Técnicos da Prefeitura debatem Plano de Uso do Parque Estadual de Itapeva

Nesta quinta-feira, 9 de março, o Plano de Uso Público do Parque Estadual de Itapeva foi pauta na Prefeitura, durante reunião realizada entre técnicos municipais de diferentes áreas, o coordenador do Plano elaborado pelo Instituto Curicaca, Alexandre Krob, o gestor do Peva, biólogo Paulo Grubler, e o prefeito Carlos Souza. O trabalho visa possibilitar o benefício social e econômico dentro da viabilidade ambiental. Como encaminhamento, novo encontro será realizado entre o Grupo de Trabalho do Plano de Manejo do Parque e o GT do Plano Diretor de Torres, atualmente revisado pela Prefeitura.

O Plano de Uso do Peva é coordenado pelo Instituto Curicaca, através de um Termo de Ajustamento de Conduta aplicado ao Condomínio Ocean Side (empresa Arcadia), pelo Ministério Público, onde a Secretaria Estadual do Meio Ambiente foi a beneficiada. O Plano está em elaboração há cerca de um ano e deve estar concluído em fins de maio, de acordo com o seu coordenador, agrônomo Alexandre Krob. Nesta reunião, os servidores municipais conheceram os detalhes deste estudo. O Plano é o documento que apresentará as regras para visitação, atividades e serviços que serão praticados na unidade de conservação. Presentes na reunião, servidores das Secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Turismo e Educação. Também participou a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Ivana Freitas.

Muito entusiasmado com o trabalho, Krob fez um extenso relato das pesquisas, entrevistas e oficinas realizadas sobre o tema desde abril de 2016, sempre apresentando muitas imagens e gráficos. Os participantes da reunião ficaram encantados com o roll de opções que o Peva poderá acolher, sempre respeitando o meio ambiente. Para evitar impacto ambiental, todas as atividades seguirão normas. O Parque deverá contar com um pórtico de acesso, com pagamento de ingresso, onde o visitante terá estrutura de apoio, como lancheria, banheiros e outros. Todos deverão assistir um vídeo educativo sobre o Peva com duração média de dez minutos.

Entre as atividades previstas estão a trilha da Mata do Morro, trilha das Dunas, mirante do Morro mirante das Dunas, caiaque na Lagoa do Simão, Circuito de Ciclismo, Educação Ambiental no Limite Norte, Ponto de observação de aves e anfíbios e Educação Ambiental na Mata Paludosa. Muitas contribuições e indagações foram apresentadas pelo grupo, resultando no encaminhamento de uma próxima reunião para tratar de questões como a relação entre o Peva e o Parque da Guarita, o uso de faixa da praia, áreas de estacionamento próximos ao Parque, zonas de amortecimento, entre outros pontos. A viabilidade econômica do Plano de Uso Público do Parque também foi rapidamente tratada, sendo que no momento, a tendência seria de uma atuação mista entre o órgão público e o setor privado. Para vigorar, o Plano deve ser aprovado pelo Conselho do Peva.

Carmem Gonçalves- Diretoria de Comunicação e Marketing