Projetos Pedagógicos

PROJETO "MPT" NA ESCOLA

O projeto tem como objetivo abordar a temática do trabalho infantil para sociedade, através da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes, fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de proteção do(a) adolescente trabalhador(a), contribuindo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos nesta pauta de política pública.

Em 2024 o projeto MPT se ampliará para todas as escolas municipais de Torres de 4º e 9º.Serão no total de 500 alunos envolvidos diretamente no projeto, que será desenvolvido pela central de projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e pelos professores regentes das turmas, bem como com o apoio das orientadoras educacionais.

PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: SALVANDO VIDAS E RESGATANDO ALMAS

Projeto idealizado e coordenado pela professora Andréa Mello, tem como objetivo ensinar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a saberem como agir em situações de urgência e emergência com os primeiros socorros. Os alunos são treinados para serem SBV – Suporte Básico de Vida- e APH – Atendimento Pré-hospitalar.

O Projeto iniciou suas atividades em 2013 e já formou mais de 1800 alunos ao longo destes anos. Atualmente tem 300 alunos matriculados e realizados em 06 escolas municipais, sendo elas: E.M.F. Zona Sul; Alcino Pedro Rodrigues; Manoel Ferreira Porto; Manoel Oliveira Carneiro; Santa Rita e Mampituba.

O desenvolvimento das atividades ocorrem no contraturno escolar dessas unidades educacionais O principal objetivo é oportunizar aos alunos participantes o protagonismo de suas ações, com a disciplina e a flexibilidade que o socorrismo permite. Além do socorrismo, o projeto abrange outros temas de estudo como: Lei Lucas, Lei Maria da Penha, Lei Joanna Maranhão e Lei Henry Borel.

O projeto conta com a parceria da Ulbra enfermagem, SAMU e Corpo de Bombeiros.

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA – PROERD/RS

O Currículo PROERD tem o compromisso de fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para que escolhas seguras e responsáveis sejam feitas. Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois possibilitam escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida do jovem cidadão. Ao desenvolver as principais habilidades acadêmicas e práticas, promove tanto os objetivos educacionais quanto os de prevenção.

O Programa tem como alvo alunos da educação infantil até 7ª série, é desenvolvido em Torres pelas Soldados: Fernanda Rotta Hilbig,Franciele Machado Couto e Julian Diego da Silva.

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo