Em Torres, 1ª Conferência Municipal do Idoso supera as expectativas

Nesta última quarta-feira, 20 de março, idosos de Torres lotaram o plenário da Casa da Terra. Com o objetivo de propiciar a reflexão e a discussão sobre os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizaram a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Torres. Participaram cerca de 200 idosos, além de autoridades e representantes de entidades ligadas ao tema. Do evento resultaram deliberações que serão encaminhadas para a busca de solução junto ao Município, Estado e Governo Federal.

Impossibilitado de comparecer ao evento por encontrar-se em Brasília buscando melhorias para Torres, o prefeito Carlos Souza gravou uma mensagem que foi divulgada no início da programação na parte da tarde. Na gravação, o prefeito desejou um bom encontro, elogiou a iniciativa e disse estar feliz pelos idosos estarem reunidos discutindo as políticas públicas. O melhor encaminhamento é justamente da sociedade debater suas demandas junto com as autoridades responsáveis, disse. Após a mensagem do prefeito, ocorreu a apresentação das ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, através da secretária Neusa Carlo.

O evento que era aberto ao público ocorreu durante todo o dia. Contou com a presença de várias autoridades como o promotor de Justiça, Márcio Carvalho, a secretária de Educação, Sílvia Teixeira Pereira, representando o prefeito Carlos Souza, os vereadores Jeferson e Pardal. Contou com a palestra da conselheira do Conselho Estadual Da Pessoa Idosa, Eleni Raquel da Silva Tsuruzono, que destacou a importância do empoderamento dos idosos, de atualizar-se em diferentes áreas, a necessidade dos cuidados com a saúde e principalmente de saber valorizar sua experiência de vida.

Foram estas as deliberações encaminhadas pelos idosos na 1ª Conferência Municipal, eleitas pelos participantes em quatro grupos de trabalho:

Cobertura de 100% ESF, inclusão do serviço de Geriatria; criar programa habitacional e residencial para idosos; repúdio ao PEC da reforma da Previdência 06/2019 e Seguridade Social; e Centro de Convivência

Incluir no Ensino Fundamental conteúdos voltados ao Envelhecimento Humano

Incentivo a implantação de Instituição de longa permanência e residenciais para idosos, seja na forma pública ou na forma de convênios com as Instituições Privadas

Criar campanhas para divulgação sobre o direito dos idosos, obrigar os estabelecimentos que coloquem cartazes divulgando as leis sobre o atendimento preferencial e superprioritário através de Lei Municipal e propor lei que torne obrigatório a colocação do preço dos produtos para melhor visualização pelas pessoas idosas.