Prestigiado pelos professores, começou com sucesso nessa terça, a Formação Docente e o Fórum Acadêmico Municipal em Torres

Na noite dessa última terça-feira, 18 de julho, professores de diferentes funções na rede municipal de ensino de Torres lotaram o Centro de Eventos da Ulbra na abertura do Fórum Acadêmico Municipal, atividade científica que compõe a Formação Docente e Fórum Acadêmico Municipal 2023 (FDFAM 2023). O evento iniciou com interessante conferência do neurocientista paulista César Aparecido Nunes que abordou o importante tema “Educação na Atualidade: Competências Socioemocionais”. Ao todo serão 40 horas de formação continuada com atividades que se estendem até sexta-feira, 21. Nesta quarta, 19, nos três turnos do dia, a pauta será de Educação Inclusiva. No dia 20. acontecem os cursos específicos por área, um total de 13. Dia 21, o evento encerra possibilitando aos professores uma grande reflexão a partir das experiências apresentadas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação.

O evento ocorre nas dependências da Ulbra Torres (Centro de Eventos, Auditório do Prédio 1 e em Salas de Aula também do Prédio 1) e contempla a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e os profissionais específicos da Educação Inclusiva, de Artes e Educação Física. A Educação de crianças atípicas é o grande destaque deste Fórum. A abertura contou com a presença do secretário de Educação, Alexandre Porcatt; presidente do Conselho Municipal da Educação, Rejane Clezar; presidente do Conselho do Fundeb, Almonita Gedeon; o diretor Pedagógico, Alceu Scheffer; o diretor-geral da Ulbra, Valdemar Sjlender; representando a Câmara de Vereadores, o vice-presidente, vereador Igor Beretta, entre outros.

A palestra inaugural conquistou a plateia. O neurocientista destacou a importância do estudante ser escutado e bem acolhido, salientando que às vezes este contado é a primeira manifestação de carinho que a criança recebe, frisando que a atenção é um carinho. O conferencista fez uma analogia dos primeiros anos que frequentou a escola, com o ensino de hoje. Enfatizou que os primeiros estímulos que recebeu partiram de uma professora, que seus pais não valorizavam a frequência escolar porque também não haviam recebido este encaminhamento dos pais. Disse que foi de uma professora que recebeu o maior incentivo para sua positiva formação. “Nunca mais esqueci da professora Cotinha”. Concluiu que o bom professor é reconhecido pelo trabalho que desempenha junto ao aluno com dificuldades na escola ou com a própria família.

Conforme o secretário de Educação, Alexandre Porcatt, a programação que conta hoje com um dia dedicado à educação inclusiva, vai aprimorar o atendimento de uma demanda que cresceu 43% nos últimos meses nas escolas municipais. Conta com a participação do diretor-presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders), Marquinho Lang que nesta manhã faz uma palestra com o tema “Protagonismo, Cidadania e Vivência da Pessoa com Deficiência” nas dependências do Sesc. A ainda, dentro da Formação Docente, o secretário destaca a participação do poeta, cronista e jornalista gaúcho, Fabrício Carpinejar, no Centro de Eventos da Ulbra, que fará uma palestra no dia 21 de julho, às 8h30min, abordando “Inclusão/Exclusão: Filhote de Cruz Credo.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo