Em Brasília, prefeito Carlos Souza busca implantação de uma UPA em Torres

Nesta quarta-feira, 3 de julho, o prefeito Carlos Souza e uma comitiva do Litoral Norte, em Brasília audiência no Ministério da Saúde, encaminharam tratativas para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Torres. O assunto foi tratado com a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), Aline de Oliveira Costa. Já nesta reunião, a responsável pelo Departamento solicitou o envio de vários documentos, relatórios e pesquisas para estudo da criação da UPA.

A diferença entre o PA e a UPA é que neste último, o paciente já recebe um atendimento pré-hospitalar. A UPA tem maior estrutura, como sete leitos obrigatórios para observação e dois de sala vermelha, que é utilizado para designar o local que atende pacientes que chegam em situação crítica. Também nesta audiência estava presente o representante da direção do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Vinicius Medeiros, vice-presidente do IBSAÚDE. Na oportunidade, o prefeito Carlos e demais prefeitos da região, reivindicaram a ampliação de recursos para o hospital com o propósito de aprimorar a qualidade no atendimento.

Ainda fazia parte desta comitiva nesta audiência, o prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios; prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert e pelo ex-diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento de Infraestrutura Urbana e Rural, Schamberlaen José Silvestre.

O prefeito Carlos Souza está em Brasília nessa terça e quarta-feira, dias 2 e 3 de julho, participando da Marcha a Brasília pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul. A Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promovem o evento que é realizado na sede da CNM, com o objetivo de garantir o avanço das medidas emergenciais e estruturantes para o reestabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no Estado.