Criar Planos Municipais de Arborização Urbana é um dos encaminhamentos do 1º Diálogo Regional

Na manhã desta sexta-feira, 4 de março, Torres sediou o evento 1º Diálogo Regional sobre Arborização Urbana do Litoral Norte. O evento foi híbrido, presencial e on-line e ocorreu no De Rose Palace Hotel. Entre os encaminhamentos, foram aprovadas a formação de comissões municipais de arborização urbana, com segmentos afins do município com o objetivo geral de construir um plano municipal de arborização urbana q tenha viabilidade de ser implantado.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, Torres realizará reunião técnica entre os municípios do Litoral Norte, ainda em março. Segundo o secretário, a ideia é criar um grupo de trabalho regional, pois temos um território muito similar ambientalmente e nenhum município precisará partir do zero. Existe muito material disponível e temos o apoio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e do Fórum Gaúcho de Arborização Urbana.

A iniciativa desta manhã aconteceu em sintonia com a construção da Política Nacional da Arborização Urbana, O evento foi aberto ao público, sendo mais direcionado a área do meio ambiente, pode ser assistido pelo youtube da Prefeitura de Torres.

A realização é da Associação Nacional dos Municípios de Meio Ambiente, Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, do Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, e vice-presidente da Anamma, “Torres é uma cidade que tem espaço para planejarmos uma arborização em harmonia com a urbanização”

A programação contou com representantes da Associação dos Municípios do Litoral Norte e representantes nacionais como a direção da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. A arborização urbana traz inúmeros benefícios: ameniza as questões climáticas por meio da diminuição das amplitudes térmicas, melhora o ar a ser respirado, protege o solo contra erosão, protege das forças dos ventos, diminui a poluição sonora, absorve a poluição da atmosfera, promovendo desta forma a ampliação da biodiversidade. A coordenação do debate foi do secretário Agápio e do presidente do Condimma, Fernando Campani.

Play Video

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo