Corsan vai realizar ação para identificar irregularidades na rede de esgoto, ligações clandestinas terão um prazo para a regularização

A Corsan vai realizar ação com o propósito de identificar ligações clandestinas de esgoto em Torres. A iniciativa foi comunicada pelo gestor da Corsan em Torres, Tiago Borges Silva, em visita à Prefeitura, sendo recebido pelo secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges e a secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Fernanda Brocca.

A ligação do esgoto de um imóvel na rede pluvial, ao invés da rede de coleta de esgoto, pode trazer problemas como o rompimento das redes e, além disso, causar danos à saúde pública e ambientais com a poluição de rios e mares. Por isto, é necessário que os imóveis tenham duas saídas: a de esgoto e a pluvial.

Aos secretários, o gestor explicou que será realizada o teste de fumaça na rede de esgoto. As equipes estarão identificadas e o trabalho não será feito dentro das propriedades. O teste de fumaça identifica ligações pluviais irregulares na rede de esgoto. A fumaça que é utilizada poderá ser percebida dentro do imóvel. Ela não é tóxica, salienta, “sendo amplamente utilizada para conferir o funcionamento de sistemas de esgotamento”.

Para executar a ação, o gestor da Corsan solicitou o apoio da Prefeitura. Disse que para solucionar irregularidades no sistema de esgotamento sanitário, a Corsan deve efetuar junto com o município, ação para identificar os casos. Se for encontrado algum problema na instalação da residência, a moradia será notificada e terá um prazo para regularizar a situação.