Secretaria de Educação incentiva o ato de brincar em programação especial nas escolas de educação infantil

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância, do direito da criança a ter infância e da necessidade de o direito da criança ao brincar ser respeitado. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar.

É um chamado do movimento aliança pela Infância para celebrar o direito e a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Também tem o propósito de engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar.

Neste ano, as ações acontecerão no período de 20 a 28 de maio, promovendo atividades com o tema “A Natureza no Brincar”. Tal proposta visa estimular a conexão das crianças com o ambiente natural, despertando a curiosidade, criatividade e o cuidado com o meio ambiente.

Em nosso Município, através da Lei 5.053 de 07 de junho de 2019, idealizado pelo então vereador Fábio da Rosa e sancionada pelo prefeito Carlos Souza foi instituída a Semana do Brincar, que sempre acontecerá na semana do dia 28 de maio, sendo incorporado oficialmente ao calendário de eventos do Município.

Do dia 20 a 26 de maio ocorrerão simultaneamente nas EMEI propostas voltadas ao tema da ação e cada uma elaborou o seu cronograma. Dentre as propostas que serão vivenciadas pelas crianças, estão experimentos com elementos naturais para confecção de tintas, pintura com tintas naturais, oficina com argila, oficina de musicalização, vivências com elementos da natureza, tapete sensorial, brincadeiras com água, desenho com carvão, aromas, temperos e chás, piquenique, momento de investigação e brincadeiras com as famílias, entre outras que estimulam a conexão das crianças com a natureza, despertando a curiosidade, criatividade e o cuidado com o meio ambiente.

A culminância ocorrerá com as atividades de integrarão o Dia D Brincar, no dia 27 de maio, na Praça Borges de Medeiros, Prainha, entre os horários das 9h e 12h, na oportunidade todas as escolas poderão demonstrar suas atividades promovendo a interação entre escola, pais e alunos da rede municipal de ensino e toda a comunidade.

Para o secretário de Educação, a ação visa além do estímulo ao ato de brincar, que é um direito de toda a criança, também de estreitar uma boa relação com as famílias e apresentar a qualidade de ensino dos nossos profissionais da educação infantil para todos os munícipes.