Artistas Locais

Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais a comunidade se expressa. A certificação dos artistas locais é também o reconhecimento do patrimônio imaterial local. O registro tem o viés não só de evidenciar e proteger a memória, mas também é de suma importância para o processo criativo e da documentação da linguagem artística local.

Através do decreto nº245/2018 estamos mapeando os artistas e as atividades culturais existentes na cidade e assim estamos montando um banco de dados, visando a proximidade e um rápido acesso aos artistas locais em conformidade ao Art.216-A da Constituição Federal.

REALIZE SEU CADASTRO NO FINAL DA PÁGINA

 
 

Carlos Alexandre da Silva Silva Vieira

Desde o ano 2000 trabalhando diretamente com Cultura Popular, artesão de berço, aprendendo o ofício em casa com seus familiares. Sócio da Torres ART (Associação dos Artesãos de Torres) Educador Cultural, Trenel em Capoeira Angola, coordenador do Centro Cultural Ecos de Angola(ponto de Cultura de Base Comunitária),
Produtor Cultural e Educador Atuante em projetos sociais.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Centro Cultural Ecos de Angola

Capoeira, Cultura Popular

Flores da Terra – Nutrição Medicinal

Quélen Terra é bailarina, artesã, terapeuta holística, focalizadora de dança circular e co- fundadora da Revista Yvy Katu, revista feminina digital.
Iniciou seus estudos de ballet clássico em 1985 na Escola Primeiros Passos – Iniciação de Dança com a bailarina e coreógrafa Rosane Farina na cidade de Porto Alegre.
Em 1998, participou da Trupe do Arco-íris na produção artística, cultural e musical atuando como artesã, contadora de histórias e integrando a Banda Girassol em uma temporada de verão pelo litoral brasileiro.
Em 1999, em parceria com a bailarina Bibiana Campos, iniciou seu trabalho com o Grupo de Dança Flores da Terra como Produtora Teatral e focalizadora de dança circular realizando apresentações em diversos espaços públicos da capital, tais como Casa de Cultura Mario Quintana, Redenção e Usina do Gasômetro, atividade que executa até hoje em cursos de formação de/ para focalizadoras de círculos femininos na Jornada Guardiãs de Círculos Femininos da Linhagem Flores da Terra. No período de 2001- 2010 , integrou o grupo de cultura no Fórum Social Mundial na cidade de Porto Alegre, participando da Feira da Economia Solidária com produtos agroecológicos e fitoterápicos e do Acampamento da Juventude com atividades direcionadas para a saúde integral da mulher.

Em 2012 participou da Aldeia da Paz como Guardiã da Tenda da Lua no Fórum Social Mundial e como Produtora Cultural.

Em 2013 integrou o conselho administrativo da ACRER- associação cultural do reggae no RS como artesã, fotógrafa, secretária e palestrante. Neste mesmo período participou como representante da ACRER no GT Cultura do Fórum Social Mundial. Em 2016 fundou a Livraria Polpa e Saber com o poeta e escritor João Cony na cidade de Maquiné, no litoral norte do RS e participou da Feira da Biodiversidade naquele município em diversas edições, neste mesmo ano ingressou no MMC- Movimento das Mulheres Camponesas- Grupo Filhas da Esperança da Farmacinha Natural do Vale da Solidão ( Maquiné).
Em 2017 idealizou e realizou a 1° Feira do Livro de Maquiné e desde então seguiu participando como Terapia Holística Natural Integrativa e Artesã do Bazar Artencontro, na cidade de Osório e da Feira do Livro de Atlântida Sul. Realizou o evento da Horta Biodinâmica em parceria com a Terapeuta Renata Ilha do Espaço Lua Cheia de Tramandaí e o Sócio-Fundador da empresa Chácara Sol Nascente Biodinâmica e Permacultura Simon Blaser da cidade de Sentinela do Sul.
Em 2018 em parceria com o Grupo de Dança Circular- Roda do Amor da focalizadora Maria Cristina Sperb Marques participou do Seminário de Dança Circular na cidade de Capão da Canoa e participou como focalizadora de dança circular no Dia Internacional da Mulher na cidade de Osório. Participou da Feira do Aeromóvel na cidade de Porto Alegre como Artesã em parceria de Andressa Couto e Candace Makini do Cozinha de Pretas.
Em janeiro de 2019 realizou o encontro Flores- Deusas- Sagradas e Divinas na cidade de Maquiné, evento voltado para a saúde integral das mulheres e ginecologia natural, em março do mesmo ano inaugurou o Espaço Terapêutico Araçá com a psicóloga e arteterapeuta Karina Almeida, participando da gestão administrativa e como Mestra de Reiki Xâmanica com atendimentos presenciais terapêuticos. Fundou a 1° Escola de Ballet Clássico dentro do espaço Terapêutico Araçá naquele município e realizou a formação da 1° turma de bailarinas e o espetáculo Quebra- Nozes no final do mesmo ano. Em 2020 iniciou as aulas do Curso de Formação de Focalizadoras de Círculos Femininos – Jornada Guardiãs em formato online com as alunas Mayara Tonini ( FLÓRIDA ) e Camila Andrade (BOSTON) nos EUA.
Em 2021 co- fundou a Revista Yvy Katu- Semeando a essência guardiã e alma da natureza ( Revista digital Feminina) em parceria com artistas, artesãs, terapeutas, educadoras, jornalistas, parteiras, doulas, Mães e mulheres de vários países da Europa, América do Norte e América Latina.
Atualmente está realizando um projeto com a Doula e Educadora Perinatal Liziane Mattos e fundadora do Centro Cultural Ecos de Angola, com enfoque no Sagrado Feminino no município de Torres no Litoral Norte do RS.

Artesanato, Contação de História, Cultura Popular, Dança, Produção musical, Teatro

Giu Rocha

Sou formada em Licenciatura em Dança pela UERGS, atualmente sou professora e diretora do Projeto de Arte Educação de Onde Nós Viemos em Porto Alegre na Vila Maria da Conceição, trabalho no Estúdio Paula Schreck Dança e Movimento em Torres-RS. Sou bailarina á 20 anos, e professora á 9 anos ministrando aulas de dança para crianças, adolescentes e adultos em projetos sociais e estúdios de dança. Trabalho com dança contemporânea, danças urbanas, dança criativa, dança e ancestralidade, sagrado feminino e masculino.

Dança, Educação

Flaucine

Há quase 10 anos iniciava a vida profissional na área da fotografia. Ao longo dos 10 anos participou de quase 5mil eventos, se tornando especialista em casamento, 15 anos, clipes de banda, transmissão ao vivo, ensaios fotográficos, Book.

Artes Visuais, Fotografia

Marilia

Pintura em madeira, óleo sobre tela, tecido, onde complemento com os barrados em crochê.

Artesanato, Pintura

rcpontoaponto4475

Desenvolvo trabalhos em patchwork, ponto cruz, sachês.

Artesanato

Vagner Machado Fotografo

Fotos turíticas, paisagens, eventos e arquiteturas.

Fotografia

Carlos Alberto Manzoni Haide

Atuando desde 1974 no ramo do artesanato, passando por diversas matérias primas, couro, metal, osso, chifre estando a trinta anos trabalhando com prata e pedras naturais. Participei de alguns movimentos no setor como a fundação e até hoje participante do Brique da Redenção e da Feira de Artesanato do Sábado em Porto Alegre, Expointer, da Feira latino Americana, da Feira do Artesão de Torres entre outras.
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Torresart

Artes Plásticas, Artesanato

COSMOARTE

Com uns 20 fui para a faculdade de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
Depois cursei uma especialização em Educação Ambiental.
Me arrisco numa experiência artística nem sempre autoral,
poética visual, intimidade linguística e onírica
Alguma cultura da interferência numa arte híbrida,
com mistura de linguagens,
através de textos, poesias, fotos,
desenhos, pinturas e costuras
digital, no papel, quadro ou no pano
e, muitas vezes em sonho.
Mais coragem e amadorismo do que técnicas,
com reciclagens e reuso sempre que possível.

Artes Visuais, Desenho, Design Gráfico, Fotografia, Literatura, Pintura

Leo Amadeo

Acadêmico de Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria.
Artista Plástico, Ator em formação, escritor e musicista.
Trabalha com o grafite como expressão artística e social.
Ministra oficinas em diferentes formatos em parceria com instituições públicas e privadas.

Artes Plásticas, Audiovisual, Literatura, Música

Telmo Bento da Silva

Músico, compositor, arranjador, produtor e professor de música. Formado na Faculdade Musical Palestrina, com Escola de Música em Torres há 23 anos. Na carreira foram 12 CD’s gravados e 5 vídeo clipes, todos gravados na cidade de Torres.

Instrutor Musical, Música

Artesanato Rioplatense – Nora del Carmen Escobar

30 anos de atuação, trabalhando com solda e moldagem na alpaca e prata em cuias de porongo
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação? – Sim
Qual – Torresart

Artesanato

LEONARDO SCHENK POMPERMAIER

DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO MANUAL COM DOBRADURAS, PINTURAS E DEMAIS.

Artesanato

Fagner Lentz

Sou José Fagner Cardoso lentz,, comecei na música com 14 anos, sempre com muita simplicidade buscando levar alegria as pessoas através da música.

Telefone – 51 9834 41131

Música

Luz & Aroma

Fabricação de velas artesanais, pintura em gesso, telhas decorativas, e produtos exotéricos.

Artesanato

Marcos Amaral – Bueno Quarteto

Envolvido com a música a mais de 20 anos, fazendo parte de bandas de gênero sertanejo e gaúcho.. Atualmente, projetos em andamento com grupo gaúcho Bueno Quarteto, Marcos Amaral e Diego Martins nos bares da cidade.

Canto, Eventos, Intérprete, Produção musical, Shows

Gabriel Medina – Grupo Capadócia

O Grupo Capadócia faz uma mistura de ritmos, em sua maioria, afro-brasileiros, em uma linguagem popular, dançante e bem brasileira, que promete um show com muita animação do começo ao fim.

Telefone pra contato: (51) 999533451

Artes Cênicas, Música

Nizolli

Sou Marcos Antônio Ferraz Nizolli, nascido em Porto Alegre-RS,
em 08/04/1963, artista plástico autodidata e publicitário. Participei em mais de uma dezena de exposição individualmente nos meados dos anos oitenta e prosseguindo até os atuais dias. Meus temas favoritos estão relacionado com o cinema, música, literatura, natureza, etc. Fazendo releituras ou criando um estilo próprio de representar o que já existe. Óleo sobre tela, tinta e massa acrílica sobre madeira e caneta sobre tela são técnica por mim utilizado para os diverso temas representados.

Artes Plásticas

Vitor Só Mais Um

Então o reggae entrou na minha vida, aos 17 anos, quando aprendi a tocar 3 notas no violão. Certo dia me inscrevi em um concurso de novas bandas, com mais dois amigos. Quando fui me inscrever, tinha que ter uma música autoral! E a moça perguntou qual o nome da música? E na hora me veio a há cabeça o nome NAO DESISTA DE VOCÊ. E então naquele dia fiquei batendo nas notas e fluiu a primeira de mais de 200 composições e ganhamos o concurso! E desde lá busco meu espaço pra mostrar meu trabalho autoral! Tenho um projeto com Flávio cabelera!

Música

Alessandro Soumar

Formado em Arte Visual curso este chamado no final dos anos 80 de \”Técnicas e letras\”. Destacado com técnica de ineditismo na criação de artes através da utilização da casca do coco verde como matéria prima base. Primeiro lugar em concurso público da feira património do rio grande do sul; \” Brique da redenção.\” concurso este que concorreu com mais de 500 artistas. Levou sua arte para diversos países da América Latina, Central, Norte e Europa. Acredita que a arte visual é Sentimental e não material. Professor formado de capoeira onde trabalhou em diversos projetos para retirar jovens das ruas e trazer para dentro da escola através da capoeira. Atuando dentro e fora do país. Percussionista ; onde atuou em áreas ligadas a Cultura afro-brasileira na década de 90. Tocou em diversas bandas de Cumbia atuando como Percurcionista na Argentina. Escultor; Realizadando diversos trabalhos nas províncias de Corrientes Argentina, Buenos Aires ,Córdoba. Muralista nos anos 90, período que atuou no Pelotão de Operações especiais do 1°BA do 22 GAC. Integrante do pavilhão comando da sala de meios. Criador do projeto Arte Visual no caminho( onde distribuiu placas artísticas pelo RS, SC, PR e principalmente em Torres.

Artes Visuais

Realize seu cadastro utilizando o formulário abaixo:

Tipo de cadastro*
Nome completo*
Nome artístico*
Razão Social*
Nome fantasia*
Data de Nascimento*
CPF*
RG*
Email*
Telefone*
Endereço de redes sociais
CNPJ ou Registro Federal / Estadual
Possui NF?*
Endereço Completo*
Bairro*
Área de atuação*
Breve histórico / apresentação*
Pertence a alguma banda, grupo, coletivo ou associação?*
Nome da banda, grupo, coletivo ou associação*
Foto do grupo / banda / peça / etc*
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 5 arquivos, com até 3Mb cada (formato .jpg ou .png)
Logomarca, se disponível
Maximum file size: 3 MB
Máx. de 1 arquivo, com até 3Mb (formato .jpg ou .png)
Pular para o conteúdo