixo e arenoso litoral riograndense a apresentar diversidade geográfica, fundada junto a um rio e a uma grande rede de lagoas costeiras, possuindo também, à beira-mar, um afloramento de vários grandes rochedos. À sua frente está a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos.
1923 – 1930
1923 – 1930
O Balneário Picoral
O balneário Picoral ficava aberto ao público somente no verão, e mantinha um escritório permanente em Porto Alegre. Era composto por uma série de pavilhões e chalés de madeira, alguns interligados, e alguns espalhados pela cidade. O complexo principal estava no centro urbano, compondo um grande quadrilátero de chalés alinhados em dois lados, e nos outros dois ficavam pavilhões para duas cozinhas, depósitos, salas de apoio e um grande salão para refeições e festas.
1923 – 1930
1936
Fundação da SAPT
A SAPT inicia sua história no ano de 1936 em Torres marcada por pessoas que acreditaram no desenvolvimento do município. Trajetória escrita por pessoas de visão, que unidas pelo lazer, foram além e fizeram a diferença no crescimento do litoral norte gaúcho. A SAPT cresceu e na década de 1950 os amigos da praia de Torres foram responsáveis pela construção de um dos maiores prédios da América do Sul, o tradicional prédio da sede social que possui, até hoje, no mesmo local o Grande Hotel Torres. A construção da atual sede às margens do Rio Mampituba, na Praia dos Molhes, conquistou mais associados por sua estrutura moderna e estrutura de ponta para a prática dos mais diversificados esportes e ambientes para festas e eventos. Um lugar completo, perfeito para quem procura lazer, cultura, esporte e bem-estar. A SAPT oferece atrações para pessoas de todas as idades em qualquer época do ano, numa área de mais de quinze mil metros quadrados com salões para eventos, restaurantes, piscinas, quiosque com churrasqueiras, quadra de tênis, quadra de futevôlei, quadras de beach tênis, campo de futebol, sauna, estacionamento amplo e muito mais. A SAPT conta ainda com o Museu Três Torres, espaço que guarda registro de grande parte da história do clube e da cidade. Durante todo o ano, a SAPT realiza eventos esportivos, culturais, sociais e gastronômicos. Um dos únicos clubes de praia do Rio Grande do Sul que resiste ao tempo, que foi capaz de se reinventar e de oferecer aos seus associados e a comunidade um verdadeiro espaço para viver e conviver.
1936
1949
Primeira sede da SAPT
A Sociedade dos Amigos da Praia de Torres (SAPT) teve sua primeira sede no terreno onde antes estava localizado o tradicional Hotel Picoral. A obra começou com o lançamento da pedra fundamental em 1949, em abril começou a demolição do antigo Hotel e já no final do ano foram entregues 14 apartamentos a sócios. A última fase da obra, referente aos 55 apartamentos dos Hotel Amigos de Torres, foi terminada em 1953, com a inauguração pelo então governador do Estado, General Ernesto Dornelles. Esta porção do edifício ainda está em funcionamento com a denominação de Grande Hotel Torres.
1949
Início da década de 1950
Governo do Estado começa o processo de desapropriações que dará origem ao Parque Estadual da Guarita.
Início da década de 1950
1967 - 1973
Fixação da Barra do Rio Mampituba.
1967 - 1973
1975
Criação do Parque Estadual da Guarita
O Parque Estadual da Guarita foi projetado pelo famoso paisagista Burle Marx e teve seu início com a promulgação do Decreto Estadual 21.540, de 28 de dezembro de 1971, o qual declarou utilidade pública, para fins de desapropriação, duas áreas de terras situadas no município de Torres, na periferia da zona urbana ao sul da cidade. Em 14 de outubro de 1981 o Estado declara através do Decreto 30.377 o Parque da Guarita como área especial de interesse turístico. Em 2003, teve seu nome alterado pela Lei Estadual 11.884 para Parque Estadual José Lutzenberger, em homenagem ao engenheiro agrônomo e ambientalista José Lutzenberger (1926-2002), por ter sido um dos maiores incentivadores da criação do parque e participado da execução do mesmo.
1975
1983
Criação da Reserva Ecológica Federal da Ilha dos Lobos.
1983
1983
Tombamento da Igreja Matriz São Domingos.
1983
1985
Nova Ponte Pênsil
Em 1985, no dia em que foi inaugurada, ela não suportou a o peso das pessoas e autoridades e acabou cedendo. Não houve vítimas, mas o fato verídico, com traços alegóricos que com alguma imaginação foi incorporado ao folclore local.
1985
2002
Criação do Parque Estadual da Itapeva.
2002
2017
Término do restauro da Igreja Matriz São Domingos.
2017

Prefeitos de Torres

História do Balonismo em Torres

TORRES: O MUNICÍPIO QUE SE TORNOU PROTAGONISTA DO BALONISMO NO BRASIL

HISTÓRICO:

Em 1989 surgiu a ideia de trazer alguns balões para a abertura do Festival da Banana a FEBANANA e foi um sucesso.
Em outubro de 1989 foi organizado o I Festival Sulbrasileiro de Balonismo que teve a participação de dez balões, mas as condições climáticas não foram favoráveis e impediram algumas provas.
A segunda edição em 1990 foi transferida para o mês de abril, mês com ótimas condições climáticas para os voos. Com quinze balões e centenas de pessoas prestigiando o evento, o mês de abril passou a ser o mês oficial do festival até os dias de hoje.
Em 1992, foi o primeiro ano em que se conseguiu finalizar a prova do mastro, tendo como campeão da prova e também do festival, Leonel Brites.
Em 1993, Lincoln Freire realizou o voo pendurado no balão em formato de uma latinha de cerveja Skol, fato este inédito na América do Sul até então.
Em 1995, aconteceu um casamento dentro de um balão semi-inflado, o balonista Eduardo Mello e sua noiva Patrícia optaram em realizar a união conjugal durante o evento.
Eduardo Mello foi o primeiro balconista de Torres e como pioneiro incentivou muitos a se qualificarem e se formarem pilotos. A economia do balão começou a movimentar a cidade e as empresas descobriram aí uma excelente ferramenta de Marketing. Em alguns anos eram colocadas faixas com os nomes das empresas, mas logo as empresas locais já tinham seus próprios balões e as equipes de pilotos começaram a se multiplicar.
Torres teve a primeira mulher balconista, Laís Pinho que tem divulgado a cidade a nível nacional com sua criatividade e dedicação ao esporte e também por construir o primeiro balão 100% produzido em Torres, uma vez que eram feitos em São Paulo.

IMPACTOS SOCIOCULTURAIS:

Trata-se de um evento que se tornou parte da cultura de Torres, significando muito para o imaginário coletivo. O evento mobiliza a cidade e a região não apenas durante a sua realização mas o ano todo.
Acontecem paralelamente Feiras de exposições de produtos regionais, festividades com apresentações de danças, música, poesia, literatura e ouras manifestações culturais como uma forma de valorização da arte e da cultura populares.
Os eventos costumam atrair grande público que aprecia os show de artistas locais e nacionais.
Atividades esportivas costumam acontecer de forma paralela ao evento como Motocross, paraquedismo, voos de helicóptero, esportes náuticos e aéreos mobilizando e atraindo visitantes e turistas de diferentes destinos nacionais e internacionais.

IMPACTOS ECONÔMICOS:

Em Torres o Festival de Balonismo movimenta o setor hoteleiro, a gastronomia, o comércio e toda a economia local que ainda sofre muito com os efeitos da Sazonalidade. O período de alta temporada tem ficado cada vez menor, gerando uma baixa temporada com consequências difíceis para o município que foram agravados por quase dois anos de pandemia.
O evento é fonte de renda, emprego e oportunidades para empresas e empreendedores que participam de forma organizada, exercitando a arte de bem receber que já faz parte da característica de Hospitalidade.

INVESTIMENTOS DA PREFEITURA:

Nas primeiras edições do evento, as estruturas eram alugadas, inclusive banheiros e outras instalações necessárias. Em 1999, por exemplo, devido às chuvas não houve provas de balonismo e o evento ficou muito prejudicado em virtude do barro que se formava no Parque do Balonismo.
Atualmente, o Parque do Balonismo oferece conforto e segurança aos visitantes. A moderna estrutura construída possui banheiros 24 banheiros, um memorial do Balonismo e espaço de cozinha e estrutura para um Centro de Atendimento ao Turista que possui uma agência de Turismo Receptivo que venceu a licitação para concessão deste espaço e atende turistas e visitantes comercializando Produtos Turísticos e pacotes de serviços e experiências ligadas ao Turismo.

TÍTULO CONQUISTADO:

Torres tornou-se referência nacional e internacional, recebendo o signo popular de Capital Brasileira do Balonismo.

HISTÓRICO: DATAS DOS EVENTOS E PILOTOS VENCEDORES

1º Festival Sulbrasileiro de Balonismo, De 7 a 9 de outubro de 1989 – Campeão: Orlando Genicolo Filho.
2º Festival de Balonismo, De 28 de abril a 1 de maio de 1990 – Campeão: Carlos Antônio Paulo “Chico Paulo”.
3º Festival de Balonismo, De 28 a 31 de março de 1991 – Campeão: Miguel Leiva.
4º Festival Kodak/Skol de Balonismo, De 30 de abril a 3 de maio de 1992 – Campeão: Leonel Brites e Campeão Prova do Mastro: Leonel Brites.
5º Festival de Balonismo, De 29 de abril a 02 de maio de 1993 – Campeão: Antonio Carlos Hays Marques “Caco”.
6º Festival de Balonismo, De 21 a 24 de abril de 1994 – Campeão: Walterson Leite Lima.
7º Festival Kaiser de Balonismo, De 13 a 16 de abril de 1995 – Campeão: Ademir Brolacci.
8º Festival Kaiser de Balonismo, De 04 a 07 de abril de 1996 – Campeão: Aquilino Gimenez.
9º Festival Kaiser de Balonismo, De 18 a 21 de abril de 1997 – Campeão: Luis Eduardo Consiglio.
10º Festival de Balonismo, De 30 de abril a 04 de maio de 1998 – Campeão: Rui Kalousdian.
11º Festival de Balonismo, De 1 a 4 de abril de 1999 – Não houve prova devido à chuva.
12º Festival Internacional de Balonismo, De 28 de abril a 1 de maio de 2000 – Campeão: Fábio Passos.
13º Festival Internacional de Balonismo, De 27 de abril a 1 de maio de 2001 – Campeão: Sacha Haim.
14º Festival Internacional de Balonismo – Copa Mercosul, De 30 de abril a 5 de maio de 2002 – Bicampeão: Sacha Haim – Campeão da prova da chave (pegou a chave de uma moto na prova do mastro).
15° Festival Internacional de Balonismo, De 18 a 21 de abril de 2003 – Tricampeão: Sacha Haim.
16° Festival Internacional de Balonismo, De 8 a 11 de abril de 2004 – Tetracampeão: Sacha Haim.
17° Festival Internacional de Balonismo, De 21 a 24 de abril de 2005 – Pentacampeão: Sacha Haim.
18° Festival Internacional de Balonismo, De 27 de abril a 1 de maio de 2006 – Campeã: Gabriela Slavec.
19° Festival Internacional de Balonismo, De 27 de abril a 1 de maio de 2007 – Campeão: Eduardo Melo.
20º Festival Internacional de Balonismo, De 18 de abril a 21 de abril de 2008 – Campeão: Kaio Chemin.
21º Festival Internacional de Balonismo, De 17 de abril a 21 de abril de 2009 – Hexacampeão: Sacha Haim.
22º Festival Internacional de Balonismo, De 29 de abril a 2 de maio de 2010 – Campeão: Guto Marques.
23º Festival Internacional de Balonismo, De 20 de abril a 24 de abril de 2011 – Heptacampeão: Sacha Haim.
24º Festival Internacional de Balonismo, De 27 de abril a 1 de maio de 2012 – Octacampeão: Sacha Haim.
25º Festival Internacional de Balonismo, De 1 a 5 de maio de 2013 – Campeão: Alexandre Giglio.
26º Festival Internacional de Balonismo, De 30 de abril a 4 de maio de 2014 – Campeão: Filipe Tostes.
27º Festival Internacional de Balonismo, De 30 de abril a 3 de maio de 2015 – Campeão: Warley Macedo.
28º Festival Internacional de Balonismo, De 20 de abril a 24 de abril de 2016 – Campeão: Warley Macedo.
29º Festival Internacional de Balonismo, De 28 de abril a 1 de maio de 2017 – Campeão: Fábio Passos – Campeão da prova da chave: Fábio Passos.
30º Festival Internacional de Balonismo, De 27 de abril a 1 de maio de 2018 – Campeão: Murilo Gonçalves.
31º Festival Internacional de Balonismo, De 1 a 5 de maio de 2019 – Campeão: Murilo Hoffmann.
32º Festival Internacional de Balonismo acontecerá de 14 a 24 de abril de 2022.

OBS: Devido à Pandemia do Corona Vírus, em 2020 e 2021 não houve Festival de Balonismo.

O BALONISMO COMO ESPORTE

Segundo a Federação Aeronáutica Internacional, o balonismo é o esporte aéreo mais seguro do mundo há mais de vinte anos, em função de o balão ser constituído por um material feito com tecnologia espacial aplicada a aeronáutica.
Por ser um esporte seguro, não exige o uso de paraquedas.
A segurança do balão começa pelo material com o qual é feito, passando pela resistência de seus componentes como o envelope, cordame, cesto, maçarico, botijão de gás, que são fabricados para suportar nove vezes a exigência normal, além de se ter um limite de segurança quanto a velocidade dos ventos para poder se decolar um balão. As velocidades são de até 25 km/h, e para balões em formatos especiais o limite do vento é de 15 km/h.
O envelope do balão é feito com o tecido nylon. Este tecido recebe um tratamento especial contra a propagação do fogo. Os cordames são de kevlar, um material que não queima, não conduz eletricidade, não apodrece e cada um deles, com a espessura de um cordão de sapato, suporta 600 quilos de peso.

Para fazer o Balão subir, aciona-se o maçarico que, por sua vez, aquece o ar. O voo dos balões é controlado através do maçarico que ligando e desligando, o piloto pode controlar com precisão a altitude. Mas quem define a direção a tomar não é o piloto e sim o vento que nas diferentes alturas das diversas correntes, define o rumo dos Balões.

REFERÊNCIAS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_Internacional_de_Balonismo_de_Torres

pt_BRPortuguês do Brasil
Pular para o conteúdo