Em tempos de pandemia, Assistência Social aumentou muito o número de atendimentos em 2021

Devido principalmente aos efeitos da pandemia, a Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, aumentou em muito os atendimentos prestados pela Secretaria no ano de 2021. Por conta da paralisação parcial de vários serviços no comércio e na indústria em função da disseminação da Covid-19. A administração municipal passou a acolher muitos indivíduos e famílias, além da população com vulnerabilidade social já cadastrada nos serviços prestados pela Secretaria. Para se ter uma ideia do cenário, junto à parceria da comunidade torrense, foram entregues 800 cestas básicas no ano de 2019, 3.200 cestas em 2020 e 3886 em 2021.

Continuando com a conjuntura, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social realizou 3826 atendimentos em 2020 e em 2021, 8.213. Por sua vez, o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social fez 2.867 atendimentos em 2020 e 4.758 em 2021.

A Secretaria de Assistência social e Direitos Humanos apresenta para a comunidade torrense, com detalhes, o número de atendimentos a população que buscou os serviços desta Secretaria e os Benefícios Eventuais que foram ofertados durante o ano de 2021:

No CRAS, setor responsável pela organização e oferta de Serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foram realizados 8.213 atendimentos, destes 1.205 visitas domiciliares.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV é um conjunto de serviços realizados em grupos, realizando atividades no sentido de prevenir a ocorrência de situações de risco social fortalecendo o resgate dos vínculos familiares com crianças e adolescentes, jovens, mulheres chefes de família e idosos. Foram realizados 905 atendimentos.

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social: setor responsável por atender famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Foram realizados 4.758 atendimentos individualizados e abordagens sociais, destes 226 visitas domiciliares.

Central de Cadastro Único – setor de cadastro para Programas Sociais do Governo Federal é o principal instrumento de identificação e caracterização da situação socioeconômica das famílias de baixa renda que residem no Município. É a inscrição no Cadastro Único que permite às famílias de baixa renda o acesso aos Programas Sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre outros, mas vale lembrar que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas. Foram realizados 3.334 atendimentos, sendo contempladas 1.197 famílias que recebem transferência de renda.

CRM-Centro de Referência da Mulher foram 2.945 atendimentos a mulheres vítimas de violência nos municípios atendidos através da Comarca de Torres.

Além das cestas básicas, 3.886 em 2021, foram concedidos os Benefícios Eventuais como, Gás 720, Natalidade 42, por morte 41, Fralda Geriátrica 01 e Auxilio passagens no valor de, R$ 9.976,00.

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