Realizada nova reunião multissetorial em Torres para tratar sobre o enfrentamento da Influenza Aviária

Na tarde da última segunda-feira, 16 de outubro, as representações envolvidas no enfrentamento da gripe aviária em Torres, se reuniram para alinhar as ações de operacionais e informativas de atendimento aos encalhes de animais marinhos. Na oportunidade a reunião contou com a participação do representante da Regional de Osório, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Jonas Coruja Cardoso, da Câmara de Vereadores, Rafael Silveira; do ICMBio/Revis Ilha os Lobos, com Aline Keilwem, Helen Borges e Juliano Rodrigues Oliveira; da Patram, o 1º tenente Paulo Talles Fonseca, secretários municipais do Meio Ambiente, Fernanda Brocca e de Obras, Mauro de Jesus; e representantes de Secretarias Municipais, como a Saúde, Desenvolvimento Rural e do Turismo.

As entidades puderam esclarecer dúvidas diretamente com o setor que lidera as operações no litoral norte SEAPI. Foram realizados encaminhamentos para o Estado e Federação a fim de buscar uma maior atenção ao município de Torres, visto a presença da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre da Ilha dos Lobos gerenciada pelo ICMBio, e que conta atualmente com a ocorrência de lobos e leões marinhos, devido ao período de migração destes animais.

Outro ponto importante foi a verificação das dificuldades enfrentadas ao longo do feriado de 12 de outubro, onde a cidade recebeu visitantes e muitos curiosos tiveram atitudes de risco ao se aproximar de animais, e até mesmo tentar colocá-los de volta para água.

O Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Rodrigo de Rose da Silva, um dos coordenadores operacionais das ações de apoio, enfatiza a necessidade de que as informações para que as pessoas não se aproximem de animais encalhados nas praias sejam multiplicadas entre todos os meios de comunicação possíveis e diferentes grupos da sociedade.

Otimizamos por meio de grupos e associações multissetoriais e mídia em geral esta disseminação, mas é importante que ela seja permanente até que a condição sanitária seja vencida, diz Rodrigo. Temos tido aderência total de toda e qualquer representatividade e organização social neste sentido. Estão previstas sinalizações de pontos estratégicos da orla e acesso às praias e novas placas de sinalização para colocação junto aos animais encontrados. Mantenha a distância, respeite as áreas de isolamento e comunique as autoridades responsáveis. caso aviste algum animal encalhado na praia.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo