Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca

Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca
Secretário
José Vanderlei Brocca
Atribuições e informações:

Lei Ordinária 4597/2013 de Torres - RS

Art. 17 A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Pesca é o órgão encarregado de orientar, coordenar e controlar a execução da política de desenvolvimento rural e pesqueira na esfera municipal e microrregional, promovendo o desenvolvimento do setor primário, considerando o aspecto econômico (aumento do nível de renda familiar e sua estabilidade), o aspecto social (obtenção de um nível socialmente aceitável) e a diversificação das atividades que geram renda (pluriatividade).

§ 1º A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Pesca é integrada pelas seguintes Diretorias:

I - Diretoria de Gestão e Fomento da Agropecuária;

II - Diretoria de Serviços Rurais.

§ 2º À Diretoria Gestão e Fomento da Agropecuária compete:

I - elaborar e executar políticas públicas, programas e projetos voltados para atender ao desenvolvimento rural e pesqueiro do Município;

II - articular parcerias institucionais;

III - executar ações de extensão rural e pesqueira;

IV - viabilizar as parcerias com os governos federal e estadual;

V - promover as políticas públicas, programas, projetos e serviços junto às comunidades rurais e pesqueiras;

VI - viabilizar os meios de produção necessários através da mobilização dos agricultores e pescadores para possibilitar as ações das políticas públicas, programas, projetos e serviços da Secretaria;

VII - mobilizar as comunidades rurais e pesqueiras para permitir os diagnósticos necessários para a elaboração de ações da secretaria;

VIII - coordenar o programa da agricultura orgânica e familiar;

IX - monitorar os resultados das ações da Secretaria junto ao seu público alvo.

§ 3º À Diretoria de Serviços Rurais compete:

I - administrar o parque de máquinas vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Pesca;

II - executar as medidas relativas à gestão patrimonial dos veículos, no que se refere a documentação, licenciamentos e pagamento de taxas, seguros, impostos, entre outros;

III - fiscalizar a situação documental dos motoristas, operadores, veículos e máquinas com a averiguação de habilitações;

IV - controlar de serviços externos contratados pelo Município;

V - averiguar se os veículos estão em condições de trafegar, principalmente no quesito segurança;

VI - administrar o uso e a manutenção de veículos e máquinas, controlando o uso de combustíveis e peças.

Dispomos de serviços ao cidadão rural, tais como:

Serviços da Patrulha Agrícola: gradeação, aração, lavração, roçada e limpeza valos;
Atendimento técnico: engenheiro agrônomo e veterinário;
Licenciamento de Canais de Drenagem em área rural;
Serviço de Inspeção de Municipal- S.I.M.- produtos de origem vegetal e animal;
Projetos: apoio e fomento a Agroindústria Familiar; fomento da produção rural;
Cadastro Ambiental Rural- CAR;
Digitação e fiscalização, junto a Exatoria Estadual, das notas fiscais da produção rural e pesca;
Processo de Cadastro de Inscrição Estadual do Setor Primário.

Também, em parceria com a Prefeitura e a nossa Secretaria através de Convênio, está estruturada a EMATER que é uma instituição que presta serviço ao Estado, e que faz a extensão rural e social (apoio ao desenvolvimento rural) mediante projetos e ações de:

Deliberação de crédito rural;
Assistência técnica em atividades agropecuária;
Emissão de documento de aptidão ao PRONAF- DAP.

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