Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais a comunidade se expressa. A certificação dos artistas locais é também o reconhecimento do patrimônio imaterial local. O registro tem o viés não só de evidenciar e proteger a memória, mas também é de suma importância para o processo criativo e da documentação da linguagem artística local.
Através do decreto nº245/2018 estamos mapeando os artistas e as atividades culturais existentes na cidade e assim estamos montando um banco de dados, visando a proximidade e um rápido acesso aos artistas locais em conformidade ao Art.216-A da Constituição Federal.
REALIZE SEU CADASTRO NO FINAL DA PÁGINA
Atuo na música desde 1974. Bandas de baile, shows, festivais. Estilos, todos de baile e festivais gaúchos. Compositor, já tendo várias músicas premiadas e gravadas. Atuei por vários anos nas Bandas locais: Karisma e Fórmula 1. Atualmente, na nova edição do Fórmula 1,
apresentações em eventos, jantares e shows, mostrando um repertório voltado aos maiores sucessos das décadas de 70 e 80.
Jornalista/Repórter cinematográfico registrado 20197/RS: Nessa área desenvolvi um trabalho cultural de cunho jornalístico para o 31º Festival Internacional de Balonismo onde levamos informações relevantes para os espectadores nas redes sociais.
Produtor áudio visual registrado pela ANCINE 40785: Nessa área desenvolvi um projeto audiovisual no qual apresentei para o atual Secretário de Turismo Fernando Neri. O projeto se chama \”História, Cultura e Turismo\”. O projeto está em fase final de elaboração.
Pretendo desenvolver a cultura no município através de:
1) Informação.
2) Projetos no audiovisual.
3) Oficinas online com atividades didáticas para crianças de 03 a 8 anos.
4) Projeto Pescar – Escola online de profissões para jovens entre 15 e 17 anos.
Nas minhas produções cerâmicas busco inter-relacionar elementos de várias culturas, construindo através dessas misturas o meu próprio imaginário artístico. Uso a argila como material expressivo e em algumas produções agrego outros elementos como o ferro e o vidro.
Participei de varias exposições coletivas , individuais e Salões de Artes no Brasil e exterior.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – ACERGS
Trabalho com materias recicláveis e xilo gravura. Reaproveitando diversas formas de produtos
Costura Criativa e Patchwork
Artesã e vivo do artesanato a 12 anos…no momento estou dando aula de Costura e Patchwork…ensino a minha arte … essas aulas vão muito além das Costuras… são terapias…vejo a transformação a superação em cada aluna…
Acadêmico de Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria.
Artista Plástico, Ator em formação, escritor e musicista.
Trabalha com o grafite como expressão artística e social.
Ministra oficinas em diferentes formatos em parceria com instituições públicas e privadas.
Formando em Realização Audiovisual pela Unisinos. Dirigiu seu próprio curta “Sou Eu, Mãe” além da participação em diversos projetos de cinema, variando em áreas como direção de arte, animação e produção. Já fez projetos para bandas como Cardamomo e Claudio Levitan, além de possuir experiência com freelancing de stopmotion internacional, além de vários trabalhos de animação independente stopmotion.
Compositor, cantor e roteirista. Autor do Projeto Amores Reais que consiste em 6 curtas/clipes em animaçao 3D cuja temática gira em torno de questões contemporâneos relativas ao comportamento masculino e feminino, sempre de forma bem humorada e com mensagens positivas no final.
Como compositor possui mais de 50 composições, algumas delas já gravadas e disponíveis no Spotfy e em todas as outras Plataformas de Streaming.
Produção Cultural, com objetivo em fomentar cultura e estimular a cidadania ao aproximar projetos culturais dos produtores culturais,
artistas e cidadãos, bem como estimular as transformações fundamentais que cada comunidade requer entre entes privados e públicos, com a desburocratização de muitos projetos em prol das crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, logo, sem acesso à cultura, possam ter esse proveito no desenvolvimento do crescimento humano e social.
@sereiacartonera é um projeto que tem por objetivo estimular o acesso a literatura e a escrita e realiza isso com sua produção manual de cadernos, além de também realizar oficinas de escrita criativa com produção de cadernos cartoneros. Uma proposta de Isabela Luduvichack (Brasília, DF), estudante, empreendedora e multiartista que veio fazer morada em Torres. Quando morava em Brasília fez parte de vários coletivos culturais, entre eles o Coletivo Ipê e o Coletivo Avá, que após muita articulação se tornou uma editora independente, a Avá Editora. Dentro da editora avá ainda é colaboradora e realiza atividades formativas em grupos de estudos que estimulam a escritura e a leitura literária para o aperfeiçoamento humano e social.
Hoje se dedica ao seu projeto emergente Serei a Cartonera, que por enquanto só vende cadernos artesanais e cartoneros.
O termo \’cartonero\’ vem do espanhol \’cartón\’ e significa papelão. Cartoneras são as mulheres que recolhem recicláveis, principalmente o papelão, nas ruas de Buenos Aires, local onde nasceu o Movimento Cartonero.
A partir desse movimento, o livro tradicional passa a ser reinventado e uma nova possibilidade de publicação ganha espaço.
No lugar de uma produção em série, com capas padronizadas e feitas por maquinários, a primeira editora cartonera faz surgir o conceito de livros artesanais e exclusivos. \”Mucho más que libros!\”, como diz o slogan da Eloísa Cartonera.
Ao utilizar o papelão como principal matéria-prima para a confecção de capas, tais publicações independentes passam a ser impressas em pequenas gráficas, e suas capas feitas de papelão, geralmente reciclado, são pintadas uma a uma.A originalidade do livro-caderno cartonero consiste, tanto no cartão, suporte utilizado para elaborar as capas, como na intervenção plástica que nelas acontece, e são as diferentes técnicas, o que lhes confere uma «aura».
Através do papelão e do fazer cartonero, damos vida a livros-cadernos de forma orgânica, passeando por linguagens, explorando materiais, brincando e dando espaço à imaginação com cores, recortes, tecidos e texturas.
Através do fazer cartonero e dos cadernos que produzo eu proponho para as pessoas um novo olhar sobre suas histórias, suas memórias buscando sempre dar voz a cada uma de suas expressões artísticas. Acreditamos que cada pessoa possua uma história para contar, seja desenhando, escrevendo ou pintando.
E com nossos livros-cadernos as experiências ganham voz e forma.
Serei a Cartonera é o início de um projeto que se tornará uma editora independente. O universo cartonero tem muitas possibilidades, e uma delas é mostrar que cada um tem o direito de escrever sua história e imprimir ela no mundo.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Avá Editora (DF)
Banda Rei ao Cubo – esse projeto iniciou em 2016 com os membros Alceu Pinho (baixo e vocal), Jonas Flausino (guitarra e vocal) e Leonardo Pinho (bateria). A ideia principal da banda sempre foi ‘tocar o melhor da música de todos os tempos’ e assim tocamos em diversos bares e eventos na cidade e fora dela. No repertório a gente toca músicas do pop rock nacional e internacional, MPB, rock gaúcho e até dá uma pincelada no reggae, rhythm and blues, soul, hip hop e pop atual, bem como as músicas autorais. Em 2018 lançamos duas músicas: ‘Zen’ e ‘Não Sou Mais a Mesma’ (https://www.youtube.com/watch?v=yiFz38CCjXk). O último show feito pela banda com a parceria da prefeitura foi no natal 2021, na Praça XV de Novembro, e teve grande repercussão entre os seguidores da banda. Para conhecer melhor o material da banda, segue o Instagram oficial: https://www.instagram.com/reiaocubo/
Banda Dirty Mind – banda mais antiga em que faço parte, começando em meados de 2009 para tocar músicas de bandas do coração como Scorpions, Kiss, Guns n’ Roses e Bon Jovi, já tendo tocado em diversos bares e festivais em Torres e também fora, dentre eles aberturas importantes de shows no palco principal do Balonismo. Os integrantes são Alceu Pinho (guitarra e vocal), Willian Machado (guitarra e vocais de apoio), Bruno ‘Breno’ Selau (baixo e vocais de apoio) e Leonardo Pinho (bateria). No repertório estão músicas clássicas dentro do rock e também músicas autorais que seguem essa linha, com composição em inglês. Em 2023 a Dirty Mind completa 10 anos de lançamento de seu primeiro disco de músicas autorais, Livin’ on the Road (https://www.youtube.com/watch?v=ztD830SEu_M&t=6s), sendo assim uma ótima oportunidade para shows de comemoração deste marco. O Instagram da banda é https://www.instagram.com/dirtymindband/
Banda Velho Jack – banda formada por Liviê Oliveira (guitarra e vocal), Alceu Pinho (guitarra e vocais de apoio), Gutinho Batista (baixo e vocais de apoio) e Oscar Filho (bateria), tocando os clássicos do rock. O projeto iniciou- se em 2019 e a banda já conseguiu tocar em alguns bares em Torres e cidades vizinhas, bem como no evento de night glow que rolou na praça da prainha no Balonismo do ano passado. Agora a banda está entrando em estúdio para gravar algum tipo de material cover e também começar o processo de composições autorais. O Instagram da banda é o https://www.instagram.com/bandavelhojack/
Interessou-se pela guitarra quando tinha 14 anos, logo mais começou a exercer música, como guitarrista em uma igreja local, logo mais participou de vários projetos musicais, ajudando a fomentar a cultura musical na cidade, tocando em bares, casas de show e em grandes festivais como o Balonismo. Atualmente atua como guitarrista em seu novo projeto musical.
O início da minha participação na cultura em Torres se deu em 2001, em 2002 como artesã registrada no Programa Gaúcho do Artesanato (FGTAS) nas técnicas/matéria prima: fios/crochê – habilidades manuais; fios/macramê – habilidades manuais; metal/bijuteria. Trabalhando assim como artesã autônoma até hoje. Iniciei no cenário músical em 2015 como cantora/ intérprete vocal profissional, e hoje também compositora atuo até hoje. A partir de 2016 iniciei o projeto Arterapia, desmembrado também em projetos como o canto em conto, onde integrei as minhas vivencias como artista em um único projeto levando para as ruas e lugares públicos a arte de uma forma mais democrática, nesse projeto tive muitos parceiros, seja em apresentações como em oficinas, de variadas artes. Espaço de Cultura Itinerante Arterapias e como cantora/percusionista nogrupo musical Buba Songs e os Batuqueiros
início da prática Artista Na praça XV de torres praias guarita e calçadão da praia grande 1993 formação em 1998 Salvador Bahia 2000 Buenos Aires 2001 Punta Deleste UR 2006 Alemanha Itália Espanha 2007 Chile Peru Ecuador 2008 sardenha eventos espetáculos e intercâmbio com todos esses lugares Até o último Encontro Realizado Em Torres e Passo de torres Janeiro 2020 IEncontro Intercontinental de Capoeira
Trabalho com artesanato desde 2000, faço trabalhos em: patchwork, scrapbook, feltro, MDF, agulha magica, tapeçaria, crochê, tricô, bordado mão livre, e feltro. Já fiz feira na Praça da Redenção em POA e na minha antiga cidade. Atualmente vendo somente pela internet e redes sociais.
Realize seu cadastro utilizando o formulário abaixo:
Segundas, Quartas e Sextas-Feiras:
das 8h às 11h30
das 13h às 17h30
Terças e Quintas:
das 13h às 17h30
R. José Antônio Picoral, 79
Centro
CEP: 95560-000
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |