Até o próximo domingo, dia 4 de fevereiro, você pode visitar a Feira Estadual da Agricultura Familiar-Sabor Gaúcho. Aberta nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, já foi grande o movimento na feira instalada na Avenida Itapeva junto à sede da Corsan, próximo à Praça XV de Novembro. São 56 agroindústrias de diferentes regiões do Estado trazendo para Torres cerca de 200 itens provenientes da agricultura familiar: queijos, salames, pães, doces, vinhos, sucos, flores, artesanato, entre outros. Na abertura do evento, o prefeito Carlos Souza agradeceu a participação dos expositores e disse estar orgulhoso do município sediar a atividade que traz o campo para o litoral no período de veraneio. A feira funciona das 11h à meia-noite.
A abertura desta sexta edição foi prestigiada por grande número de representantes dos promotores do evento. A feira é promovida pela Fetag, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Prefeitura Municipal de Torres e tem o apoio do Sicredi. A solenidade de abertura oficial ocorreu às 17h dessa quarta-feira, quando de uma maneira geral, as muitas autoridades presentes destacaram a importância deste espaço de comercialização. O incentivo da criação de agroindústrias é a principal alternativa para o desenvolvimento econômico e social do campo.
O prefeito agradeceu a todos que contribuíram para a realização da Feira, aos agricultores familiares presentes, aos promotores, e em especial ao secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca. Salientou a participação de três agroindústrias torrenses que já contam com a certificação legal do Programa da Agroindústria Familiar, caso da Orquisel (Estrada do Mar), a Afarve (Rio Verde)e a Rosa e Schardosim (Areia Grande). Aproximadamente 50 municípios participam da Feira. Após a cerimônia, o prefeito e primeira-dama, Susi da Rosa de Souza, visitaram os estandes da Feira.
Estavam presentes na abertura do evento diversas autoridades locais e de municípios vizinhos. Participaram o secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; representando o Governo do Estado, o representante da Fetag/RS, Pedrinho Signori; o diretor técnico da Emater, Lino Moura; o gerente local do Sicredi, Carlos Ravazzolo; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Carlos de Matos; a chefe da Unidade local da Corsan, Juliana Mesquita Inácio; o presidente da Câmara Municipal, Fábio Rosa; os vereadores Zete Silveira, Carlos Jacques e Valdemar Bresolin, assim como demais secretários municipais, autoridades da região e público em geral.