Projeto de Bem-Estar Animal age no caso de ataque dos cães a pedestres

Ao longo das últimas duas semanas estamos lidando com uma situação extremamente crítica e complexa junto a ponte de concreto na divisa do estado com Santa Catarina. Próximo à ponte existe uma estrutura antiga, com processo judicial demolitório, onde moradores de rua se alojaram com seus cães e estes estão atacando pessoas que transitam próximo ao local.

Desde então a Prefeitura vem atuando junto a estes moradores e seus animais a fim de sanar a problemática, foram realizadas a castração de três fêmeas, de modo a evitar um descontrole no aumento populacional e em razão de que o cio pode gerar certo comportamento agressivo aos animais, além de prestar atendimento a um cão que sofreu lesões na pata por atropelamento.

Porém, os casos de ataque seguem ocorrendo, com maior intensidade e severidade de danos físicos as pessoas vítimas destes ataques nesses últimos dias. No dia 26 de junho ocorreram ao menos três ataques no local e segundo informações recebidas pela Secretaria de Meio Ambiente e divulgadas nas mídias, alguns casos com lesões severas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, também vem trabalhando no que diz respeito a questão da situação dos moradores que vivem em vulnerabilidade social, durante a visita os moradores informaram que vão alugar uma residência e levar os cães.

O Batalhão Ambiental da Brigada Militar, – PATRAM também esteve no local e está trabalhando em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente.

Na data de hoje 27 de junho a equipe veterinária esteve novamente no local e realizou o recolhimento de uma fêmea com seis filhotes, que segundo novas informações, estaria com comportamento agressivo, possivelmente em defesa aos filhotes. Mesmo com o recolhimento destes cinco cães adultos e os filhotes, restam no local cerca de seis cães de médio porte.

Atualmente, todas as hospedagens conveniadas estão sem vagas. O poder público agiu de várias formas, porém se depara agora com mais seis cães tutelados por moradores de rua e sem alternativa locacional para o recolhimento destes animais. É importante deixar claro que cabe a cada proprietário cuidar e zelar por seu animal, para que estes não ataquem outras pessoas, pois cabe ao proprietário a responsabilidade criminal sobre os atos cometidos por eles, porém neste caso, os tutores moram na rua e precisamos agir para que se evite uma tragédia maior.

A Secretaria informa que hoje dia 27 também irá ao local recolher os cães machos não castrados para encaminhar para castração.

Diante destes fatos, estamos trabalhando para solucionar esta problemática o mais breve possível, para evitar que mais pessoas sejam atacadas. Aproveitamos para informar que estamos trabalhando em minuta de lei que estabelece a Política de Bem-estar Animal, além de uma política contínua de castração em busca de melhores condições e criando procedimentos operacionais para padronizar os atendimentos.