Prefeitura divulga locais para realização da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA

A Prefeitura divulga locais para realização da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. A Carteira é um documento que visa garantir atenção integral, o pronto atendimento com prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. De acordo com o presidente da FADERS, Marquinho Lang, o documento atende aos requisitos da Lei Federal 13.977/2020, também conhecida como Lei Romeo Mion (em referência ao filho do apresentador Marcos Mion), e ainda traz algumas inovações.

A CIPTEA gaúcha terá um QR Code, em que será possível obter mais dados sobre a Pessoa com TEA além daqueles em que estão no documento físico, inclusive, tendo a geolocalização do endereço residencial. Segundo a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência , Profª Maria Inês S. Maurer Gomes, a CIPTEA vem para qualificar e ampliar possibilidades no cotidiano das pessoas com TEA e suas famílias, numa sociedade que ainda está “engatinhando” de ser para todos. Neste sentido, precisamos divulgar, engajar e conscientizar as famílias, para que seus direitos sejam preservados e principalmente na proposição de políticas públicas para as pessoas com TEA.

As pessoas com TEA ou seus responsáveis já podem encaminhar os documentos necessários por meio de formulário on- line. O usuário encontrará também uma cartilha produzida pelo setor técnico da FADERS que explica passo a passo como encaminhar o documento. Os usuários da CIPTEA não terão nenhum custo para obter o documento. A FADERS , como órgão gestor da política pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS, será a expedidora.

O atual símbolo do Autismo é a fita da conscientização. Criada em1999, a fita é formada por peças do quebra-cabeças em várias cores vivas e brilhantes, propondo a diversidade, a inclusão social, a esperança e a conscientização da sociedade com um todo.

ONDE POSSO SOLICITAR A CIPTEA?
A CIPTEA será solicitada no formulário disponibilizado no site da FADERS (www.faders.rs.gov.br). Você deverá preencher os dados e anexar os documentos, conforme explicitado na lei.

Acesse os links abaixo para acessar a Cartilha e Formulário :

Cartilha
https://www.faders.rs.gov.br/upload/arquivos/202106/18112446-cartilha-passo-a-passo-ciptea.pdf

Formulário on-line
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfD9bFYSOSQGEp6P7UJkXSLqrJy9jE1rU9RmXx7Z_CHspxdWQ/viewform

NÃO TENHO CELULAR COM INTERNET, NEM COMPUTADOR. COMO POSSO SOLICITAR A CIPTEA?
– No município de TORRES, você poderá realizar na :
-APAE
– Secretaria Municipal de Educação (SME) com Assistente Social;
– CRAS.

QUEM TEM DIREITO A CIPTEA?
Qualquer pessoa com laudo de TEA.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo