Descarte de resíduos sólidos é pauta da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo com freteiros

Com o propósito de disciplinar o descarte de resíduos sólidos em Torres. a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB) e os representantes da Associação dos Transportadores de Resíduos Sólidos (ASSTRS) se reuniram na última terça-feira, 6 de dezembro. O objetivo foi de avançar no processo do manejo integrado dos resíduos sólidos urbanos da construção civil e extradomiciliares no município. Para a correta destinação dos resíduos, é importante a atuação conjunta da comunidade em parceria com o poder público, onde cada um exerce um papel fundamental.

Aos participantes do encontro foi explicada a importância da correta destinação dos resíduos sólidos para uma melhor condição ambiental da cidade. O município conta com duas áreas destinadas ao descarte, a mais conhecida é a Recivida, Usina de Reciclagem, localizada no bairro Faxinal. Salientado também aos freteiros que desde a geração do resíduo até o seu destino final é necessário ter uma visão múltipla das responsabilidades, deveres e os reflexos que todo processo pode causar nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. O descarte pode ser realizado de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h. E aos sábados, das 8h às 12h.

As duas áreas destinadas à acomodação de resíduos sólidos do município destinam-se a pequenos geradores, os quais são provenientes de obras que não necessitam de licenciamento ambiental, e portanto, da apresentação e aprovação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Estes geradores também tem a sua responsabilidade legal perante a destinação correta dos materiais, e para tal devem se adequar e agir de maneira a evitar penalidades, destinando preferencialmente, por meio de transportadores associados os seus materiais até as áreas de transbordo municipais.

A partir do recebimento destes materiais nas áreas, o município segue os procedimentos cabíveis para o tratamento/destinação final de cada material, conforme a sua origem e classificação. Estes alinhamentos deverão ser permanentes entre os atores envolvidos para que aja sucesso nos objetivos almejados em atendimento as legislações ambientais vigentes. É ressaltar ainda, que depositar resíduos de qualquer natureza em áreas públicas ou particulares sem autorização é um ato passível de punições contidas em legislação.

Para este propósito, a Prefeitura conta com a parceria da PATRAM, que atua no patrulhamento e fiscalização de possíveis crimes ambientais desta natureza. Além das ações operacionais e criação de políticas públicas de gestão ambiental dos resíduos sólidos, são realizados por meio ações de Educação Ambiental, em seus diversos meios, o despertar da consciência ambiental e da qualidade de vida e bem-estar. Para mais informações junto à SMAURB, o fone da Prefeitura é (51) 3626 9150 ramal 248.