SAMU Torres participa da XX Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da ULBRA Campus Torres

No último dia 14 de novembro, a equipe do SAMU Torres realizou simulação realística e habilidades na condução de surto psiquiátrico na XX Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da ULBRA no Cumpus Torres. Através do convite solicitado à Secretaria de Saúde, a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Jeanice Lasta, relatou a importância da demonstração de habilidades no manejo em atendimentos com situações psiquiátricas e transtornos mentais aos acadêmicos do curso de enfermagem.

Na ocasião, foi realizado uma simulação realística na condução de surto psiquiátrico, realizado pelo enfermeiro Daniel Bauer Roxo, responsável técnico do SAMU Torres e o técnico de enfermagem Paulo Ricardo Guimarães, que também atua no SAMU Torres. Durante toda simulação, participou também acadêmico de enfermagem. Foi demonstrado durante a simulação, habilidades nos atendimentos que envolve pacientes com riscos e transtornos mentais em situações de emergência, entre as principais habilidades minimizar os riscos para equipe e demonstrar o manejo verbal durante todo o atendimento, uma das maiores dificuldades neste tipo de atendimento.

Conforme o enfermeiro Daniel, este tipo de atendimento, geralmente é complexo, e que em muitos casos é identificado um alto grau de emergência apresentado pelo paciente, o que dificulta muitas vezes estabelecer um manejo verbal adequado devido ao estado psíquico apresentado. Destaca ainda que existe um elevado número de atendimentos a pessoas que vivenciam o processo de alteração psíquica nos últimos anos realizado pelo SAMU, entre as ocorrências, ressalta-se o número elevado das tentativas de suicídio.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência integra rede de atenção psicossocial, com a responsabilidade de atender situações de urgência e emergência psiquiátricas, o que exigem profissionais aptos a atuarem em situações de crise, mediante postura ativa, convincente e de apoio ao paciente e seu familiar. O técnico de enfermagem Paulo, explica que este tipo de atendimento exige abordagem adequada, bem como capacidade de lidar com situações estressantes, e este cuidado diversas vezes corre de maneira fragmentada e que os profissionais carecem de conhecimento, confiança e habilidades de interação. O grupo reforça que ao se deparar com pacientes que necessitam de intervenções de urgência, devemos ligar para o fone 192, do SAMU.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo