Mais de 500 alunos da rede municipal de Torres participam de evento sobre educação fiscal com o autor Rodrigo Munari

Uma tarde de aprendizado e diversão marcou a quinta-feira, 8 de maio, para mais de 500 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Torres. O Centro de Eventos da Ulbra Torres se tornou palco do projeto “Sapiência e Enrolado”, uma iniciativa do Programa de Educação Fiscal – Aprendendo a Ser Cidadão, da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo estimular a leitura, a criatividade e, principalmente, levar conhecimento sobre a função socioeconômica dos tributos.

O município de Torres foi contemplado com 240 livros do projeto, que foram distribuídos entre as escolas municipais Alcino Pedro Rodrigues, Almirante Tamandaré, Mampituba, Prof. Manoel Ferreira Porto, Prof. Manoel Oliveira Carneiro, Santa Rita, São Judas Tadeu e Zona Sul, de acordo com o número de turmas e alunos dos anos contemplados.

O ponto alto do evento foi a presença do autor do livro “Sapiência e Enrolado”, Rodrigo Munari, que proporcionou aos estudantes uma palestra musicada. Munari, que possui 35 anos de carreira na música e é formado em Filosofia pela PUCRS, onde também obteve título de Láurea Acadêmica e prêmio de aluno destaque, compartilhou sua paixão pela música e pela literatura como ferramentas de transformação social.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades, que demonstraram seu apoio à iniciativa. Estiveram presentes o vice-prefeito, André Pozzi, a secretária de Educação, Rosa Lummertz, o diretor da Ulbra Torres, Diego Viana Gomes e João Carlos Loebens, do Programa Estadual de Educação Fiscal da Sefaz RS. Estava presente, também, uma equipe de socorristas do Projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas, sob coordenação da professora Andréa Mello, da Secretaria de Educação, que auxiliaram na organização e segurança do público presente.

A secretária de Educação, Rosa Lummertz, deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando a importância do projeto para a formação cidadã dos alunos. Em seguida, o vice-prefeito André Pozzi fez uso da palavra, enfatizando o compromisso da administração municipal com a educação e o incentivo à leitura.

O evento também contou com a fala de João Carlos Loebens sobre o Programa Estadual de Educação Fiscal e a importância da participação dos cidadãos na administração pública.

A realização do evento foi uma parceria entre a prefeitura de Torres, através da Secretaria de Educação, a Secretaria Estadual da Fazenda e a Munari Produções, com o apoio da Ulbra Torres. A iniciativa demonstra o engajamento de diferentes setores em promover a educação fiscal de forma lúdica e acessível para as crianças, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo