Confira informações sobre a Febre Amarela no país e em Torres

“Informação para todos e vacina para quem precisa”. Esse é o slogan da campanha informativa contra a febre amarela que o Ministério da Saúde lançou na última sexta-feira, 10 de fevereiro. Além de esclarecer quem precisa se vacinar neste momento, a campanha explica à população que não há necessidade de vacinação de todos. A recomendação é para aqueles que vivem ou vão viajar para áreas afetadas pela febre amarela. Neste caso, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para tomar a vacina.

A vacinação de rotina é ofertada em 19 estados do país com recomendação para imunização. Neste momento, também precisam se vacinar pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, oeste da Bahia, além do noroeste do Rio de Janeiro que está localizado na divisa com áreas que têm registros de casos.

Atualmente, o esquema de vacinação da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Dos seis aos nove meses de idade incompletos – a vacina está indicada somente em situação de emergência epidemiológica. Para adultos, que não tomaram as doses na infância, a orientação é uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.

TORRES

Em Torres, a Vacina da Febre Amarela é ofertada toda terça-feira, das 8h às 12h e das 13hàs 16h na sala de vacina do Posto Américo Muniz dos Reis (Posto Central). Não serão vacinadas crianças sem a apresentação da Carteira de Vacina. Quem perdeu o cartão de vacinação deve procurar o serviço de saúde que costuma frequentar e tentar resgatar o histórico. Caso isso não seja possível, a recomendação é iniciar o esquema normalmente. Portanto, pessoas a partir de cinco anos de idade que nunca foram vacinadas, ou sem comprovante de vacinação devem receber a primeira dose da vacina e um reforço, dez anos depois.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos. Os viajantes que forem se dirigir a uma área com recomendação de vacina, tanto estrangeiros quanto brasileiros, devem ser vacinados pelo menos dez dias antes da viagem.da As informações são de Renan Emerim Monteiro, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica e Maria Catarina Perusso Vieira, coordenadora da VE/Secretaria Municipal de Saúde.

Confira a relação de municípios brasileiros conforme áreas de recomendação para vacinação contra a febre amarela em:

http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/janeiro/27/Municipios-Conforme—reas-ACRV-ACRT-ASRV-Febre-Amarela-Jan-2017-.pdf

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo