No mês de maio, integrantes do Projeto Primeiros Socorros da SME trataram sobre a Lei Lucas e o Dia do Museu

No dia 28 de maio, a equipe do Projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas esteve no município de Caraá, no Litoral Norte, com a finalidade de apresentar o trabalho realizado no Projeto com relação à Lei Lucas, aos professores da rede municipal deste município, aceitando o convite do secretário de Educação de Caará, Marcelo Pacheco, ao secretário de Torres, Alceu de Matos Scheffer. A equipe passou o dia em Caraá, fazendo treinamento e trocando informações.

A lei Lucas, é a lei Federal nº 13.722, onde professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico deverão ser capacitados em primeiros socorros. A Lei tem o nome de Lucas Begalli que aos dez anos perdeu a vida em uma excursão da escola que frequentava, em Campinas. Ele faleceu por asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche, por não ter recebido os primeiros socorros de forma rápida e adequada.

DIA DO MUSEU

No mês em que se comemorou o Dia Internacional dos Museus, fixado no dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma visita dos integrantes do Projeto Primeiros Socorros ao Museu de Taxidermia da UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense, com a finalidade de conhecer o Museu e também o Campus.

Para a comemoração deste ano, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) escolheu o tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. O objetivo foi promover um debate global sobre as formas de repensar os museus no futuro, o que envolve fortalecer seus vínculos com a comunidade.

O Projeto Primeiros Socorros conta com 300 alunos inscritos em seis escolas do município, que foram divididos em equipes, para conhecer o Museu. São estas as escolas integrantes: EMF Alcino Pedro Rodrigues, Zona Sul, Professor Manoel Ferreira Porto, Professor Manoel Oliveira Carneiro, Santa Rita e Mampituba. O projeto tem a coordenação da professora Andrea Mello e da turismóloga Helenita Cagliari.