Iniciaram os preparativos para o Bicentenário da Igreja São Domingos

Reunião realizada na última quarta-feira, 10/05, abre os preparativos para o bicentenário da igreja São Domingos que será celebrado em 25 de outubro de 2024. A igreja São Domingos, localizada na subida do Morro do Farol, em Torres, é a única igreja do Litoral Norte tombada como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, desde 1983, e representa o marco inicial urbano de Torres. Além disso, é a primeira igreja construída no trecho litorâneo entre Laguna (SC) e Osório (RS), conforme pesquisa do jornalista e historiador Nelson Adams Filho.

Na ocasião da reunião foi composta uma comissão que se reunirá periodicamente para o planejamento das atividades que farão parte das comemorações de 200 anos da igreja mais antiga de Torres e região.

De acordo com o pároco, Pe. Leonir Alves, a primeira reunião buscou definir as pessoas que estarão a frente desses preparativos e já desencadear muitas ideias para se comemorar e enaltecer muitos dos momentos mais marcantes da história da igreja, que são também fatos importantes na história da cidade de Torres e do seu povo. A Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Cultura e do Esporte será apoiadora do evento e segundo o secretário José Mauri Rodrigues, é de suma importância e relevância cultural a comemoração dessa data tão representativa para o povo torrense.

Estiveram presentes nessa primeira iniciativa o secretário municipal de Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues, o pesquisador Nelson Adans Filho e membros do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP).

Texto Pascom