Artistas Locais

Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais a comunidade se expressa. A certificação dos artistas locais é também o reconhecimento do patrimônio imaterial local. O registro tem o viés não só de evidenciar e proteger a memória, mas também é de suma importância para o processo criativo e da documentação da linguagem artística local.

Através do decreto nº245/2018 estamos mapeando os artistas e as atividades culturais existentes na cidade e assim estamos montando um banco de dados, visando a proximidade e um rápido acesso aos artistas locais em conformidade ao Art.216-A da Constituição Federal.

REALIZE SEU CADASTRO NO FINAL DA PÁGINA

 
 

Tommaso Mottironi

MOTTIRONI EDITORE E EVENTI
Microempresa de Eventos Culturais, Editoria e Produção Cultural
Titular:
Tommaso Mottironi de nacionalidade italiana, residente no Brasil desde 2006.
Formação em Arquitetura e Urbanismo, vencedor de Bolsa de Estudos Erasmus na Universidade do Porto – Portugal
2007-2013: Designer gráfico e editor de mídia impressa Free Lance em Porto Alegre/RS, com trabalhos para Hipercard/Itaú, Airshow Rio de Janeiro e grupo Ultragaz.
2007-2020: Editor e designer de informativos turísticos na cidade de Torres (tiragem total de mais de 200mil impressos), mapas turísticos e informativos do Festival Internacional de Balonismo de Torres (tiragem total de mais de 150mil impressos)
2011-2020: Fundador e atual presidente do Cineclube Torres, Associação Cultural sem Fins Lucrativos, reconhecido como Ponto de Cultura.
2014-2020: Produtor executivo da mostra cinematográfica “8 ½ – Festa do Cinema Italiano” no Brasil, hoje em mais de 14 cidades brasileiras.
Resumo de atividades culturais da empresa:
2014
Organização e Produção da Mostra Cinematográfica “8 ½ – Festa do Cinema Italiano”, primeira edição no Brasil, em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mário Quintana e na Sala Cinematográfica Cineflix (Shopping Total).
2015:
Produção de duas edições do “Grito Rock 2015” em Torres, com mais de 10 bandas musicais locais, na sala de Shows Bora Bora, em abril e novembro.
Organização e Produção da Mostra Cinematográfica “8 ½ – Festa do Cinema Italiano”, segunda edição no Brasil, em Porto Alegre, na Sala Cinematográfica Itaú Espaço de Cinema, no Shopping Bourbon Country.
Extensão da Mostra “8 ½ – Festa do Cinema Italiano” com o evento “A Itália e o Vinho” em Caxias do Sul, na sala Ulysses Geremia.
Edição do livro de poesias “Eternidade” de Paulo Timm, na coleção Poesia de Bolso, sem ISBN.
2016
Produção do evento “Dia da Música”, em Torres, no Centro Municipal de Cultura, em 18 de junho, com os músicos Andrea Perrone e Gabriel Romano e Grupo.
Coordenação e produção executiva da Mostra Cinematográfica “8 ½ – Festa do Cinema Italiano”, terceira edição no Brasil, em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, na Rede Exibidora Itaú Espaço de Cinema.
Edição do livro de crônicas “As Curvas do Mampituba” de Paulo Timm, ISBN 978-85-69996-00-2.
Edição do livro “Sublimação” de Eduardo Jaques, ISBN 978-85-69996-01-9.
Edição do livro “Pássaro sem Asas” de Luciani Farias, ISBN 978-85-69996-02-6.
2017
Produção do evento “Dia da Música”, em Torres, no Auditório da SAPT, em 24 de junho, com os grupos de música instrumental KIAI de Rio Grande e YANGOS de Caxias do Sul.
Coordenação e produção executiva da Mostra Cinematográfica “8 ½ – Festa do Cinema Italiano”, 4ª edição no Brasil, em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Convidado na 45º Festival de Cinema de Gramado 2017 – para a Mostra País Convidado – Itália como representante da Festa do Cinema Italiano no Brasil.
Edição do livro de poesias “Baú de Memórias” de José Nilton Teixeira, ISBN: 978-85-69996-03-3.
2018
Coordenação e produção executiva da Mostra Cinematográfica “8 ½ – Festa do Cinema Italiano”, 5ª edição no Brasil, em 12 cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Vitória.
Edição do livro “Amor aos animais: ampliando o nosso círculo de compaixão” de Fabiane Münch Corrêa, ISBN 978-85-69996-04-0.
Edição do livro de poesia “Tudo sobre nós” de Sadi Aires Brocca, ISBN 978-85-69996-05-7.
Edição do livro de crônicas “Sul21: sete anos de colunas” de Paulo Timm, ISBN 978-85-69996-06-4.
Projeto cultural “Rosa de Vênus – Reset – Produção de novo CD com ação de formação de público juvenil” aprovado via mecanismo de LIC do sistema Procultura/RS.
Edição do CD “Rosa de Vênus ao Vivo” da banda Rosa de Vênus, com produção musical de Cristian Nunes.
2019
Coordenação e produção executiva da Mostra Cinematográfica “8 ½ – Festa do Cinema Italiano”, 6ª edição no Brasil, em 14 cidades, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Londrina, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Vitória.
Edição de livro HQ “William & Mel” de Theo da Paz Herrmann, ISBN 978-85-69996-07-1.
Edição de livro HQ “William & Mel: acampamento” de Theo da Paz Herrmann, ISBN
978-85-69996-08-8.
Edição do livro de poemas e fotografias de Landart “Preserve Torres” de Paulo França ISBN 978-85-69996-09-5.
Edição de conto infantil “Flora, a menina do cabelo de mola” de Luís Gustavo LG Oliveira, ISBN 978-85-69996-10-1.
Solução gráfica para livro “Salve nossos animais: haicais” de Nilva Ferraro e Jorge Herrmann (ilustrações), para apresentação e sessão de autógrafos na 8ª Semana literária Grêmio Náutico
Edição do livro de crônicas “Devires e derivas” de Paulo Timm, ISBN 978-85-69996-11-8.
Produção do Jogo “Conecta PEVA” em colaboração com Jorge Herrmann, para o Parque Estadual de Itapeva PEVA, sobre corredores ecológicos. (Em finalização)
2020
Convidado e Programador da 3ª edição da Mostra de Cinema Artes de Março de Teresina (PI) no Cinema Teresina dedicada ao cinema italiano.
Diagramação e produção de cartilha ambiental “Fauna de Torres” do Biólogo Jonas Brocca. (Em produção)
Edição do livro “E aí, casou?” de Beto Porcher e Sabrina Gobbato, ISBN 978-65-87368-00-9.

Design Gráfico, Editor, Produção Cultural

Carina Dos Santos da Silva

Forjada no meio gospel cantando e compondo músicas no seguimento religioso. Também trabalhou em diversos estilos acompanhando bandas de destaque estadual e nacional. Atualmente canta em eventos, como casamentos, formaturas, jantares e reuniões particulares, além de participar de espetáculos artísticos, musicais.

Canto, Música

Caio Dos Santos De Oliveira

A Batalha da pista foi criada com objetivo de incentivar a cultura do rap na cidade de Torres. Buscando fortalecer o movimento hip-hop com apoio do público, abrindo oportunidade para os mcs locais se apresentarem e ganharem premiações.
@btldapista

Rap

Diego Gierolett

Artista desde muito cedo, natural da cidade de Torres, gravei meu primeiro disco em 2010, com 20 anos de idade, toquei e fiz parte de apresentações com o conhecido cantor Torrense Cláudio Romário. Em 2014 lancei um conto em uma editora independente e em 2016 escrevi o livro \”Por outros caminhos\”, uma história espiritual e de auto ajuda. Atualmente faço lives com as principais músicas do meu disco e outros singles que lancei posteriormente, além de canções de outros artistas mensalmente em minhas redes sociais devido a questão da pandemia. Meu livro está disponível na amazon em versão digital e meu conto \”A garagem\” na versão física no site Clube de autores.

Canto, Intérprete, Literatura, Shows

Lika Dalmaso

Arquiteta, 60 anos,aposentada, residindo em Torres há 2 anos e atualmente me dedicando à produção de arte (pintura sobre vários substratos com ênfase nos temas da paisagem local e com reaproveitamento de materiais) e artesanato em tecido (birutas decorativas especialmente).

Artesanato

Ana Beatriz Macedo Guimarães

A banda N.O.V.E surgiu em 2022 a partir da iniciativa de estudantes das cidades de Torres/RS e Sombrio/SC unidos pelo Instituto Federal de Sombrio. Desde então vem se consolidado em Torres, visto que a maior parte da banda mora em Torres. Atualmente composta por 7 integrantes fixos (3 guitarristas, baixista, tecladista, baterista e vocalista) e aberta a novos integrantes.
O estilo musical principal é rock. Somos artistas que procuram demonstrar o melhor desempenho do nosso trabalho pela região. Temos experiência tocando em eventos e escolas, buscando incentivar a cultura à pessoas de nossa faixa etária e de nossa comunidade.

Música

Elis Cardoso

A mais de 20 anos atuando e levando o nome da cidade e região a vários lugares no estado e fora dele… Participou de diversos eventos importantes atinente a música, festivais e programas de TV.

Canto, Ensino musical, Eventos, Produção musical, Shows

We Love Pandas Djs

Projeto Duo de Djs que conquistou o Sul do país. Se apresentando totalmente fantasiados de Pandas e com um show open format vindo do Eletro ao Funk, o duo se destacou com sua performance e presença de palco. Muitas surpresas, brindes e efeitos durante o show fazem a galera enlouquecer. Os pandinhas carregam em sua bagagem um histórico recheado de eventos com os maiores artistas brasileiros. Destacando o Reveillon de Torres/RS e o Planeta Atlântida de 2019.

Música, Shows

Mauricio Bittencourt

É artista e pesquisador. Especialista em Educação Estética: Arte e as perspectivas contemporâneas e bacharel em Artes Visuais pela UNESC. Participa do GPA – Grupo de Pesquisa em Arte de UNESC. Participou do Coletivo Laborativo, onde desenvolvia trabalhos com interesse em experienciar a arte através da criação coletiva. Mediador Cultural (Com experiência em duas Bienais do Mercosul, e nos espaços culturais da UNESC e Fundação Cultural de Criciúma) . Suas áreas de pesquisa incluem, arte como experiência, arte conceitual, relações de arte e palavra, instruções e happenings.

Artes Visuais

Leandro Dias Lopes

A banda teve início no ano de 95 e produzindo músicas próprias e covers do rock e pop nacional. Tem sua formação 3 fundadores sendo violão, baixo e bateria. Participando de shows e festivais de rock, bares e eventos regionais.

Música

Enoir da Silva Rosa Junior

T.SONS é o “alter ego” de Enoir Jr. vulgo: Tição. Baixista, Compositor e Letrista.
Fundador das bandas Áspide, Aruêra, Socialmask, Cachacinha e os Rapazes, entre outras.
Na Cena Underground Torrense desde 1992, do rock ao reggae!

Música

Laura Goulart

Tenho 27 anos e sou natural de Torres – Rio Grande do Sul.
Sou bacharela em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 2017 e atualmente curso o Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da mesma Universidade, com início em março 2021.
Atualmente tenho produções artísticas utilizando as técnicas de fotografia, projeção de imagens e videoarte em minhas produções artísticas.

Artes Visuais, Fotografia

San Lopez Produções

Sou ator e produtor cultural com atuação local, estadual e nacional.

Produção Cultural, Teatro

Fernando Luzs

Olá, eu sou Fernando Luzs, tenho um show chamado “transparência” no palco nós usamos uma Guitarra e um Piano também de Cristal, gostaríamos do e-mail do responsável pela pasta cultural para apresentarmos nosso trabalho.

Música

Celso Jardim

Instrumentista, cantor, compositor, arranjador, professor.

Canto, Educação, Instrumentista, Intérprete, Música

Ieda Artesanato – Ieda Boardman Selliach Duarte

10 anos de experiência na produção de artesanato. Trabalho com croche e patywork

Artesanato

Gustavo Selau

Atuando no Ramo Profissional há 4 anos, me especializei em Fotografia de Paisagem Diurna, Noturna e também fotos Panorâmicas em Grande Formato. Sempre buscando inovar com técnicas diferenciadas das tradicionais, desde a captura até a finalização da foto, a fim de obter uma identidade visual que dispense uma marca d’água, trazendo uma identidade única para foto. Dentro de algumas realizações em reconhecimento profissional, obtive 07 fotos minhas publicadas na National Geographic Brasil. Foto capa livro sobre as Histórias da Cidade de Torres, entre outros reconhecimentos do esforço na busca por excelência e exclusividade visual criativa.
Excelência essa que é posta na feição de Quadros decorativos dos mais diversos tamanhos, a qual é minha especialidade.

Design Gráfico, Fotografia

Lilian De Senna Flauzino

Levar literatura para crianças da comunidade, através da música cantar a estórias com violão.

Canto, História

Luz & Aroma

Fabricação de velas artesanais, pintura em gesso, telhas decorativas, e produtos exotéricos.

Artesanato

Fabrício Teixeira

Músico multinstrumentista, compositor, vocalista da banda Aruêra.

Canto, Instrumentista, Intérprete, Música, Shows

Realize seu cadastro utilizando o formulário abaixo:

Tipo de cadastro*
Nome completo*
Nome artístico*
Razão Social*
Nome fantasia*
Data de Nascimento*
CPF*
RG*
Email*
Telefone*
Endereço de redes sociais
CNPJ ou Registro Federal / Estadual
Possui NF?*
Endereço Completo*
Bairro*
Área de atuação*
Breve histórico / apresentação*
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação?*
Nome da banda, grupo, coletivo ou associação*
Foto do grupo / banda / peça / etc*
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 5 arquivos, com até 3Mb cada (formato .jpg ou .png)
Logomarca, se disponível
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 1 arquivo, com até 3Mb (formato .jpg ou .png)
pt_BRPortuguês do Brasil
Pular para o conteúdo