Litoral Norte

O Litoral Norte é uma região turística que contempla muitos municípios com diversidade de opções de lazer como turismo rural, turismo aventura, ecoturismo e outros. Além de belas praias, centros agitados e balneários tranquilos, a região é cheia de encantos e conserva importante Patrimônio Natural e Cultural.

A região oferece experiências que podem ser desfrutadas em qualquer época do ano, como eventos, história, cultura, trilhas em meio à natureza, magníficas cachoeiras, dunas, morros, rios e lagoas.

Geoturismo

Torres, Mampituba e Cambará do Sul fazem parte do Geopaqrue Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do SUL. A riqueza do patrimônio geológico e cultural da região levou a esta conquista que marca uma nova etapa no turismo do RS e sul de Santa Catarina.

O Geoturismo no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul oferece muitas opções de roteiros turísticos dentro do território sendo um destino ideal para quem deseja conhecer áreas em que as formações geológicas são os principais atrativos, associados à biodiversidade e à cultura da região.

Informações completas sobre o Geoparque e os Georroteiros podem ser obtidas no site: canionsdosul.org/georroteiros

Parque Estadual da Guarita, Torres

Além da paisagem impressionante com suas torres e falésias, o Parque é considerado uma verdadeira sala de aula a céu aberto para observar as formações geológicas que revelam importantes períodos da evolução do Planeta e registros da separação dos continentes. Dentro do Parque, existem várias opções de trilhas.

Visitando a Torre Sul, visualiza-se a Praia da Itapeva, a Praia da Guarita e a Torre da Guarita (onde não é possível subir). Na Torre Norte, diferentes trilhas levam até a Praia da Cal.

Parque Estadual de Itapeva, Torres

O Parque está localizado a 10 km do centro da cidade. Esta visita precisa ser agendada previamente através do telefone (51) 3626 3561, pois a trilha educativa é guiada pela equipe do Parque.

A Unidade de Conservação possui uma rica biodiversidade. Neste passeio, observa-se o Bioma Mata Atlântica, flora, fauna, dunas e, ao final, o mar.

Veja mais detalhes na página oficial do parque clicando aqui.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Mampituba

Conhecida como a Cidade dos Vales e das Cascatas, Mampituba é acolhedora e surpreendente. Um dos principais atrativos do município é o Santuário Nossa Senhora Aparecida. Para chegar até a imagem que fica no alto do morro, o acesso é por trilha em meio à mata, com escadarias e passarelas, em escalada, considerada de alta intensidade.

Ao final da trilha, é o momento de contemplação. Do mirante, avistam-se os cânions da Serra Geral, Rio Mampituba e os vales do Rio de Dentro e Pedra Branca, paisagens de belezas indescritíveis.

Cachoeira dos Borges, Mampituba

Trilha de intensidade média por mata e cenário que convida a contemplar a flora e a fauna. No final, uma cachoeira deslumbrante. Para a segurança dos turistas, os passeios devem ser acompanhados por condutor de turismo ambiental

O tempo estimado do passeio é de 4 horas com parada para descanso e banho de cachoeira. A entrada na trilha deve ser agendada previamente.

Mais informações em cachoeiradosborges.com.br

Balonismo

Torres é um destino turístico que continua se reinventando e oferecendo novos serviços e produtos turísticos. A cidade fica ainda mais bela quando vista de cima durante um voo de balão, por exemplo, em que o turista pode contemplar o azul do Oceano as Areias brancas das praias o verde das matas os espelhos das Águas da lagoa do violão da lagoa da Itapeva e lagoa do Jacaré os rochedos à beira-mar e as curvas do Rio Mampituba contornando este Belo município. Há muitas possibilidades de experiências e atividades esportivas que podem ser realizadas o ano todo.

O Festival Internacional de Balonismo é o ponto alto dos eventos de Torres e a próxima edição acontecerá de 27 de Abril a 1º de maio de 2023. Durante o evento a cidade se enche de cores de turistas e de pilotos de vários lugares do Brasil e do exterior que participam das competições e oferecem um espetáculo aos olhos dos visitantes. São mais de 30 edições em que a cidade oferece atrações apresentações artísticas e programação paralela.

Esportes

O Litoral Norte é uma ótima opção de destino também para quem curte praticar esportes, especialmente, em meio à natureza, como caminhadas, corridas, ciclismo e esportes de aventura como voo livre e rapel. O litoral é perfeito também para os esportes de praia como beach tennis e beach soccer, com diversos eventos realizados ao longo do ano que atraem grande público.

Esportistas encontram espaços ideais para a prática dos mais diferentes esportes como surf, kite surf, stand up, canoagem, ciclismo, paraquedismo, balonismo entre outros.

Gastronomia

A gastronomia faz parte do Patrimônio Cultural e pode ser apreciada pelos turistas tanto nos restaurantes de frutos do mar quanto nas deliciosas receitas e quitutes oferecidos nas propriedades do interior.

Em Torres, a rota gastronômica junto ao Rio Mampituba reúne excelentes opções de restaurantes que tem frutos do mar como especialidade. A cidade conta também com outros restaurantes e pubs que oferecem pratos elaborados.

No Turismo Rural, a culinária resgata memórias típicas do interior e revela experiências com o verdadeiro sabor da comida caseira, como almoço e café colonial em propriedades rurais.

pt_BRPortuguês do Brasil
Pular para o conteúdo