Campanha dos 16 Dias de Ativismo começa com palestra sobre “Suicídio e Violência Doméstica, a linha tênue da desesperança feminina”

Na manhã dessa última segunda-feira, 27 de novembro, no auditório da Universidade de Caxias do Sul – UCS, aconteceu a palestra intitulada “Suicídio e Violência Doméstica, a linha tênue da desesperança feminina”, realizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, dentro do cronograma dos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

Estiveram presentes cerca de 40 mulheres, entre elas mulheres da comunidade, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – COMDIP; Hospital Nossa Senhora dos Navegantes; Municípios de Mampituba, Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Três Forquilhas e Morrinho do Sul; servidoras da Secretaria Municipal de Saúde; Polícia Civil; servidoras do CREAS; Casa de Passagem e público em geral.

A abertura foi realizada pela secretária da pasta, Helvia Sanae Mano, que agradeceu a presença de todos, a imprensa através do Portal Guarita, a UCS por ceder o espaço e principalmente, a Dra. Angelita Maria Ferreira Machado Rios, que é Perita Médica-Legista Psiquiatra – áreas de atuação em Sexologia Forense e Perícias Psíquicas, Doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA – Canoas), Organizadora do Livro “Perícia Médico-Legal e Criminal em casos de violência contra Crianças e Adolescentes” .

A palestra abordou além do tema suicídio e violência doméstica, trouxe as comparações sobre as mortes por causas externas no ciclo vital feminino, vitimização prévia, transgeracionalidade, fator de risco para a perpetuação da violência, fatores de proteção que podem interromper o ciclo da violência, Importância do atendimento integral, abordagem interdisciplinar, sintomas do sofrimento físico, sintomas do sofrimento psicológico e ações preventivos.

A secretária pontuou que a Dra. Angelita explanou de forma prática, objetiva e enriquecedora, trazendo dados alarmantes sobre o aumento do suicídio feminino desde a pandemia.

No final da palestra foi aberta para questionamentos e considerações das presentes, foi um momento com muitas trocas relevantes e relatos emocionantes. No encerramento, a palestrante agradeceu a oportunidade e parabenizou a iniciativa da Secretaria em realizar um evento com um tema tão latente, porém pouco abordada na esfera da violência doméstica, inclusive é a primeira palestra que ela realiza para a rede de apoio à mulheres em situação de violência.