Artistas Locais

Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais a comunidade se expressa. A certificação dos artistas locais é também o reconhecimento do patrimônio imaterial local. O registro tem o viés não só de evidenciar e proteger a memória, mas também é de suma importância para o processo criativo e da documentação da linguagem artística local.

Através do decreto nº245/2018 estamos mapeando os artistas e as atividades culturais existentes na cidade e assim estamos montando um banco de dados, visando a proximidade e um rápido acesso aos artistas locais em conformidade ao Art.216-A da Constituição Federal.

REALIZE SEU CADASTRO NO FINAL DA PÁGINA

 
 

Leandro Ribeiro

Diretor teatral e professor oficineiro. Bacharel em Teatro – Direção Teatral pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela FAPA (Faculdade Porto-Alegrense), iniciou sua carreira profissional em 2008, mas desde muito cedo já ministrava oficinas de teatro para crianças e adolescentes. Como professor de teatro, atuou nos municípios de Mostardas/RS e Palmares do Sul/RS, até fixar residência em Porto Alegre/RS. Lá, atuou como oficineiro na Casa de Cultura Mário Quintana e também na Companhia de Arte, ambas referências de espaços culturais na capital gaúcha. Foi também professor substituto na Escola de Atores – TV e Cinema. Como diretor de teatro, atua ativamente desde 2008 e possui mais de dez espetáculos teatrais no currículo, a saber: Dois Perdidos Numa Noite Suja (Dramaturgia de Plinio Marcos), 2008/2009; A Aurora da Minha Vida (Dramaturgia de Naum Alves de Souza), 2009/2010; Docemente Pornográficos (Vários autores), 2009/2011; Pigmalião (Dramaturgia de George Bernard Shaw), 2011/2012; O Abajur Lilás (Dramaturgia de Plinio Marcos), 2011/2013; Macabéa (Inspirado em A Hora da Estrela, de Clarice Lispector), 2012; Navalha na Carne (Dramaturgia de Plinio Marcos), 2012/2014 e o maior sucesso de público: Projeto Secreto – A Gaiola das Loucas ou Drag Queens não Pagam Ingresso (Vários autores), que estreou em 2015 e ficou em cartaz por 8 temporadas. Leandro também é diretor de um espetáculo musical, também de absoluto sucesso na capital gaúcha: CALE-SE: As Músicas Censuradas pela Ditadura Militar, espetáculo musical que estreou em 2011 e ainda está em atividade, tendo feito temporada em Campo Grande/MS em 2016.
Atualmente com residência em Torres/RS, Leandro Ribeiro possui dois espetáculos em atividade: PROJETO SECRETO – A GAIOLA DAS LOUCAS OU DRAG QUEENS NÃO PAGAM INGRESSO e CALE-SE: AS MÚSICAS CENSURADAS PELA DITADURA MILITAR.

Teatro

Débora Fernandes

atua na produção de eventos, e nas pesquisa e editoração de livros
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Farol dos Ventos Casa do Poeta e Coletivo Café

Editor, Eventos, Pesquisa

Banda Industria Nacional

A Banda Indústria Nacional é uma banda baile de Torres/RS com 40 anos de tradição, de estilo eclético que abrange todo os gêneros musicais, tocando clássicos dos anos 70,80 até os sucessos dos dias atuais.
As apresentações são estruturadas de forma a garantir a diversão do público, cujo o foco é tornar uma noite especial com um espetáculo para pessoas de todas as idades.
Um pouco da historia da Banda Industria Nacional
Tudo começou no inicio dos anos 80 através dos irmãos João Luiz Pacheco, Kiko Pacheco, Beto Pacheco e Eliane Pacheco que com incentivo do seu pai Nelson Pacheco, que também foi músico nos anos 50 e 60, resolveram fundar a Banda Industria Nacional.
No início dos anos 90 a banda já obtinha um grande destaque na região e pode contar então com a integração de mais 4 irmãos, sendo eles: Adriana Pacheco, Cesar Pacheco, Marcos Pacheco e Paulo Pacheco.
Já com algumas mudanças em sua formação a partir dos anos 2000 a banda já contava com seu 1º álbum chamado “Náufrago” ganhando assim mais espaço no mercado entrando também em regiões do estado de Santa Catarina.
Em 2004 lançou seu 2º álbum chamado “Dance” onde algumas músicas se destacaram sendo a de maior ênfase a música “Um a Um” e foi nesse período que a banda alcançou novos horizontes, percorrendo toda região sul do pais.
A partir do ano de 2007 com o lançamento de outras músicas de sucesso como “Ta faltando só vc” e “Pra vc bye bye” foi lançado o seu 3º álbum chamado “Na balada” já consolidando sua importância no cenário artístico. No ano de 2013 a banda lançou seu 4º álbum chamado “Essencial” contando com músicas inéditas e regravações de sucesso.
Hoje a banda está em sua 4ª geração, completando 40 anos de muita música e história.

Canto, Intérprete, Música, Produção musical, Shows

José Nilton Teixeira

Natural de Torres. Poeta, radialista e Funcionário Público Estadual Aposentado. Como agente cultural, lidera o Grupo de poetas “Café com Poesia” e edita a publicação “Poesia de Bolso” a qual já publicou mais de 10 autores diversos.
Começou a escrever aos 18 anos, na mesma época em que ingressou como locutor na Rádio Maristela. Com seus poemas que falam sobre as coisas da natureza e sobre o amor com muita peculiaridade, apresenta Recital Poético sozinho ou acompanhado de poetas do Coletivo Café com Poesia.
Suas publicações:
POEMETOS (1985);
SONHOS DE VERÃO (1992);
POEMAR (co/autor 1993);
MARESIA NOTURNA (1997),
POEMAS ADOLESCENTES (2008)
TATUAGENS (2013)
BAÚ DE MEMÓRIAS (2017)
e participou de várias antologias poéticas.
Foi o Anfitrião da 8ª Feira do Livro de Torres, em setembro de 2008.
Foi integrante do Grupo: Mesa de Bar, que une música e poesia em suas apresentações (mesadebar.wix.com/torres)Coordenador Geral da Rádio Cultural FM de Torres-RS.
( http://www.culturalfm.com.br )
– Presta serviços de Mestre de Cerimônias e Locução publicitária pela internet
( http://www.niltonlocutor.com.br )

Literatura, Locução, Poesia, Shows

Marcia Sawitzki

Nas minhas produções cerâmicas busco inter-relacionar elementos de várias culturas, construindo através dessas misturas o meu próprio imaginário artístico. Uso a argila como material expressivo e em algumas produções agrego outros elementos como o ferro e o vidro.
Participei de varias exposições coletivas , individuais e Salões de Artes no Brasil e exterior.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – ACERGS

Artes Plásticas, Escultura Cerâmica

Luz & Aroma

Fabricação de velas artesanais, pintura em gesso, telhas decorativas, e produtos exotéricos.

Artesanato

Elis Cardoso

A mais de 20 anos atuando e levando o nome da cidade e região a vários lugares no estado e fora dele… Participou de diversos eventos importantes atinente a música, festivais e programas de TV.

Canto, Ensino musical, Eventos, Produção musical, Shows

Ico – Francisco Miguel Nogueira Fort

Sou Francisco mais conhecido como Ico trabalho com artesanato a 25 anos mudei para torres esse ano, sou natural de Uruguaiana.

Artes Plásticas, Artesanato, Escultura Cerâmica, Macramê

Flaucine

Há quase 10 anos iniciava a vida profissional na área da fotografia. Ao longo dos 10 anos participou de quase 5mil eventos, se tornando especialista em casamento, 15 anos, clipes de banda, transmissão ao vivo, ensaios fotográficos, Book.

Artes Visuais, Fotografia

Fabrício Teixeira

Músico multinstrumentista, compositor, vocalista da banda Aruêra.

Canto, Instrumentista, Intérprete, Música, Shows

Violinista Leandro Cavalari

Graduado em Licenciatura em Música, e estou no mercado desde 1995, hoje sou violinista toco em vários setores da cultura, e também particulares.

Ensino musical, Eventos, Shows

Geminia de Nazareth Martins Antunes

Exposição na rua em 1992 em torres
Temporada de 1993 exposição na praça xv
1994 a 1996 exposição na feira de camelos e artesãos na rua Itapeva
1997 exposição na beira mar feira informal
Idealizadora da feira e representante dos artesãos de torres de 1997 a 2013
2014 a 2016 feira da economia solidária
2017 a 2018 atelier da naza 2019 a 2020 casa da terra
2020 atelier da naza.

Artes Plásticas, Artesanato

ALEXANDRE TURATTI DE ROSE

Atuo na área de pintura a óleo e acrilico desde 1990 e pintura em aquarela desde 2018.

Artes Plásticas, Pintura

Marilia Gomes Bressan

Peças em MDF, crochê, cerâmica, gesso, tecidos

Artesanato

CASTLE MAGIC HENDRIX TRIBUTO

Carlos Fernando Santos Kinsiona – Banda formada no ano de 2016 com a missão de tocar os clássicos de JIMI HENDRIX
@tedywillians:guitarra @carloskinsiona:baixo @rodrigocarpes :bateria

Música, Shows

Celso Jardim

Instrumentista, cantor, compositor, arranjador, professor.

Canto, Educação, Instrumentista, Intérprete, Música

Orianna – Daiana Bauer Machado

Meu nome é Daiana, criei a Orianna para levar todo o meu amor por artesanato para outras mulheres que querem um momento relaxante. Minhas velas são feitas com cera vegetal, pavio de algodão, em potes de vidros reutilizáveis. São livres de parafina, não agridem a saúde e nem ao meio ambiente. Todos os processos são feitos por mim, desde as velas, até a criação das etiquetas e embalagens, tudo pensando no meio ambiente e no destino de todos os materiais. Iniciei em janeiro de 2021 e sou extremamente feliz e apaixonada pelas minhas criações.

Artesanato

Nilsa Terezinha Farias da Hora

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia, ministrei cursos para Frente Emergencial de Trabalho (oficinas de confeitaria e ética no trabalho para empregadas domésticas) através da COOTAV (Cooperativa Trabalhadoras Vitoriosas), a qual fui fundadora, presidente e vice-presidente. Atualmente, realizo oficinas de artesanato, costura, marcenaria e percussão com enfoque em saúde mental.

Artesanato

Diego Gierolett

Artista desde muito cedo, natural da cidade de Torres, gravei meu primeiro disco em 2010, com 20 anos de idade, toquei e fiz parte de apresentações com o conhecido cantor Torrense Cláudio Romário. Em 2014 lancei um conto em uma editora independente e em 2016 escrevi o livro \”Por outros caminhos\”, uma história espiritual e de auto ajuda. Atualmente faço lives com as principais músicas do meu disco e outros singles que lancei posteriormente, além de canções de outros artistas mensalmente em minhas redes sociais devido a questão da pandemia. Meu livro está disponível na amazon em versão digital e meu conto \”A garagem\” na versão física no site Clube de autores.

Canto, Intérprete, Literatura, Shows

Flávia Chaves

Trabalho de mosaico com diferentes materiais, no conceito de reutilização criativa. Realizo quadros, painéis e instalações.

Artes Plásticas, Mosaico

Realize seu cadastro utilizando o formulário abaixo:

Tipo de cadastro*
Nome completo*
Nome artístico*
Razão Social*
Nome fantasia*
Data de Nascimento*
CPF*
RG*
Email*
Telefone*
Endereço de redes sociais
CNPJ ou Registro Federal / Estadual
Possui NF?*
Endereço Completo*
Bairro*
Área de atuação*
Breve histórico / apresentação*
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação?*
Nome da banda, grupo, coletivo ou associação*
Foto do grupo / banda / peça / etc*
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 5 arquivos, com até 3Mb cada (formato .jpg ou .png)
Logomarca, se disponível
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 1 arquivo, com até 3Mb (formato .jpg ou .png)
pt_BRPortuguês do Brasil
Pular para o conteúdo