Torres participou do Seminário Intermunicipal de Políticas Públicas das Mulheres em Taquara

Torres participou do Seminário Intermunicipal de Políticas Públicas das Mulheres realizado no Auditório do Prédio Administrativo da FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara, no município de Taquara. Na manhã do dia 13 de março, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Helvia Sanae Mano, foi painelista do Seminário. O evento foi promovido pela Prefeitura de Taquara, através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRM) do município.

A secretária abordou sobre os desafios para o trabalho de prevenção à violência doméstica, sobre o fortalecimento no atendimento e proteção às mulheres e lançou uma provocação com as seguintes indagações: conhecendo o modus operandi do agressor ou narcisista, como alcançar as mulheres que estão envolvidas nesse relacionamento tóxico e abusivo? Como oferecer o serviço da rede de apoio sem colocá-las em risco? Como realizar o trabalho de prevenção de modo efetivo?

Os questionamentos foram estudados no início de sua gestão no Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, e precisou se reinventar, para alcançar as respostas de forma satisfatória. Percebeu-se a necessidade de levar as mulheres para conhecer o CRM não somente como local para o serviço para mulheres em situação de violência, mas também como um espaço para as mulheres se qualificarem, conhecerem os seus direitos, fortalecer, empoderar-se, socializar e criar um sentimento de pertencimento ao CRM.

Com a atualização da Lei do Serviço Voluntário, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Campanha Permanente Doe Tempo Doe Amor, foram captadas voluntárias para a realizar mais de 20 oficinas em 2023, movimentando usuárias e novas mulheres dentro do CRM. O objetivo foi qualificar as mulheres dando mais autonomia e oportunizando nova fontes de rendas, mas principalmente, dar visibilidade ao serviço e compartilhar conhecimento às mulheres sobre a Lei Maria da Penha.

A secretária também mencionou sobre o trabalho de prevenção dentro das escolas, alcançando um número bastante expressivo de 2.000 estudantes, que serão os multiplicadores das informações sobre a violência doméstica e de como solicitar ajuda.

Todo o trabalho de prevenção e divulgação do CRM vem impactando diretamente no aumento das demandas do serviço do CRM e para toda a rede de apoio às mulheres em situação de violência. A média mensal de ocorrência recebida pelo serviço vem aumentando, pontuou a secretária, pois só em 2024 em dois meses foram registrados o número total do ano de 2023, segundo a gestora, resultado do trabalho de divulgação, mas ainda existe um número de subnotificações que ainda é bastante preocupante.