Apresentado diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana de Torres para população

Na noite dessa última segunda-feira, 31 de outubro, a Prefeitura de Torres apresentou o diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana de Torres para a população interessada. A exposição ocorreu no auditório da Ulbra, exposto por técnico da empresa contratada, especializada na área. É o resultado de um estudo de quase um ano com o propósito de oferecer condições de mobilidades para todos, como parte integrante do processo de planejamento do Município. Quem não pode deslocar-se, acompanhou a apresentação pelo Youtube ou Facebook em Prefeitura de Torres.

O evento foi aberto pelo secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges e pelo engenheiro da Prefeitura, Juarez Felicetti, A apresentação foi realizada pelo conceituado arquiteto e urbanista pela Universidade Nacional Federico Villarreal (Perú). Emilio Merino Dominguez e a também arquiteta e urbanista Ângela Candeia Todescatto Cattani, de Caxias, que trabalham com a empresa. A partir de processo licitatório, a Prefeitura contratou a empresa Vinicius Ribeiro, Arquitetura, Planejamento e Mobilidade Urbana Ltda, para elaborar o Plano. O trabalho consiste em cinco etapas: Plano de Trabalho, Pré-Diagnóstico, Diagnóstico, Prognóstico e Formulação do Plano de Mobilidade. A previsão é de que somente em meados de abril, seja entregue o produto final. É necessário que o Plano tenha a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores para se tornar lei.

Para o engenheiro Juarez Felicetti, a apresentação buscou aproximar a sociedade das discussões concernentes è execução do Plano de Mobilidade. Um dos intuitos era o de mostrar à população como foi feito o levantamento de informações no município para inventariar os diversos modais de transporte existentes. A partir destes dados coletados, são extraídas informações quantitativas e qualitativas sobre mobilidade. Estes estudos são o que podemos chamar de diagnóstico da mobilidade, que foi apresentado em seus principais pontos pelos técnicos da empresa contratada.

Os trabalhos de análise pelo corpo técnico da Secretaria de Planejamento seguem sendo feitos. Algumas sugestões para otimizar o texto e aproximar ainda mais o conteúdo à realidade do município continuarão ocorrendo ao longo de todo o trabalho. Toda e qualquer informação sobre o que foi produzido até agora pode ser requisitado diretamente na secretaria e, em breve, em página específica do Plano de Mobilidade.

Conforme consta no Plano de Mobilidade Humana Sustentável, a iniciativa tem a oportunidade de contribuir para o equilíbrio entre as potencialidades e as deficiências reconhecidas em diferentes setores do município. O Plano é o instrumento que garante o direito de ir e vir dos diversos modais de transporte, aliando a sustentabilidade e o crescimento econômico e social. Tem também a função de indicar as soluções para impactos sociais, ambientais e econômicos causados pela priorização do transporte individual, visando melhorar as condições de saúde e qualidade de vida das pessoas. O Plano busca tornar os espaços mais democráticos, com soluções para a coletividade em geral.

Documentos:

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo