
A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação da Educação Especial Inclusiva, vem atuando de forma efetiva com seus 162 alunos matriculados que frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais nas 17 escolas municipais, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Os alunos recebem no contra turno, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) com profissionais especialistas na área da Educação Especial, trabalhando as especificidades de cada aluno e assessorias aos professores da sala de aula comum (SAC), sobre as deficiências, manejo e adaptações curriculares necessárias.
As adaptações são necessárias neste processo, desde arquitetônica, curriculares, monitorias e recursos adaptados para as especificidades de cada aluno público alvo da inclusão, que garante a participação e aprendizagens significativas. Atualmente, a rede municipal atende 05 alunos com deficiência física, 02 com deficiência auditiva acompanhados por Professor Intérprete de Libras, 37 com Deficiência Intelectual, 69 alunos com TEA (transtorno do espectro autista) e 02 alunos com deficiência visual. Para todos são planejadas estratégias pedagógicas e recursos que possibilitem o estudo.
Como espelho destes casos, temos o exemplo de Ana Karolina Silva da Silva, dez anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Fundamental Alcino Pedro Rodrigues. Ela tem baixa visão, é portadora de doença que foi diagnosticada há cerca de três anos depois da menina queixar-se de dificuldades em acompanhar as aulas por falta de visão. A mãe, Elenice, explica sobe as patologias. Ana é portadora de Retinose Pigmentar, que não tem cura. Tem Distrofia Retiniana que pode ser curada com cirurgia e alta hipermetropia que significa falta de visão alta. Ana aguarda pela cirurgia.
Para estudar, ela utiliza, como recurso óptico, uma lupa que possibilita ampliar a fonte no livro didático em sala de aula. Além deste recurso, foi proporcionado através da Secretaria Municipal de Educação, o livro didático ampliado, que corresponde a fonte A3, disponibilizado pela Editora Aprende Brasil, possibilitando assim, acessibilidade para a leitura e qualificando a aprendizagem da aluna.
A mãe está grata por Ana estar enxergando, sem precisar aproximar o livro do rosto. O pai também está contente, ele possui parte destas patologias. De acordo com a mãe, Ana está grata por poder ler de longe. Com o livro de letras grandes, três vezes maiores que o comum. Devido o livro ser muito grande, ficou combinado que ele fica em casa para a menina estudar, Para evitar o transporte do livro, ela utiliza a lupa na aula.
Segundas, Quartas e Sextas-Feiras:
das 8h às 11h30
das 13h às 17h30
Terças e Quintas:
das 13h às 17h30
R. José Antônio Picoral, 79
Centro
CEP: 95560-000
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |