Nesta sexta, nova orla gastronômica do Rio Mampituba é entregue oficialmente à comunidade

Na próxima sexta-feira, 5 de julho, às 16h30min, a Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã, entrega oficialmente à comunidade as obras de revitalização da orla gastronômica do Rio Mampituba. A intervenção englobou uma área de 18.792,00 m², iniciando no final da Avenida Beira Mar, nº 1969, e finalizando na Avenida Cristóvão Colombo, nº 255. Conforme o prefeito Carlos Souza, a iniciativa foi de grande importância para a cidade, um marco para os torrenses, agradando moradores e turistas. Será um ponto turístico a nível estadual. A grande novidade na praça se dá pela instalação da fonte interativa de piso e quando os jatos são desligados, o espaço fica livre para apresentações itinerantes. O ato ocorrerá ao lado desta fonte.

A obra de revitalização da orla gastronômica iniciada em janeiro de 2023, teve abrangência em diversos aspectos, tanto estruturais, quanto de infraestrutura, lazer, paisagístico e de mobilidade. Iniciou-se pela contenção das margens do Rio Mampituba, onde as mesmas foram executadas por meio de colocação de pedras de enrocamento ao longo das bordas que abrangem os trechos da obra. Além destas melhorias estruturais, as margens se tornaram local contemplativo, com a construção de decks, passeio público e distribuição de mobiliário urbano.

Para priorizar os pedestres e melhorar a acessibilidade, as áreas de passeio foram ampliadas e espaços de contemplação foram criados, nivelados com a rua, com pisos padronizados e rotas acessíveis com sinalização tátil. O trajeto é composto por bancos, lixeiras, espreguiçadeiras e bicicletário, entrelaçado ao projeto paisagístico, foi pensado em proporcionar conforto ambiental para permanência no local. A ciclovia da Avenida Beira Mar teve continuidade na orla, sendo seu prolongamento estendido por aproximadamente 470 metros até a Rua Egídio Michaelsen. A mesma, é de concreto pigmentado, com sentido de ida e volta, iluminação e sinalização vertical e horizontal.

Tratando-se de infraestrutura urbana, foram redimensionadas e refeitas a drenagem pluvial através de tubos de PEAD e grelhas para melhor escoamento das águas. Estas melhorias englobaram as Ruas Kalil Sehbe, Saldanha da Gama e Avenida Cristóvão Colombo. Além disso, as mesmas receberam nova pavimentação com PAVS e tiveram seu sentido viário alterado. Já a Rua Egídio Michaelsen contou com recapeamento asfáltico em pontos específicos onde foram feitas intervenções.

O projeto de paisagismo incluiu o plantio de árvores nativas de médio porte ao longo dos percursos, visando melhorar o conforto ambiental urbano, substituindo as árvores exóticas invasoras. Além disso, para complementar a paisagem, as esquinas foram decoradas com floreiras e plantas, enquanto foram criados canteiros nas praças e calçadas.

Um dos pontos altos do projeto foi a renovação da Praça Amigos da Praia de Torres, que foi redesenhada para se integrar ao espaço público e à ciclovia. Agora, a praça conta com novo mobiliário urbano, iluminação e um playground e piso feitos de material sustentável, além de um belo design paisagístico. Outro destaque, a fonte seca interativa, também já se tornou atração da grande praça. Esta terá funcionamento conforme horário programado, que será divulgado após a inauguração.

A inauguração será na sexta-feira às 16h30, em caso de chuva a mesma será cancelada.