Litoral Norte

O Litoral Norte contempla cenários paradisíacos, além das suas belas praias que são o destino mais procurado pelos gaúchos durante o Verão.

A região oferece experiências que podem ser desfrutadas em qualquer época do ano, como trilhas em meio à natureza, magníficas cachoeiras, dunas, morros, rios e lagoas.

Geoturismo

Dois municípios do Litoral Norte fazem de um projeto que busca o reconhecimento para o território como um Geoparque Mundial da Unesco, considerando a riqueza do patrimônio geológico e cultural desta região: é o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. A iniciativa resultou na criação do Georroteiro Cânions do Sul, um roteiro turístico ideal para quem deseja conhecer áreas em que as formações geológicas são os principais atrativos, associados à biodiversidade e à cultura da região.

O Georroteiro começa por Torres e Mampituba e percorre outros cinco municípios.

Informações completas sobre o Georroteiro podem ser obtidas no site:
www.canionsdosul.org/georroteiros

Estes locais estão temporariamente fechados para visitação em virtude das medidas de controle à pandemia, mas vale à pena colocar na sua lista de lugares para conhecer no momento adequado.

No Litoral Norte, o Georroteiro destaca os seguintes destinos:

Parque Estadual da Guarita, Torres

Além da paisagem impressionante com suas torres e falésias, o Parque é considerado uma verdadeira sala de aula a céu aberto para observar as formações geológicas que revelam importantes períodos da evolução
do Planeta e registros da separação dos continentes. Dentro do Parque, é possível fazer trilhas de intensidade média.

Visitando a Torre Sul, visualiza-se a Praia da Itapeva, a Praia da Guarita e a Torre da Guarita (onde não é possível subir). Na Torre Norte, diferentes trilhas levam até a Praia da Cal.

Selo de 20 anos da A.P.A Lagoa da Itapeva

Parque Estadual de Itapeva, Torres

O Parque está localizado a 10 km do centro da cidade. Esta visita precisa ser agendada previamente através do telefone (51) 3626 3561, pois a trilha educativa é guiada pela equipe do Parque.

A Unidade de Conservação possui uma rica biodiversidade. Neste passeio, observa-se o Bioma Mata Atlântica, flora, fauna, dunas e, ao final, o mar.

Veja mais detalhes na página oficial do parque clicando aqui.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Mampituba

Conhecida como a Cidade dos Vales e das Cascatas, Mampituba é acolhedora e surpreendente. Um dos principais atrativos do município, é o Santuário Nossa Senhora Aparecida. Para chegar até a imagem que fica no alto do morro, o acesso é por trilha em meio à mata, com escadarias e
passarelas, em escalada, considerada de alta intensidade.

Ao final da trilha, é o momento de se entregar à fé e à contemplação. Do mirante, avista-se os cânions da Serra Geral, Rio Mampituba e os vales do Rio de Dentro e Pedra Branca, paisagens de belezas indescritíveis.

Cachoeira dos Borges, Mampituba

Trilha de intensidade média por mata e cenário que convida a contemplar a flora e a fauna. No final, uma cachoeira deslumbrante.

O tempo estimado do passeio é de 4 horas com parada para descanso
e banho de cachoeira. A entrada na trilha deve ser agendada previamente.

Mais informações em www.cachoeiradosborges.com.br

Esportes

O Litoral Norte é um ótima opção de destino também para quem curte praticar esportes, especialmente, em meio à natureza, como caminhadas, corridas, ciclismo e esportes de aventura como voo livre e rapel. O litoral é perfeito também para os esportes de praia como beach tennis e beach soccer, com diversos eventos realizados ao longo do ano que atraem grande público.

Balonismo

O amanhecer ou entardecer em Torres fica ainda mais especial com balões cortando o horizonte. E para viver esta experiência incrível, contemplando a mais bela praia gaúcha lá de cima, você pode realizar um vôo de instrução, entrando em contato com as empresas de  alonismo locais para agendamento.

Importante lembrar que os voos são realizados em qualquer época do ano, não apenas durante o Festival Internacional de Balonismo

Gastronomia

Em Torres, a rota gastronômica junto ao Rio Mampituba reúne excelentes opções de restaurantes que tem frutos do mar como especialidade. A cidade conta também com outros restaurantes e pubs que oferecem pratos elaborados.

Em Mampituba, a culinária resgata memórias típicas do interior e revela experiências com o verdadeiro sabor da comida caseira, como almoço e café colonial em propriedades rurais.

Vale à pena entrar em contato com os restaurantes locais e agendar previamente.

Veja mais informações sobre atrativos turísticos, hospedagem e gastronomia aqui mesmo no Viva Torres ou no site oficial de Mampitba: www.mampituba.rs.gov.br

Skip to content