Baleias-francas da temporada reprodutiva de 2024 já são avistadas em Torres

No último dia 30 de junho foram registradas as primeiras baleias-francas da temporada reprodutiva de 2024. nos mares de Torres. A equipe do Projeto Farol das Baleias do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul, (GEMARS), que realiza o monitoramento na região registrou a partir do Morro do Farol um grupo de mãe e filhote bastante próximo a costa, comportamento comum para a espécie ao longo as temporadas reprodutivas no Sul do Brasil. Até o dia de hoje os registros totalizam quatro pares de mães com filhotes.

As baleias-francas utilizam especialmente a costa sul brasileira entre os meses de julho a outubro para parir seus filhotes, amamentação e acasalamento. Estes magníficos animais migram das regiões subpolares onde existem as áreas de alimentação, período no qual se alimentam constantemente e armazenam energia em forma de gordura, a qual é utilizada na manutenção fisiológica dos indivíduos ao longo da temporada reprodutiva.

Torres é um local estratégico para avistamentos de baleias por apresentar excelentes pontos em topo de morros para contemplação dos animais, comenta o Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e pesquisador associado do GEMARS, Rodrigo De Rose da Silva. O Morro do Farol é um dos pontos mais procurados para avistar as baleias. Saiba mais sobre o projeto de pesquisa Farol das Baleias por meio do Instagram (@faroldasbaleias)

DICAS PARA O AVISTAMENTO DE BALEIAS:
– Um dia de mar calmo, pouco vento e boa visibilidade ajudam bastante;
– Períodos com boa claridade;
– Evitar áreas com muito reflexo de sol no mar;
– Utilizar os morros da região para ampliar o campo de visão;
– Utilização de binóculos;
– Os meses de agosto e setembro, historicamente são de pico de avistagens;
– Ter paciência e investir um tempo, pois nem sempre os animais estão em comportamento na superfície ou mais ativos;

CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES DAS BALEIAS-FRANCAS
– A caça das baleias ocorria principalmente para obtenção da sua espessa camada de gordura que era transformada em óleo, é utilizado na iluminação e ligante para argamassa nas construções.
– A baleia-franca adulta pode ficar submersa por aproximadamente 20 minutos após a troca gasosa;
– Quando adulta chega a pesar 45 toneladas e medir 18 metros;
– Um filhote de baleia-franca nasce com aproximadamente 5-6 metros e pesando 4-5 toneladas;
– O filhote pode ingerir aproximadamente 200 litros de leite por dia nos primeiros meses de vida, podendo engordar 50 quilos diariamente;
– A baleia-franca é a única espécie de baleia do Atlântico Sul que não apresenta nadadeira dorsal;
– Apresenta calosidades na cabeça que apresentam um padrão único de disposição que são habitados por ciamídeos (microcrustáceo), e isto permite a identificação dos animais.

(As imagens são do Farol das Baleias com autorização Sisbio e Drones registrados na ANAC)

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo