Comércio local pode receber resíduos eletrônicos – Logística Reversa

A Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, por meio da Diretoria de Licenciamento Ambiental e acompanhada da Fiscalização Ambiental, apresenta um levantamento junto ao comércio local no intuito de realizar um diagnóstico sobre quais estabelecimentos estão aptos e habilitados em receber resíduos eletrônicos. A chamada Logística Reversa.

Desde a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos por meio da Lei Federal nº 12.305/2010, foi trazida a responsabilidade compartilhada para toda cadeia de consumo, ou seja, a responsabilidade dos próprios consumidores em descartar os resíduos corretamente, e a responsabilidade do comércio em receber aquele mesmo produto que é vendido em sua loja, além da responsabilidade das indústrias, fabricantes, importadores distribuidores.

Estabelecimentos aptos a receber resíduos eletrônicos:

  • Bistek Supermercado
  • Celu Service
  • Info Certo
  • Loja Vivo
  • Magnani Luz e Energia
  • Monster Assistência Técnica
  • Multimixx
  • New Point Celular – Claro Torres
  • Oficina do Celular
  • Supermercado Nacional
  • TTL Sistemas

 

Dessa forma, o sistema da logística reversa, possibilita o descarte, o transporte, o manejo e a reciclagem de bens que seriam descartados, convertendo-os novamente em matéria-prima para a indústria, e assim, retornem como um novo produto. Trata se da união dos esforços de quem fabrica, distribui, comercializa, usa e recicla, em nome da destinação ambientalmente adequada de resíduos, já que o descarte destes materiais na natureza ou em aterros sanitários impossibilita a exploração de seu potencial econômico, além de ser prejudicial ao ambiente. Considerando o grande gasto de energia na indústria por meio da economia linear, a maior parte desse gasto é aplicado apenas na extração e no refinamento da matéria-prima, o que gera uma sobrecarga anual ao planeta e que acarreta ônus aos recursos naturais.

No entanto, a economia circular é uma proposta da cadeia produtiva, baseada no princípio de eliminar a geração de rejeitos e repensar o valor e a utilidade dos resíduos, fazendo com que esses materiais sejam inseridos em novos ciclos produtivos. A partir disso, novas estratégias e modelos de negócios são implementados pelas empresas, de modo a reimaginar a relação com os bens, a fim de promover esse reaproveitamento dos resíduos por meio da economia circular, propondo eliminar um grande problema da sociedade que é a geração de lixo. Portanto, é de suma importância a participação do varejista nesse processo, mirando num alcance com maiores índices de reaproveitamento de resíduos, com a participação dos consumidores nessa cadeia, visto que o varejista é um importante canal de comunicação nesse sentido, apoiado e com auxílio do poder executivo de Torres nessa demanda.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Pular para o conteúdo