Artistas Locais

Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais a comunidade se expressa. A certificação dos artistas locais é também o reconhecimento do patrimônio imaterial local. O registro tem o viés não só de evidenciar e proteger a memória, mas também é de suma importância para o processo criativo e da documentação da linguagem artística local.

Através do decreto nº245/2018 estamos mapeando os artistas e as atividades culturais existentes na cidade e assim estamos montando um banco de dados, visando a proximidade e um rápido acesso aos artistas locais em conformidade ao Art.216-A da Constituição Federal.

REALIZE SEU CADASTRO NO FINAL DA PÁGINA

 
 

Orianna – Daiana Bauer Machado

Meu nome é Daiana, criei a Orianna para levar todo o meu amor por artesanato para outras mulheres que querem um momento relaxante. Minhas velas são feitas com cera vegetal, pavio de algodão, em potes de vidros reutilizáveis. São livres de parafina, não agridem a saúde e nem ao meio ambiente. Todos os processos são feitos por mim, desde as velas, até a criação das etiquetas e embalagens, tudo pensando no meio ambiente e no destino de todos os materiais. Iniciei em janeiro de 2021 e sou extremamente feliz e apaixonada pelas minhas criações.

Artesanato

Daniel Silvano Silveira

Sou músico, intérprete dos anos 80/90. Já interpretei os seguintes ritmos: pop rock, samba, pagode, MPB, sertanejo e músicas dos anos 80 e 90. Faço cover.

Intérprete

Quértina Heitor Elz

Quértina e Léli

Traz uma mistura dos ritmos brasileiros e latinos numa pegada underground. Releem clásicos e já caminham com músicas próprias.

Shows formato dupla, trio e banda.

Entre em contato pelo fone 51996458713 para mais informações.

Música

Cezar Vieira

Atuo na música desde 1974. Bandas de baile, shows, festivais. Estilos, todos de baile e festivais gaúchos. Compositor, já tendo várias músicas premiadas e gravadas. Atuei por vários anos nas Bandas locais: Karisma e Fórmula 1. Atualmente, na nova edição do Fórmula 1,
apresentações em eventos, jantares e shows, mostrando um repertório voltado aos maiores sucessos das décadas de 70 e 80.

Canto, Eventos, Instrumentista, Intérprete, Música, Shows

Carlos Alberto Manzoni Haide

Atuando desde 1974 no ramo do artesanato, passando por diversas matérias primas, couro, metal, osso, chifre estando a trinta anos trabalhando com prata e pedras naturais. Participei de alguns movimentos no setor como a fundação e até hoje participante do Brique da Redenção e da Feira de Artesanato do Sábado em Porto Alegre, Expointer, da Feira latino Americana, da Feira do Artesão de Torres entre outras.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Torresart

Artes Plásticas, Artesanato

Marcos Amaral – Bueno Quarteto

Envolvido com a música a mais de 20 anos, fazendo parte de bandas de gênero sertanejo e gaúcho.. Atualmente, projetos em andamento com grupo gaúcho Bueno Quarteto, Marcos Amaral e Diego Martins nos bares da cidade.

Canto, Eventos, Intérprete, Produção musical, Shows

Samuel Rodrigues

Desde pequeno eu ja era interessado a ser musico, pois vivi em um ambiente familiar cuja a musica predominava em a minha criação. Sempre fui interessado a ser musico, sou autodidata aprendi a tocar violão observando amigos, pesquisando na internet e vendo vídeos. Meu pai ja foi musico, tocava em CTGS musicas tradicionais do RS, mas também gostava muito de tocar samba e alguns rock, foi onde eu me identifiquei com certos artistas e compositores. Na minha adolescência eu sempre toquei nos eventos de artes que a minha escola fazia, com a ajuda de um grande amigo acabei criando uma banda Sea of People. Hoje toco em alguns lugares com a banda e também solo.

Música

Paulo Abenzragh

Trabalho com materias recicláveis e xilo gravura. Reaproveitando diversas formas de produtos

Artes Visuais

Marilia Gomes Bressan

Peças em MDF, crochê, cerâmica, gesso, tecidos

Artesanato

João Leonardo lucchese

Músico e compositor a mais de 20 anos, aos 14 anos se dedicava a vários instrumentos ao mesmo tempo, com a intenção de ter uma ferramenta para se expressar artisticamente, mas teve sua primeira apresentação como vocalista de uma banda aos 17 anos no projeto rock ação, um projeto que ajudava a revelar novos artistas em Torres, Desde então vive de fazer apresentações nos bares da cidade e na região metropolitana, com projetos acústicos e bandas.
Sua primeira banda autoral chamada “o curinga” já tocou em grande rádios do estado como “rádio Atlântida”, “pop rock”, “Ipanema”. Participaram de programas como: jornal do almoço, tele domingo, radar tve. Hoje se dedica ao mais novo projeto chamado “sr. Quase”. Já lançou 2 EPs nas plataformas digitais e 3 clipes no YouTube, está preparando o seu mais novo álbum para junho de 2024.

Música

Estúdio Paula Schreck Dança & Movimento

graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA (1999), Pós Graduada em PERSONAL TRAINER PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS, na Universidade Luterana do Brasil, Ulbra Torres (2012), Extensão Universitária em Dança, PUCRS (2002). Atualmente proprietária do Estúdio Paula Schreck Dança e Movimento, na cidade de Torres onde atua como professora e Coreógrafa de Dança. Ministra aulas de Danças Urbanas, Danças de Salão, FitDance, FitDance Kids e Teen, PoleEsporte e Coreografias Temáticas e Personalizadas para festas e eventos.
Como Coreógrafa já foi premiada inúmeras vezes em grandes festivais como Bento em Dança, Santa Catarina em Dança, Porto Alegre em Dança, Dança Comigo Torres e outros. Há 21 anos no mercado, especializou-se com grandes nomes da Dança como Carlinhos de Jesus, Marcelo Chocolate, Octavio Nassur, Tatiana Sanches, André Pires, Alexandre Bianchini, entre muitos outros.

Dança

DHAI MAUS

Artista plástica, atriz, percussionista, Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS,
escritora com várias obras publicadas, Astróloga védica, com diversas vivências na Índia,
pesquisadora de arte e cultura mundial, digital influencer e criadora de conteúdo, com experiência
na gestão de pessoas. Proprietária do ESPAÇO CULTURAL e PONTO DE CULTURA Auto
declarado Cabana das Artes, em São João do Sul – SC.
Participou da Gravação do primeiro EP da Percussão de Família, projeto autoral de seu esposo,
Raoni de Oliveirae, “tocando “telas de tinta” e demais utensílios inusitados. Idealizadora do
Espetáculo “A fuga da escrava exemplar” e “Muitas mulheres, o mesmo grito”, obras baseadas em
suas poesias autorais, contendo exposição de suas obras, com participação de Raoni de Oliveira,
criando temas percussivos. As quais apresentaram em vários saraus na Região Metropolitana de
Porto Alegre RS.
Dhai Maus é portadora da Doença de Parkinson, quando aos 33 anos teve o diagnóstico precoce da
doença. Submetida ao implante craniano para controle de espasmos decorrentes da doença,
passou a pintar em telas, expressando sua arte a partir de então.

Artes Plásticas, Literatura, Teatro

Espelho do Céu – Janaina Shalon Sanchez

Peças de decoração com energia e propósito , esse projeto nasceu para poder expressar minha criatividade e expandir meus sentimentos em um processo de cura e transformação do meu ser .
Tudo feito a mão com muita conexão , amor e carinho , trazendo a esperança através dos arco íris e suas cores e desvendando a arte milenar do macramê entre os nós e toda a energia canalizada pelas minhas mãos em cada peça assim eu me permito fluir e ir desvendando os mistérios do invisível , pois sentir antes de pensar tem sido o melhor aprendizado de todos .

Artesanato, Macramê

Belaisa / Sereia Cartonera

@sereiacartonera é um projeto que tem por objetivo estimular o acesso a literatura e a escrita e realiza isso com sua produção manual de cadernos, além de também realizar oficinas de escrita criativa com produção de cadernos cartoneros. Uma proposta de Isabela Luduvichack (Brasília, DF), estudante, empreendedora e multiartista que veio fazer morada em Torres. Quando morava em Brasília fez parte de vários coletivos culturais, entre eles o Coletivo Ipê e o Coletivo Avá, que após muita articulação se tornou uma editora independente, a Avá Editora. Dentro da editora avá ainda é colaboradora e realiza atividades formativas em grupos de estudos que estimulam a escritura e a leitura literária para o aperfeiçoamento humano e social.
Hoje se dedica ao seu projeto emergente Serei a Cartonera, que por enquanto só vende cadernos artesanais e cartoneros.
O termo \’cartonero\’ vem do espanhol \’cartón\’ e significa papelão. Cartoneras são as mulheres que recolhem recicláveis, principalmente o papelão, nas ruas de Buenos Aires, local onde nasceu o Movimento Cartonero.
A partir desse movimento, o livro tradicional passa a ser reinventado e uma nova possibilidade de publicação ganha espaço.
No lugar de uma produção em série, com capas padronizadas e feitas por maquinários, a primeira editora cartonera faz surgir o conceito de livros artesanais e exclusivos. \”Mucho más que libros!\”, como diz o slogan da Eloísa Cartonera.
Ao utilizar o papelão como principal matéria-prima para a confecção de capas, tais publicações independentes passam a ser impressas em pequenas gráficas, e suas capas feitas de papelão, geralmente reciclado, são pintadas uma a uma.A originalidade do livro-caderno cartonero consiste, tanto no cartão, suporte utilizado para elaborar as capas, como na intervenção plástica que nelas acontece, e são as diferentes técnicas, o que lhes confere uma «aura».
Através do papelão e do fazer cartonero, damos vida a livros-cadernos de forma orgânica, passeando por linguagens, explorando materiais, brincando e dando espaço à imaginação com cores, recortes, tecidos e texturas.
Através do fazer cartonero e dos cadernos que produzo eu proponho para as pessoas um novo olhar sobre suas histórias, suas memórias buscando sempre dar voz a cada uma de suas expressões artísticas. Acreditamos que cada pessoa possua uma história para contar, seja desenhando, escrevendo ou pintando.
E com nossos livros-cadernos as experiências ganham voz e forma.
Serei a Cartonera é o início de um projeto que se tornará uma editora independente. O universo cartonero tem muitas possibilidades, e uma delas é mostrar que cada um tem o direito de escrever sua história e imprimir ela no mundo.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Avá Editora (DF)

Artes Plásticas, Artesanato, Editor, Educação, Literatura

Amante da Costura Sewlover

Técnica Têxtil
Tecendo arte com fios e retalhos

Artesanato em Crochê, Artesanato-Patchwork

João Gustavo Cavalheiro Boll

Formando em Realização Audiovisual pela Unisinos. Dirigiu seu próprio curta “Sou Eu, Mãe” além da participação em diversos projetos de cinema, variando em áreas como direção de arte, animação e produção. Já fez projetos para bandas como Cardamomo e Claudio Levitan, além de possuir experiência com freelancing de stopmotion internacional, além de vários trabalhos de animação independente stopmotion.

Audiovisual, Cinema

Artesanato Rioplatense – Nora del Carmen Escobar

30 anos de atuação, trabalhando com solda e moldagem na alpaca e prata em cuias de porongo
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Torresart

Artesanato

Felipe Matos

Livro Eu e a fresta da janela do meu Quarto
Classificação nas 3 antologias.
Relevância a a Antologia: 1001 poetas da casa Brasileira do Livro com a poesia “O jovem e a trilha”

Literatura, Poesia

Melissa Rosenthal da Costa

Sou cantora e musicista toco violão e ukulele atualmente dou aulas de música em Porto Alegre Cidade onde vivia me fiz muitos shows com minha irmã Ju Rosenthal e meu cunhado Elias Barbosa com repertório de samba e choro também dei aulas de música em várias escolas de música de Porto Alegre e a última delas foi a Espaço Arte Musical.

Música, Produção musical

Luz & Aroma

Fabricação de velas artesanais, pintura em gesso, telhas decorativas, e produtos exotéricos.

Artesanato

Realize seu cadastro utilizando o formulário abaixo:

Tipo de cadastro*
Nome completo*
Nome artístico*
Razão Social*
Nome fantasia*
Data de Nascimento*
CPF*
RG*
Email*
Telefone*
Endereço de redes sociais
CNPJ ou Registro Federal / Estadual
Possui NF?*
Endereço Completo*
Bairro*
Área de atuação*
Breve histórico / apresentação*
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação?*
Nome da banda, grupo, coletivo ou associação*
Foto do grupo / banda / peça / etc*
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 5 arquivos, com até 3Mb cada (formato .jpg ou .png)
Logomarca, se disponível
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 1 arquivo, com até 3Mb (formato .jpg ou .png)
pt_BRPortuguês do Brasil
Pular para o conteúdo