CAPS Renascer de Torres levou o 1º lugar com “Podcast Vozes Ouvidas”, trabalho produzido por dois psicólogos do Centro

O Centro de Atenção Psicossocial -CAPS Renascer de Torres foi premiado com o 1º lugar em um evento em que foram apresentados trabalhos sobre ações inovadoras realizadas no SUS do Brasil inteiro. O evento foi a I Jornada de Psicologia da Saúde, promovida pelo Instituto de Ensino e Aprendizagem em Psicologia da Saúde “Aprendeu Psi”. Foram mais de 75 trabalhos selecionados para apresentação oral. o Caps renascer participou com o trabalho intitulado: “Podcast Vozes Ouvidas: ampliando a clínica no sus e amplificando as vozes dos usuários – um relato de experiência”, de autoria dos trabalhadores Roberson Rosa e Marcelo Gava Pompermayer.

O Podcast Vozes Ouvidas, também chamado pelos participantes de Rádio Vozes Ouvidas, é uma oficina que teve início em maio de 2022, devido à necessidade de invenção de novos dispositivos de cuidado antimanicomial no SUS. Os episódios são gravados todas as terças-feiras das 10h às 11h, contando com 12 participantes em média. A oficina é aberta, de modo a incluir novos participantes sem necessidade prévia de encaminhamento. O estúdio consiste em uma sala do serviço improvisada, com uma mesa no centro para o gravador e os participantes dispostos em roda. As pautas são construídas durante a semana em grupo de Whatsapp, onde os participantes sugerem materiais e compartilham suas pesquisas e ideias. Os episódios são compostos por entrevistas, debates e quadros temáticos (poesia, esportes, dicas), são gravados em um celular convencional, editados e compartilhados através de grupos de Whatsapp e redes sociais.

Durante o programa desta terça-feira, dia 28/11, quando os participantes do Podcast souberam da premiação, houve um momento de comemoração e reflexão sobre a caminhada até aqui. Houve uma retrospectiva sobre assuntos importantes que já foram tratados, como preconceito, emoções, políticas públicas, orçamento, transporte, saneamento, saúde e assistência social. Relembrou-se sobre participação em eventos importantes, onde os participantes fizeram programas ao vivo, frente ao público, como na Semana Acadêmica do Curso de Psicologia (ULBRA) e no 33º Festival Internacional de Balonismo de Torres.

Os participantes, nesta retrospectiva e avaliação, falaram sobre a importância de um espaço de fala livre, aberta, sobre quaisquer temas. Uma participante disse que nunca imaginou que estaria em um palco, falando para uma plateia de estudantes e professores do curso de Psicologia da ULBRA. Outro participante referiu que, com o Podcast, aprendeu, mais do que falar, a ouvir.

O Podcast Vozes Ouvidas busca exatamente isso: a ocupação de novos lugares sociais, valorizando as experiências e saberes dos usuários do CAPS e do SUS, tendo como horizonte o protagonismo e a autonomia. O tema da saúde mental aparece cotidianamente e é uma preocupação em Torres, no Brasil e no Mundo. É fundamental compreendermos que ele é atravessado por diversos outros aspectos, dos mais variados, visto que permeiam nossa vida psíquica e social (trabalho, renda, acesso a direitos, políticas públicas, medicação, lazer, saneamento, educação, família, relações interpessoais, natureza, etc.). O sofrimento tem ligação com tais aspectos, logo é preciso escutar as vozes das pessoas em suas multiplicidades e em suas singularidades.

Os participantes do Podcast Vozes Ouvidas têm como perspectiva futura a inserção de programas em rádios locais ou outras plataformas digitais. Assim, relataram que buscam parcerias para amplificar ainda mais as vozes dos usuários do CAPS e do SUS e ampliar a ocupação de espaços da cidade.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo