Prefeitura dialoga com líderes comunitários sobre as prioridades nos bairros e Praias do Sul

Técnicos da Prefeitura e representantes de vários bairros da cidade e Praias do Sul realizaram nessa terça-feira, 7 de março, reunião para dialogar sobre as demandas da comunidade. Participaram representantes das Associações de Moradores dos bairros Centenário, Faxinal, Getúlio Vargas, Predial, São Francisco e Praias do Sul como Estrela do Mar, Recreio e Santa Helena. A reunião foi coordenada pelo chefe de gabinete, Mauro Dias, e pelo presidente da União das Associações dos Moradores de Torres, Dani dos Santos Pereira, contanto com a participação da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Eliana Machado, e o secretário de Obras, Davino Lopes. A Câmara Municipal esteve representada pelo vereador Marcos Klassen.

Inicialmente o presidente da União pediu para que todos se apresentassem e após, cada representante de Associações indicou as principais demandas dos bairros. Antes das demandas serem pontualmente tratadas, Dani agradeceu à atual gestão por escutar os anseios das lideranças comunitárias. O chefe de gabinete destacou que a Prefeitura está à disposição das Associações Comunitárias, independente da sigla partidária de suas lideranças. Além das direções das Associações de Moradores também estava presente no encontro, a direção da Associação de Defesa dos Animais.

DEMANDAS

Todas as demandas apresentadas na reunião foram abordadas na oportunidade pelos técnicos da Prefeitura. Ninguém ficou sem resposta. Foi acordado que as demandas devem ser encaminhadas pelas Associações e não por pequenos grupos que deixam de representar o interesse da maioria. Várias questões pontuais já foram encaminhadas no término da reunião.

A primeira manifestação partiu dos líderes da Praia Recreio sugerindo uma parceria para a concretização da Interpraias. Falaram da necessidade de limpeza de valos na região e pontualmente de dificuldades na área de saúde. Representantes da Praia Santa Helena citaram como maiores problemas, os buracos, valos, e falta de calçamento, em especial na Rua Santa HelenaAcesso difícil na entrada da praia e falta de iluminação foram os itens elencados pela direção da Associação dos Moradores da Estrela do Mar.

A Associação dos Moradores do Centenário solicitou a abertura de ruas como a Tancredo Neves, por exemplo, a pavimentação da Rua João Goulart e se ofereceu para fazer uma praça no bairro. A liderança do bairro Faxinal mostrou-se preocupada com a entrada da cidade, junto à Estrada do Mar. O escoamento de água na região e a limpeza de sangas e valos foram os pontos mais debatidos. A Associação do Getúlio Vargas reivindicou rede de esgotos. A Associação do Bairro Predial, maior segurança, e o presidente da Associação dos Moradores do São Francisco,entre outras melhorias, solicitou uma rotatória na Rua Alfiero Zanardi com a Caxias e drenagem/pavimentação na Rua São Pedro com a Caxias, reivindicação já encaminhada.

Maior segurança no trânsito de alguns trechos da cidade, próximos a escolas, foram as reivindicaçóescitadas pela União das Associações de Bairros, em especial junto a EMEI localizada no bairro Salinas, nas proximidades da Escola Estadual Quartiero e da Escola Municipal Zona Sul.Também foi debatida a falta de segurança com relação ao tráfico de drogas, sendo solicitado o apoio da Prefeitura na questão.

Carmem Gonçalves- Diretoria de Comunicação e Marketing