Laudo sobre a viabilidade do Aeroporto de Torres como alternativa para o Salgado Filho será apresentada na próxima quinta-feira

Nesta sexta-feira, 14 de junho, o prefeito Carlos Souza acompanhou a vistoria realizada no Aeroporto Regional de Torres. Pela manhã, o Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi, junto com técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) visitou o Aeroporto Regional de Torres para nova avaliação técnica, com o propósito de ser alternativa ao Salgado Filho. Zuanazzi esteve em todos os aeroportos do Estado e disse que não se trata de concorrência entre eles. Que em tempos normais o Salgado Filho realizava 90 voos diários e que atualmente em todo o Rio Grande do Sul são realizados 17. Disse que está otimista com o que viu no Aeroporto Regional de Torres.

Após a cerimônia de abertura dos trabalhos, foi realizada uma vistoria da pista do aeroporto pelos técnicos da ANAC, que devem emitir um relatório até a próxima quinta-feira (20), que fará uma avaliação sobre a sua viabilidade como outra alternativa ao Salgado Filho. O Secretário Nacional comentou que depois do laudo, os próximos passos seriam contactar com as empresas aéreas, com as operadoras turísticas, entre outros. Zuanazzi destacou que quanto maior for o número de Aeroportos capacitados no Estado, melhor, e que quanto mais próximo da Serra e de Porto Alegre, melhor ainda.

O prefeito Carlos Souza mostrou-se otimista com as avaliações preliminares. Disse que o município está realizando uma intervenção eficiente no local no que se refere a limpeza do espaço e seu entorno. Comentou que seria preciso o investimento em torno de R$ 8 milhões, para que o aeroporto recebesse as melhorias necessárias, este recurso viria do Governo do Estado, que é o responsável pela administração do espaço.
O Secretário Estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, informou que o Estado está fazendo um investimento inicial de R$ 2 milhões, para reformas do espaço em geral.

Nesta reunião também estavam presentes, o representante da Anac, Regis Genhardt; o representante da Infraero, Mauricio Moromizato; o presidente da Amlinorte, João Marcos Bassani dos Santos, vários secretários municipais, entre eles, o de Turismo, Dérick Machado, representando a Câmara Federal, o deputado Luiz Carlos Busato; o presidente da Câmara Municipal de Torres, Rafael Silveira, os vereadores Gibraltar Vidal e Moisés Trisch, a presidente da Associação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Ivone Ferraz, representante de associações como Eraclides Maggi do Fórum Empresarial e Leonardo Denardi da Actor e ainda imprensa e público em geral.