Comunidades torrenses são beneficiadas com sementes orgânicas

Vinte e duas variedades de sementes ogânicas foram distribuídas na manhã desta sexta-feira, 10 de março, para comunidades de Torres beneficiadas com o Programa Sementes Banrisul, programa social da instituição em parceria com a Prefeitura e Emater. As sementes foram entregues durante evento realizado no Centro Comunitário da Vila João XXIII. Com o apoio da Prefeitura, foram contemplados agricultores familiares de diferentes localidades do interior, indígenas guaranis da Aldeia Nhuú-Porã e Comunidade Renovar, ligada a Associação Amor Exigente, instituição de recuperação de dependentes químicos.

O Programa Sementes Banrisul visa orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades, onde o Banco está inserido. Para isso, são distribuídas sementes agroecológicas de diversas espécies valorizando a agricultura sustentável. Entre as 22 variedades constam sementes de diferentes tipos de abóboras, alfaces, cebolas, cenouras, couves, melancias, morangas, repolhos, rúculas, tomates, entre outras. Não há custo para os beneficiados, Prefeitura e Emater. São contempladas 30 famílias de agricultores familiares, 25 de famílias indígenas e 20 internos da Comunidade Renovar. Para Sirlei Souza da Rosa, pioneira do cultivo de orgânicos na Vila João XXXIII , “esta iniciativa é tudo para a gente, pois as sementes orgânicas são muitos caras”.

O evento foi marcado por muitos elogios por parte dos beneficiados. O gerente de negócios em Torres, Marcos Cezar Pommer, representando a gerente Gládis Assmann, lembrou o lado social do Banco que iniciou como uma cooperativa de crédito. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, destacou o engajamento maior na produção orgânica. A agrônoma Elisa Braga Saraiva, da Emater, coordenadora técnica deste Programa, agradeceu a oportunidade dos beneficiados poderem usufruir de grande diversidade de sementes.

A iniciativa conta com o apoio de várias instituições, além da Emater, Banrisul, Prefeitura de Torres, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comunidade Renovar. As instituições pretendem com este projeto, fortalecer o processo de transição agroecológica dos agricultores familiares, indígenas e integrantes da Renovar e ainda incentivar novos adeptos que já demonstram interesse pelo tema. O evento também contou com a presença de Maria Scheffer, delegada sindical do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, e do representante da Câmara Municipal, vereador Carlos Jacques.

Carmem Gonçalves- Diretoria de Comunicação e Marketing