Secretaria Municipal da Saúde faz reunião para tratar sobre a Influenza Aviária

Na manhã dessa última terça-feira, 17 de outubro, foi realizada na Secretaria Municipal da Saúde importante reunião coordenada pela secretária Suzana Machado com todos os diretores da Pasta para tratar de possíveis casos de Influenza Aviária em humanos.

Apesar de não haver nenhum caso suspeito ou confirmado no Rio Grande do Sul, o encontro ocorreu devido ao fato de estarem aparecendo animais marinhos mortos na orla pela doença. Diante da proximidade de pessoas junto aos animais, por curiosidade, a SMS discutiu possíveis ações a serem tomadas na eventualidade de aparecerem casos suspeitos na rede pública de saúde, como por exemplo, a coleta de amostra para exame confirmatório e o monitoramento deste paciente em caso positivo.

A secretária lembra que é muito importante evitar o contato com qualquer mamífero marinho na beira da praia ou ave morta na orla. Se houve o contato com algum animal que apresente sintomas gripais, a orientação é procurar o Pronto Atendimento 24h com urgência.

A Secretaria de Saúde destaca que a população não deve deixar cães, gatos e outros animais domésticos se aproximarem destes animais. A Influenza, também conhecida como Gripe Aviária, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta, principalmente, aves, mas também pode infectar mamíferos, cães, gatos, outros animais e humanos.

Se você encontrar um animal na praia em situação de risco, comunique-se pelo whats do Serviço Veterinário Oficial: (51) 98445 2033

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo