Geoparque e Sebrae desenvolvem roteiro de turismo rural

O Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul e o Sebrae SC lançaram nesta quinta-feira, 23 de novembro, em Torres, o projeto do Roteiro Rural da Georrota Cânions do Sul. O encontro aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com a participação de empreendedores dos municípios que fazem parte do Geoparque.

A metodologia aplicada na criação do roteiro é uma adaptação do projeto “Experiências do Brasil Rural”, desenvolvida em parceria exitosa entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e aplicada ao longo dos anos de 2021 e 2022 em diversas regiões do país, com o objetivo de criar roteiros rurais no país que proporcionem experiências memoráveis aos visitantes. Agora, o SEBRAE passa a desenvolver proposta semelhante a este projeto junto aos empreendimentos dos municípios do Geoparque.

“É um momento importante para Georrota. Temos o desafio de lançar um roteiro rural integrado e pronto para o mercado até ano que vem. Estamos bem satisfeitos com o engajamento dos participantes. Continuamos avançando no projeto e, assim, vamos monitorando os resultados e realizando novas ações para que a gente possa fazer mais uma entrega especial para o mercado turístico”, ressalta a gestora de projetos da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

O diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano, realizou a abertura do encontro, agradecendo aos participantes pela dedicação a este projeto que já está trazendo ótimos resultados para toda a região e destacou ainda a importância da união em prol do desenvolvimento do turismo na região.

O grupo que vai compor o Roteiro Rural da Georrota Cânions do Sul teve a adesão de 25 empreendimentos rurais, entre sítios, produtos locais, artesanato, hospedagens e gastronomia em ambiente rural. O roteiro será criado até o mês de abril de 2024, com encontros de capacitação. O lançamento para o mercado turístico será no Festival do Turismo das Cataratas, em maio do próximo ano. (Por Priscila Ventura Gâmba, coordenadora de Comunicação do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos Cânions do Sul.