Ações do município para a Doação Solidária são pautas no encontro com o Ministério Público

Na tarde desta sexta feira, 10 de maio, representando o Gabinete do Prefeito Carlos Souza, os secretários de Administração, Maik Scheffer, de Assistência Social, Helvia Sanae Mano e o secretário Júlio Agápio, coordenador geral do Grupo de Trabalho de ação Doação Solidária do Município, juntamente com representantes do Conselho Tutelar e o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Silveira, reuniram-se na sede do Ministério Público com o promotor Marcelo Simões para tratar de ações frente a situação do deslocamento de pessoas em situação de alta vulnerabilidade vindas das regiões afetadas pelas enchentes. A solicitação do encontro partiu do Município para que possa haver um alinhamento e convergência nas ações futuras.

Durante a conversa, foi informado sobre as ações já realizadas, como identificação de abrigos privados, acolhimento pela Assistência Social com políticas públicas às famílias e atendimento pela Secretaria de Saúde.

Ainda, foram expostas preocupações do Município quanto ao período que estas pessoas poderão precisar dos abrigos e de assistência através de doações e serviços públicos. “Hoje, já temos relatos de famílias procurando a Secretaria de Educação para pedir vaga para crianças vindas de cidades atingidas”, informou a conselheira tutelar Bia Prado.

O secretário Júlio Agápio, coordenador do GT, falou das ações que a Prefeitura tem realizado e a programação do que ainda será feito, como ações de recolhimento de donativos, identificação das necessidades de maior urgência, organização de voluntários da área da saúde e auxílio aos abrigos estabelecidos. Desde o princípio destes eventos no Estado, a cidade de Torres se organizou para prestação de auxílio as pessoas desabrigadas.

Nesta segunda etapa, está sendo feito o mapeamento da demanda local e a concentração de esforços de forma a atender, com eficiências as pessoas que estão na cidade. “Mapeamos abrigos conhecidos para entender o tamanho de cada um e suas principais urgências. Em algumas situações, temos crianças com necessidade de apoio médico. Por isso, agora, é fundamental selecionarmos as doações para as pessoas que realmente precisam”, relatou Agápio.

O promotor Marcelo solicitou ao Município que as informações levantadas sejam compartilhadas com o Ministério Público para acompanhamento.

Ainda de acordo com a Defesa Civil os itens de maior necessidade são: água, colchões, cobertores, lençóis, ração, material de higiene pessoal, material de limpeza e fraldas descartáveis, infantil e geriátrica.

O Centro de Apoio da Doação Solidária tem o horário de funcionamento o mesmo do expediente da Prefeitura (segunda, quarta e sexta, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min, e na terça e quinta, das 13h às 17h30min), mas neste sábado 11 de maio, também estará aberto das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ainda a Casa da Terra e do Artesanato está durante o mês de maio realizando a ação solidária para recolhimento de itens focados em crianças como fraldas, mamadeira, brinquedos, e higiene.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo