Secretaria Municipal de Educação realiza mais uma formação com os professores de Pré II da Rede Municipal de Educação

A Secretaria de Educação de Torres realizou na última quinta-feira, 13 de junho, mais um encontro de estudos com os profissionais de Pré II da Rede Municipal de Educação. O evento organizado pela coordenadora de Educação Infantil, Patrícia Boaventura, faz parte do Plano de Ação 2024 que ainda tem programado mais três encontros para esse ano letivo.

Após a acolhida realizada pelo secretário de Educação, Alceu Matos Scheffer, a formação foi conduzida pela Neuropsicóloga e Consultora Pedagógica do Aprende Brasil Educação Sandra Gleize Hoffmann Silva que conduziu uma oficina prática sobre uma temática muito importante: a criança e o desenho infantil.

A formação promovida teve como objetivo principal sensibilizar os professores para a importância de entender e valorizar a produção artística das crianças. Foi uma oportunidade para refletir sobre como o desenho pode ser uma ferramenta poderosa de expressão e desenvolvimento infantil.

Um dos pontos-chaves abordados durante a formação foi a necessidade de um olhar atento e respeitoso por parte dos educadores. Cada desenho é único e carrega consigo uma história, um sentimento, uma visão de mundo. Ao compreender isso, os professores são capazes de estabelecer uma conexão mais profunda com suas crianças, criando um ambiente de confiança e empatia.

Os professores foram convidados a observarem não apenas os aspectos estéticos, mas também os simbólicos e emocionais presentes nas obras dos pequenos artistas. Essa abordagem holística permite uma compreensão mais completa do universo infantil, contribuindo para práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes.

Ao final da formação, os professores saíram com um novo olhar sobre o desenho infantil e sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, bem como, estimular a criatividade, a autoexpressão e o crescimento emocional de seus alunos, fortalecendo assim a relação entre educador e criança.

Em suma, a formação sobre a criança e o desenho infantil foi um momento de reflexão e aprendizado fundamental para os professores de Pré II. A sensibilidade do educador diante da produção artística infantil é essencial para promover um ambiente educacional acolhedor e estimulante, onde cada criança se sinta valorizada e compreendida em sua individualidade.