Projeto Inclusivo Ação e Informação – Escola Municipal São Judas Tadeu

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação da Educação Especial Inclusiva desenvolveu em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Judas Tadeu, o projeto de conscientização e informação sobre a inclusão.

Os educandos, os professores e funcionários da escola, puderam compartilhar informações e ações voltadas para o público-alvo da inclusão, oportunizando assim com os alunos do primeiro ao quinto ano que conseguissem pesquisar, vivenciar, socializar seus conhecimentos e experiências.

Através desse projeto que visa informar para incluir, os alunos desenvolveram habilidades pessoais e sociais que são essenciais para o melhor convívio e inclusão escolar. Foram abordados temas como: Síndrome de Down, Autismo, Sistema de escrita Braille, Libras, Semana da Pessoa com deficiência e outras pertinentes ao projeto. Dentro das propostas pedagógicas, aconteceram diversas ações dentro do ambiente escolar que proporcionaram uma vivência única aos nossos educandos, tais como uma contação de história no método braille, realizada por uma deficiente visual convidada residente na comunidade, uma oficina de libras ministrada pela coordenação da educação especial do município.

Na oportunidade do último dia 18 de maio aconteceu a culminância do projeto que contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Alexandre Porcatt, o Supervisor da Educação Especial do Município Thiago Rodrigues, a Coordenadora do ensino Fundamental Municipal Daiane Medeiros, Equipe diretiva, Professores e alunos da escola.

“São com práticas coletivas e construtivas que vamos tornando nossos espaços educacionais mais inclusivos a cada dia. Uma escola que se preocupa com a inclusão é uma escola preparada para o futuro”. salienta o secretário municipal de educação