No próximo sábado, Torres comemora os 50 anos dos Molhes da barra do rio Mampituba com grande evento no local

No próximo sábado, 9 de setembro, Torres comemora os 50 anos dos Molhes da barra do rio Mampituba com grande evento no local durante todo o dia. A obra é de grande importância para a região. Os Molhes foram construídos com o objetivo de facilitar a saída dos pescadores para o mar e melhorar a navegabilidade na área. A celebração vai ocorrer das 9h às 17h, com atividades culturais, esportivas e de entretenimento. No sábado, a Chama Crioula dos Festejos Farroupilha estará presente no local, a partir das 9h. A Chama será conduzida até os Molhes, pelo CTG Porteira Gaúcha, saindo do Parque do Balonismo. Em caso de mau tempo, todo o evento é cancelado.

Para prestigiar o evento, neste sábado, a Feira de Artesanato e de Agricultura Familiar que costumeiramente é realizada em rua próxima à Casa da Terra e Artesanato, vai acontecer na área de estacionamento do Chalé, das 9h às 17h.

Às 15h, será realizada uma palestra sobre a construção dos Molhes com fotos e artigos, a apresentação é do historiador Jaime Batista. O evento acontecerá no Chalé Memorial do Surf, localizado na Praia dos Molhes, na Praça Zeca Scheffer,

Em comemoração ao cinquentenário dos Molhes, a Secretaria de Cultura e do Esporte vai promover o torneio de Futevôlei na Praça dos Molhes. O Torneio vai acontecer das 13h às 17h30 e podem participar equipes masculinas e mistas. As inscrições são limitadas e devem ser realizadas por meio do e-mail [email protected] A premiação ocorrerá às 18h com entrega das medalhas.

Durante todo o dia, os visitantes serão contemplados com a Tenda Ambiental dos projetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e entidades convidadas como o GEMARS e REVIS. Entre várias atividades, no Espaço Ambiental será recolhido resíduos eletrônicos, Para a alegria de pequenos e grandes, a SMAURB promoverá a Feira de Filhotes na parte da manhã.

A construção os Molhes representa um marco histórico que uniu os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A relevância da obra transcende a esfera econômica e social. Antes da construção dos Molhes, os pescadores enfrentavam inúmeras dificuldades, tendo que lidar com o excesso de ventos e mudanças de maré, que alteravam o curso do rio e criavam obstáculos naturais.

A Sociedade Amigos da Praia de Torres que desempenhou um papel fundamental na preservação dessa história, mantendo em suas dependências um monumento que registra a atividade de inauguração da obra.

Em tempos de enchentes, a situação se agravava, tornando a saída para o mar ainda mais desafiadora. Com a conclusão dos molhes, essas adversidades foram superadas, proporcionando maior segurança e eficiência para os pescadores locais. Ao desviar a correnteza do rio, eles evitaram a formação de bancos de areia na foz, o que beneficiou tanto o setor pesqueiro quanto ao turismo.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo