Artistas Locais

Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais a comunidade se expressa. A certificação dos artistas locais é também o reconhecimento do patrimônio imaterial local. O registro tem o viés não só de evidenciar e proteger a memória, mas também é de suma importância para o processo criativo e da documentação da linguagem artística local.

Através do decreto nº245/2018 estamos mapeando os artistas e as atividades culturais existentes na cidade e assim estamos montando um banco de dados, visando a proximidade e um rápido acesso aos artistas locais em conformidade ao Art.216-A da Constituição Federal.

REALIZE SEU CADASTRO NO FINAL DA PÁGINA

 
 

Arinês Jacques

Musicista; Apresentação em eventos diversos com voz e violão, piano e violino, canto clássico lírico e popular nacional e internacional.

Canto, Eventos, Instrumentista, Shows

Casa do Poeta de Torres

Promover a linguagem da poesia e literatura através do programa Farol Literário via web, e grupos de estudo, bem como a promoção do encontro de autores Farol Literário que irá para sua quarta-edição.

Literatura, Poesia

Franklin Rosa

Fotógrafo por paixão, atuando na área a 5 anos, fazendo o que mais amo, não trabalho um dia sequer!

Fotografia

Ico – Francisco Miguel Nogueira Fort

Sou Francisco mais conhecido como Ico trabalho com artesanato a 25 anos mudei para torres esse ano, sou natural de Uruguaiana.

Artes Plásticas, Artesanato, Escultura Cerâmica, Macramê

Inaudi Ferrari

O cantor, compositor e Ativista Cultural Inaudi Goulart Ferrari é natural de Uruguaiana. Nasceu em 22/10/1963, casado, Funcionário Público Federal aposentado e reside em Torres há vinte e seis anos, lugar que considera como sua terra de Coração
– Possui sete trabalhos gravados. Começou a compor e a cantar no início dos anos oitenta fazendo do amor e da vida urbana seus temas favoritos. Participou de vários festivais e fez shows em várias cidades. Foi professor de violão no SESC Uruguaiana no ano de 1993 e 1994.
– Atuou como coordenador de eventos da Rádio Cultural FM, de 2007 até 2013, onde também apresentou o Programa “O Clube da Poesia”.
– Foi Coordenador de Eventos da Rádio Maristela de 2013 até 2016 e coordenador de eventos da Guarita Web Radio em 2019. Atualmente é Coordenador de Eventos da Radio Cultural FM
– Participou da antologia “Vozes do Mar” da Casa do Poeta do Passo de Torres/SC. Lançou o livro “Quatro Vidas e Um Sonho” em parceria amigos. – Fez parte do grupo “Mesa, Bar e Cia” atuando como cantor, compositor e instrumentista.
– Fez parte do Projeto Poético Musical Autoral “Vozes Arteira” Juntamente com Nilton Teixeira e Otávio Duarte. Atuando como Compositor e vocalista.
TRABALHOS AUTORAIS GRAVADOS:
– Muito Prazer – 1993 – Produção FCS estúdio em Uruguaiana – RS com Apoio do SESC RS.
– Entre Sonhos e Sons – 1996. GENS Produções Porto Alegre. Gravado em Uruguaiana nos estúdios FCS.
– Nova Face- 2000 – Produzido no Estúdio A em Torres/RS
– Para ser Eterno – Produzido em 2003 no estúdio FCS Uruguaiana RS.
– Perfil- Remixado em 2008 nos estúdios da Rádio Cultural FM em Torres.
– Cifras – 2012 – Trabalho que teve os arranjos de Alencar Policarpo e foi lançado em Brasília.
– Vozes Arteiras – Trabalho gravado em 2015 mesclando poesia e música em parceria com o Poeta José Nilton Teixeira.
– Tempo Três- Gravado em 2017.
É o autor do Hino do Festival Internacional de Balonismo de Torres – “Reggae do Balão”.
Idealizador juntamente com Roseli Nery Ferrari de Projetos Culturais e Educacionais tais como: Poesia na Escola, Fest Torres da Canção EstudantiL e Fest Cine Estudantil.
CINEMA
– Atuou no Filme TUDO É ROCK NA ALDEIA, de Cláudio Romário, o que despertou o interesse na área cinematográfica. Realizando a partir daí alguns roteiros para produção de filmes e documentários.

Canto, Compositor, Instrumentista

Felipe Longhi

Compositor, intérprete e produtor musical de filmes como Porto dos Mortos (2010), que é considerado o primeiro longa-metragem de zumbis a ser produzido no Rio Grande do Sul,
e o curta-metragem Another Empty Space (2015), ambos dirigidos por Davi de Oliveira Pinheiro. Em 2023, realizou a trilha para o curta-metragem Reconcile, dirigido por Gabriela Matarazzo em Los
Angeles. No ano de 2020, compôs e produziu a trilha musical da série dramática de ficção científica A Bênção, dirigida por Davi de Oliveira Pinheiro e Emiliano Cunha, e exibida pela Globoplay e pelo
Canal Brasil. Além do trabalho com música, Felipe é roteirista e trabalhou em funções como a
co-criação da série Pé na Porta, veiculada em 2007 pela RBS TV, a elaboração de roteiros para o
curta-metragem Árvore (2018) e para a série Paralelo 30, exibida em 2019 no canal Prime Box
Brazil. Atualmente, finaliza a trilha musical do curta-metragem Tudo que Resta, com direção de Davi
de Oliveira Pinheiro, e se prepara para estrear na direção com um curta que será filmado nas praias de Torres.

Intérprete, Produção Cultural, Produção musical

Vinícius Pacheco

Músico e compositor há 15 anos. Faço apresentações com minha dupla (Guilherme e Vinicius) por todo o sul do país tocando músicas covers e de autoria própria. Mais de 20 hits gravados e alguns de destaque como “Estrela” (com clipe gravado na praia de Torres), arrocha na novinhas e golf sapão (com mais de 1 milhão de downloads no palco MP3). Apresentações em casa de show como Woods (Porto Alegre), Fields (Florianópolis), e shows gigantes como o do réveillon de Torres para mais de 400 mil pessoas.

Canto, Intérprete, Música, Shows

Boneca Arteira

Apaixonada por Bonecas de pano, ministrei curso de Patchwork e bonecas por seis anos.

Artesanato, Educação

Pedro Rocho

Pintor de quadros

Artes Visuais

Amante da Costura Sewlover

Técnica Têxtil
Tecendo arte com fios e retalhos

Artesanato em Crochê, Artesanato-Patchwork

Ines Rosenthal

LINHA DO TEMPO
1996 – Exposição do Livro, “Palavras Imagéticas”, na 42ª Feira do Livro da Praça da Alfândega – POA/RS – com tarde de autógrafos.

1996 – Primeira Exposição de Pintura e Gravuras e lançamento do Livro de Poesias, “Palavras Imagéticas”, no Solar dos Câmaras em Porto Alegre.

1996 – Exposição de Pinturas, Gravuras e Lançamento do seu Livro de Poesias, “Palavras Imagéticas”, no Centro Municipal de Cultura em Gramado.

1997 – Realizou Exposição em Pelotas/RS e Lançamento do seu Livro de Poesias: “Palavras Imagéticas”, na Casa de Cultura Simões Lopes Neto, onde foi homenageada pela Academia de Letras de Pelotas.

1997 – Exposição na cidade de Rio Grande no Hospital Universitário com doação de gravuras para o setor de maternidade.

1997 – Exposição na 1ª Feira do Livro Judaico, com amostra de Pintura a óleo de temática Judaica, no Centro Israelita de Porto Alegre.

1998 – Exposição de Pintura, Gravura e Poesia em comemoração aos 50 anos do Estado de Israel, na sede da Sociedade Israelita em Porto Alegre.

1998 – Exposição de Temática Religiosa em Comemoração ao Ano Novo Judaico, na Sinagoga SIBRA em Porto Alegre.

1998 – Exposição de Pintura, Escultura, Gravura e Poesia na Assembleia Legislativa do RS. Um grande acervo em esculturas pinturas desenhos com técnica mista.

1998- Exposição de Pinturas no Clube da Hebraica de Porto Alegre- RS.

1998- Exposição de Pinturas na Câmara Municipal de Porto Alegre-RS.

1999 – Exposição no Espaço Cultural Henrique Bertazo, da Livraria do Globo, em Porto Alegre, (comemoração a Páscoa Judaica).

1999 – Exposição de Pintura, Escultura, Gravura e Poesia na Galeria de Arte Hebraica em São Paulo/SP. Fazendo parte do catálogo da galeria, entre vários artistas renomados de todo o país

2000- Viaja para Israel.

2000- Começa a estudar e se aperfeiçoar técnica violino

2001 – Exposição de Pinturas na Paróquia Santo Antônio em Porto Alegre/RS, “O Céu na Terra”.

2001 – Exposição no atelier da Comunidade Hebraica em Porto Alegre/RS

2002-Exposição Globo News – online em todos os Países

2002 – Exposição no Espaço Cultural do Instituto Cyro Martins em Porto Alegre/RS.

2OO3- Inauguração do Instituto de Artes Plásticas Ines Rosenthal -Hebraica -RS com a apresentação do Coral Kalanyot

2004- Ingressa no curso técnico de música, na prática de instrumento violino, em São Leopoldo na EST, Rio Grande do Sul.

2005 – Exposição de Pinturas – Titulo- “Luz do Feminino” o eterno poder .Uma grande retrospectiva de Pinturas, gravuras e esculturas, no Memorial do Rio Grande do Sul, cidade Porto alegre.

2008- Formatura com Recital de violino na EST , apresentando no repertório Cantata nº147 de Bach, Sonata de Mozart, Concerto A menor de Vivaldi de Vivaldi , Concerto de Seitz, acompanhada por Ana Althoff ao piano e na segunda parte do programa, músicas MPB acompanhada por minhas filhas Mel e Ju , ao violão e cavaco

2008 – Exposição Itinerante lojas da San Marino Fiat em Porto Alegre ,Pelotas e Gravataí e realizando uma interferência artística em arte digital, nos carros test drive do novo stilo lançamento da Fiat.

2008 – Exposição “No Caminho do Mouse”-Arte Digital de Inês Rosenthal em outubro na Sala Antonio Caringi na Prefeitura de Pelotas. Exposição com vernissage com recital de violino, acompanhada de suas filhas, Mel ao violão e Ju ao cavaco.

2009 – Exposição “No Caminho do Mouse” – Arte Digital de Inês Rosenthal em março na Sala Augusto Meyer na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre (https://www.youtube.com/watch?v=G7A_0W2TuDY&list=FLLcp-79zZyrMLjxSWd3NSbg&index=7) encerrando a exposição com recital, Inês ao violino, Ju ao cavaco, Mel ao violão e Fabrício ao piano.

2010-2011- Começa a participar do Masterclass e festivais de música

2012- Amostra coletiva do acerco da SECULT em Pelotas, com arte digital

2012- Exposição coletiva Galerias Contemporâneas no Museu do LOUVRE em Paris.

2012- Ingresso na UFPEL, Curso superior em música. Bacharelado em violino.

2013-2014-2015-2016- Orienta aulas de Teoria e percepção musical e aulas de violino no seu ESPAÇO ARTE MUSICAL Porto Alegre

2016-2017- 2018- Orienta aulas de Teoria e percepção musical e aulas de desenho. Retorna aos RETRATOS por encomendas

2018 – Orienta aulas de violino, teoria e percepção musical, e continua retratando em linguagem figurativa-expressionista.

2018- Realiza um grande e lindo trabalho na criação da arte do CD “Todo Amor” de sua filha Ju Rosenthal onde ilustra o álbum desde a capa e as letras das músicas em arte digital desenho com o mouse.

2018 – Participa do CD Todo Amor de Ju Rosenthal com seu violino na música na Ponta dos Pés letra de sua autoria. (poesias que estão no site http://poesiasilustradasinesrosenthal.blogspot.com/ e que foi musicalizada por Ju Rosenthal.

2022- Exposição no Dia Internacional da Mulher no Museu Histórico de Torres , Exposição com Recital

2O22 – INAUGURAÇÃO DA CASA CULTURAL INES ROSENTHAL com Recital e Exposição do Acervo de suas Obras de Arte . Um marco na Cultura da Cidade de Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul.

Artes Plásticas, Ensino musical

Dalpiaz

Nos anos oitenta começou a desenhar a bico de pena inspirado em motivos gauchescos. Participou em 1990 de uma exposição de artistas plásticos em Osório.
Em 1992 passou a pintar em óleo e acrílico, desde pinturas clássicas a abstratas. Em 1993 fez um curso com o saudoso artista plástico SOBRERA, uruguaio radicado por vários anos em Torres, com o qual aprendeu várias técnicas e direcionou seu trabalho.
Em 1994, comprou parte do CENART e passou a ministrar cursos de pintura a óleo e acrílica até a venda de sua parte do negócio. Teve duas obras selecionadas no primeiro salão de arte de Torres na semana de arte 3ª. Arte em Torres em Novembro de 1995.
Participou nos anos 90 de diversas exposições na cidade de Torres e em Porto Alegre no Bradesco Moinhos. Participou ativamente do movimento que promoveu a semana de arte em Torres e das atividades realizadas neste período.
Em Agosto de 2014 promoveu uma exposição individual no espaço Cultural Ten Caten em Torres. Também neste mesmo ano, em Outubro, participou da Fazendarte XII Mostra Sefaz, uma exposição coletiva promovida pelo SEFAZVIDA, Secretaria da Fazenda do Estado do RS.
Participa e promove a arte como forma de lazer e cultura.
Hoje mantém um atelier onde expõe suas obras e ensina sua arte à principiantes na cidade de Torres.

Artes Plásticas

Felipe Matos

Livro Eu e a fresta da janela do meu Quarto
Classificação nas 3 antologias.
Relevância a a Antologia: 1001 poetas da casa Brasileira do Livro com a poesia “O jovem e a trilha”

Literatura, Poesia

Ana Gabriela Scheffer Leal

cantora solo, com um repertório bem eclético, para agradar a todos! Músicas para ouvir e par dançar!

Música

Banda Dirty Mind

A banda Dirty Mind se formou em Torres em meados de 2009 e segue em atividade até hoje na cidade e na região, onde mistura um show de rock autoral com covers de clássicos absolutos do rock, de bandas como Kiss, Bon Jovi, Guns n’ Roses, AC/DC, Scorpions e Aerosmith. Durante todos esses anos a banda sempre se apresentou em diversos bares e festivais, já tendo tocado em aberturas importantes de shows no palco principal do Balonismo, bem como outros eventos de diversas magnitudes.

Os integrantes da banda são os seguintes:
– Alceu K (guitarra e vocal);
– Willian Machado (guitarra e vocais de apoio);
– Bruno ‘Breno’ Selau (baixo e vocais de apoio);
– Leonardo Pinho (bateria).

Em 2023 a Dirty Mind completou 10 anos de lançamento de seu primeiro disco de músicas autorais, Livin’ on the Road (https://www.youtube.com/watch?v=ztD830SEu_M&t=6s), criando seu novo show, ‘Dirty Mind 10 Anos’, com canções clássicas do rock e canções autorais da banda.

Música

Mara Corrêa

Me interessei pelos trabalhos e aprendi primeiro na internet, logo fiz vários cursos online.

Artesanato

Luciana Schaly – Luciana Schaly Inacio

Graduação na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Pós Graduação em Universidade Bagozzi. Atuando desde 1998 em escolas estaduais e desde 2012 em escolas do município na disciplina de arte.

Artes Plásticas

JB Batista

Comecei na música em 1985 no Festival Torrense da Canção, vencedor na música \”Amazônia\”, como Melhor Música e Melhor Intérprete. Até hoje realizo apresentações junto ao JB Trio, fechando 40 anos de música.

Canto, Intérprete, Música, Shows

Estúdio Paula Schreck Dança & Movimento

graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista IPA (1999), Pós Graduada em PERSONAL TRAINER PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS, na Universidade Luterana do Brasil, Ulbra Torres (2012), Extensão Universitária em Dança, PUCRS (2002). Atualmente proprietária do Estúdio Paula Schreck Dança e Movimento, na cidade de Torres onde atua como professora e Coreógrafa de Dança. Ministra aulas de Danças Urbanas, Danças de Salão, FitDance, FitDance Kids e Teen, PoleEsporte e Coreografias Temáticas e Personalizadas para festas e eventos.
Como Coreógrafa já foi premiada inúmeras vezes em grandes festivais como Bento em Dança, Santa Catarina em Dança, Porto Alegre em Dança, Dança Comigo Torres e outros. Há 21 anos no mercado, especializou-se com grandes nomes da Dança como Carlinhos de Jesus, Marcelo Chocolate, Octavio Nassur, Tatiana Sanches, André Pires, Alexandre Bianchini, entre muitos outros.

Dança

Mozileide Neri

Mozileide Neri vive no Rio de Janeiro, é poeta, contista, artista plástica, graduada em Produção Cultural e pós-graduada em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, ambos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Frequentou a Escola de Belas Artes da UFRJ e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). É autora do livro de poesias Azul alaranjado pela Luva Editora (RJ/2021). Desde 2012, Mozileide Neri participa de coletivas e individuais por todas as regiões brasileiras através de editais de arte. Fora do Brasil, participou da coletiva “The Inner Eye” na Gallert Gold, em Kolkata (Índia), em 2013, participou da coletiva “Bienal Internacional de Pequeno Formato” da Associação Cultural Galeria e Museu Nabila Fluxus, em Vila Verdi (Itália), e, em 2018, participou da coletiva “Prendre Corps – Tomar corpo” no Centre Culturel Du Brésil, em Paris (FRA). Seu trabalho está presente em diversas linguagens, dentro do campo da pintura, da gravura, do objeto e da arte urbana, sua investigação se desenvolve a partir de estudos de novos suportes, abordando questões como mediação e acessibilidade cultural, reaproveitamento de materiais e pesquisas sobre processos e técnicas manuais de estamparia, conceito de paisagem e interseções sobre cidade, violência e corpo.

Artes Visuais, Produção Cultural

Realize seu cadastro utilizando o formulário abaixo:

Tipo de cadastro*
Nome completo*
Nome artístico*
Razão Social*
Nome fantasia*
Data de Nascimento*
CPF*
RG*
Email*
Telefone*
Endereço de redes sociais
CNPJ ou Registro Federal / Estadual
Possui NF?*
Endereço Completo*
Bairro*
Área de atuação*
Breve histórico / apresentação*
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação?*
Nome da banda, grupo, coletivo ou associação*
Foto do grupo / banda / peça / etc*
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 5 arquivos, com até 3Mb cada (formato .jpg ou .png)
Logomarca, se disponível
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 1 arquivo, com até 3Mb (formato .jpg ou .png)
pt_BRPortuguês do Brasil
Pular para o conteúdo