Centro de Referência da Mulher

Centro de atendimento a mulheres vitimas de violência relacionada ao gênero:

O Centro de Referência da Mulher Pricila Selau é regional, atendendo as seguintes municipios: Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcantara, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Mampituba e Torres;

Presta atendimento as mulheres em situação de violência de forma acolhedora, com uma abordagem multidisciplinar através da articulação em rede buscando promover o bem estar e segurança dessas mulheres; tem como objetivo cessar a situação de violência e empoderar a mulher para o resgate de sua cidadania.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Lei Maria da Penha (lei nº11.340, de 7 de agosto de 2006) define como formas de violência doméstica e familiar contra a mulher:

• Violência Física – ofensa à integridade ou saúde corporal
  • Violência Psicológica – Qualquer conduta que cause dano emocional, prejudique a autoestima, vise controlar suas acoes, como ameaças, constrangimentos,humilhações, vigilâncias constantes, perseguições, etc.,
  • Violência Sexual – presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada;
  • Violência patrimonial´- Retenção ou destruição total ou parcial de bens (objetos, documentos, valores);
  • Violência Moral – calúnia, difamação, injúria.

O QUE FAZER EM CASOS DE VIOLÊNCIA

• Procurar a Delegacia de Policia mais próxima ou solicitar comparecimento da Brigada Militar;
  • A vitima de violência física e sexual (estrupo) deverá registrar ocorrência policial e realizar exames periciais, atendimento psicossocial e encaminhamento para atendimento médico.
  • Deverá preservar as vestes que usava no momento da agressão sexual sem lavá-las, para facilitar a identificação do agressor;
  • Caso exista insegurança em realizar a denúncia contra o agressor, procure o CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER PRICILA SELAU para receber orientação sobre como proceder nessa situação.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É CRIME DENUNCIE!

Procure o Centro de Referencia da Mulher – Pricila Selau
FONE (51)3626.9150 ou 3636.9951 ou 190